UnB - FACULDADE DE COMUNICAÇÃO - FAC

Disciplina:   Programação para Comunicadores - ProCom

Data: 15/05/2017 - Profa. Marília Nestor

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Conteúdo: A) Estrutura de dados; B) Loopings, iterações, laços; C) Funções: for...in, range; D) Listas, filas, tuplas, pilhas; E) Fatiamento de listas;  F) Funções: append, del, len, insert, pop, popleft e appendleft (from collections import deque.

Parte Prática: I) Exercícios no slide; II) Exercícios no URI: 1035, 1047, 1037, 1046, 1159, 1158, 1155, 1156

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UnB - FACULDADE DE COMUNICAÇÃO - FAC

Disciplina:   Programação para Comunicadores - ProCom - Data: 04/04/2017

Prof. Medeiros Neto; Prof. Marcelo Bulhões; Prof. Márcia; Prof. Sivaldo; Prof. Molina; Prof. Marcelo Jesus.

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PARTE A: Desenvolvimento Agil - Scrum

Scrum é uma metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de software.

No Scrum, os projetos são dividos em ciclos (tipicamente mensais) chamados de Sprints. O Sprint representa um Time Box dentro do qual um conjunto de atividades deve ser executado. Metodologias ágeis de desenvolvimento de software são iterativas, ou seja, o trabalho é dividido em iterações, que são chamadas de Sprints no caso do Scrum.

As funcionalidades a serem implementadas em um projeto são mantidas em uma lista que é conhecida como Product Backlog. No início de cada Sprint, faz-se um Sprint Planning Meeting, ou seja, uma reunião de planejamento na qual o Product Owner prioriza os itens do Product Backlog e a equipe seleciona as atividades que ela será capaz de implementar durante o Sprint que se inicia. As tarefas alocadas em um Sprint são transferidas do Product Backlog para o Sprint Backlog.

A cada dia de uma Sprint, a equipe faz uma breve reunião (normalmente de manhã), chamada Daily Scrum. O objetivo é disseminar conhecimento sobre o que foi feito no dia anterior, identificar impedimentos e priorizar o trabalho do dia que se inicia.

Ao final de um Sprint, a equipe apresenta as funcionalidades implementadas em uma Sprint Review Meeting. Finalmente, faz-se uma Sprint Retrospective e a equipe parte para o planejamento do próximo Sprint. Assim reinicia-se o ciclo. Veja a ilustração abaixo:

http://www.desenvolvimentoagil.com.br/scrum/

PARTE B: Roteiro de Apresentação de Projetos Experimentais em Comunicação Social - FAC/UnB

B1) Norma ABNT: http://www.filosofiacienciaarte.org/index.php/orientacao-de-projetos-dissertacoes-e-tese

B2) Métodos de Pesquisa, Revisão da Literatura, Elaboração de Projetos de Pesquisa .Metod. Pesqui. Socied. Em Rede

http://www.filosofiacienciaarte.org/index.php/orientacao-de-projetos-dissertacoes-e-tese/554-metodos-de-pesquisa-revisao-da-literatura-2

PARTE C: Desenvolvimentos dos Artefatos

Propostas de Trabalhos Finais da Disciplina/Curso

Exemplo Completo de um Trabalho Final NO TRELLO

Veja apresentação deste Módulo X.

Boa Sorte!

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A) MOTIVAÇÃO

A1) Leia Berkeley School Information - ALGORITMOS. Faça download do arquivo.

A2) Passos para montar um Algoritmo Estruturado:
Imagine que você deseja  fazer um programa para calcular a sua nota final desta Disciplina (Exercício 6.5). E se Você deseja ver a sua quantidade de faltas na Disciplina (Exercício 6.4), ou mesmo escolher o Artefato para o seu Grupo (Exercício 6.3). Para trabalhar com muitos dados de mesmo tipo, nós usamos a noção de conjuntos homogêneos ou estrutura de dados. 

A3) ALGORITMOS para atividades pedagógicas da Disciplina. Vide Plano de Ensino 

B) TUTORIAL SOBRE  ESTRUTURAS/LISTAS.

B1) Vide Tutorial sobre Listas em Python na Web ou aqui.

B2) http://www.filosofiacienciaarte.org/attachments/article/1051/LISTAS-,ATRIZES_Python-CIC.pdf

C) MULTIPLAS TOMADA DE DECISÃO

C1) JOGO: BATALHA NAVAL (Entrada e Saída)

C2) Tomada de Decisão - EXERCÍCIO 3 - Café da Manhã:  

D) LISTA DE EXERCÍCIOS DO MÓDULO VI   

D1) Programa Exemplo de Lista: Escolhendo o seu ARTEFATO - EXERCÍCIO 6.3

http://www.filosofiacienciaarte.org/attachments/article/1051/EXEMPLO%20PARA%20PROGRAMA%202-%20Lista-CORES.txt

http://www.filosofiacienciaarte.org/attachments/article/1051/coffebreak.txt

D2) É um triângulo equilátero ? - EXERCÍCIO 6.2

http://www.filosofiacienciaarte.org/attachments/article/1051/confere_triangulo.py.txt

D3) Calculando a sua MENÇÃO - EXERCÍCIO 6.5

D4) Verificando as suas AUSÊNCIAS nas Aulas - EXERCÍCIO 6.4. 

D5) Instalar o Programa PYTHON, ou um dos ambientes de desenvolvimento   sugerido no seu notebook ou de SUA EQUIPE DE PROJETO, e praticar os seguintes comandos: quit/exit; help (); print ("meu primeiro comando no Python"). Usar o Pensamento Computacional para esta atividade.

 

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Disciplina:   Programação para Comunicadores - ProCom - Data: 04/10/2017

Profa. Marília Nestor/Medeiros

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Conteúdo do MÓDULO STRING:

a) O que é uma string para Python?

b) Unicode, ASCII e UFT-8; funções ord e char;

c) Concatenar e interpolar strings;

d) Fatiamento de strings, funções split e replace;

e) Caracteres de escape;

f) Loopings com strings.

Parte Prática:

i) Exercícios em sala

ii) LISTA DE EXERCÍCIOS DO MÓDULO VII NO URI: 1168, 1192, 1238, 1253, 1332

LINKS:

i) http://www.unicode.org/

ii) http://www.asciitable.com/

iii) https://www.w3schools.com/charsets/ref_html_utf8.asp

 

 

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