A área de Interação Humano-Computador (IHC) se dedica a investigar a interação entre pessoas e artefatos de base computacional. Tem por objetivos principais: alavancar o desenvolvimento de novas tecnologias; aumentar a qualidade dos produtos tecnológicos existentes; e subsidiar a pesquisa científica em várias áreas envolvidas com Computação, Ciências Sociais e Humanas.

 

Hoje esta área se destaca da Engenharia de Software, constituindo um campo fortemente interdisciplinar. Dentre as disciplinas envolvidas em IHC, destacam-se a Psicologia, a Ergonomia, o Design Gráfico, a Semiótica e, sobretudo em interfaces inteligentes, a Lingüística Computacional e Análise do Discurso.

Na pós-graduação em Informática da PUC-Rio, as pesquisas estão mais concentradas em Engenharia Semiótica, uma nova abordagem para o projeto e a avaliação de ambientes de interação entre usuários e sistemas. Este trabalho é desenvolvido no SERG (laboratório do Grupo de Pesquisa em Engenharia Semiótica).

Também se destacam os trabalhos envolvendo IHC realizados em Engenharia de Software, Hipertexto e Multimídia, e Computação Gráfica.

Professores atuantes na área: Alberto Barbosa RaposoClarisse Sieckenius de SouzaDaniel SchwabeHugo FuksSimone Diniz Junqueira Barbosa

 

http://www.inf.puc-rio.br/?page_id=315

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Le Laboratoire d'Informatique, de Robotique et de Microélectronique de Montpellier - LIRMM - est une unité mixte de recherche, dépendant conjointement de l'Université Montpellier 2 et du Centre National de la Recherche Scientifique. Il est situé sur le Campus Saint-Priest de l'UM2.

http://www.lirmm.fr/lirmm_eng/research/teams/zenith/(language)/eng-GB

O objetivo deste grupo é pesquisar o estado da Arte da Arquitetura da Informação, Linguística Computacional, Ontologias e Multimodalidade, identificando as vantagens e desvantagens do ponto de vista de aplicação prática de teorias destas áreas e propor a utilização conjunta de conhecimento, tanto no desenvolvimento / adaptação de material acadêmico / de ensino especificamente, mas não limitado a, tais como produtos interativos virtuais e educacional / de ensino, tais como livros digitais, a educação virtual. O Grupo já produziu um livro que se encontra atualmente no II (em português) e III (em inglês) volumes, bem como vários artigos em periódicos e eventos de diferentes áreas do conhecimento humano (basicamente, Ciência da Informação, Ciência da Computação e Pedagogia).

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d) Michel Serres: https://www.youtube.com/watch?v=O_CFq6ZTrnc

c) Adriano Canabarro Teixeira; Dário Lisandro Beutler; Marco Antônio Sandini Trentin; Daiane Folle

Complexities of Cyberculture in Pierre Lévy and Developments in Education. Available from: https://www.researchgate.net/publication/312557461_Complexities_of_Cyberculture_in_Pierre_Levy_and_Developments_in_Education [accessed Jan 22, 2017].

B) https://pierrelevyblog.com/2016/10/27/education-et-medias-sociaux/#respond

A) The Basics of IEML

 

 

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Architecture of the Semantic Sphere

by Pierre Lévy

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The German philosopher Arthur Schopenhauer once said: "The task is not so much to see what no one yet has seen, but to think what nobody yet has thought about that which everybody sees”.

 https://sites.google.com/site/midiadigitalmultimodalmdm/?pli=1

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