NOME DA DISCIPLINA: Programação para Comunicadores - ProCom (Tópicos Especiais em Comunicação 1) -  Código da Disciplina: 147117 

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DOCENTES: Prof. Dr. Benedito Medeiros Neto; Profa. Jornalista Marília Nestor e Prof.  Bacharel em Ciência da Computação Marcelo Bulhões.

 CONVIDADOS: Prof. Marcelo Jesus; Fernando Molina; e Jornalista Thallita Essi

EMENTA: Fundamentos de lógica para programação e linguagem Python; Desenvolvimento programas, Aplicações e Perspectivas da programação na Comunicação; e Impacto das Tecnologias da Informação e Comunicação -TIC para comunicadores.

OBJETIVO GERAL: A disciplina tem por finalidade capacitar os estudantes para uso das ferramentas da Ciência da Computação na vida acadêmica, pessoal e profissional. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: a) Busca-se promover o pensamento computacional e a programação para o ensino, trabalho e  pesquisa, comunicação eletrônica, manipulação e transferência de informação e de documentos; b) Facilitar-se a criação e a produção de conteúdos, textos, imagens, vídeos e sua publicação nas novas medias eletrônica; c) Identificar-se ferramentas computacionais para a resolução de problemas do cotidiano, da vida acadêmica e profissional. A disciplina procura articular o desenvolvimento de competências de uso e apropriação das TICs com o desenvolvimento do trabalho colaborativo e em projetos de comunicação.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - FUNDAMENTAÇÃO:

 Abertura, Apresentação da Disciplina (PLANO DE ENSINO) e Ambientação (Games);

M_I - Introdução ao Pensamento Computacional e Conceitos (BMN+MB);       

M_II - Ambientes de Ensino: Linguagem Python (Lista de Exercício/MB);                   

M_III - Tomadas de decisões (Lista de Exercícios/MB);                                                  M_IV - Lógica da Programação (Lista de Exercícios/BMN);                                             M_V - Estruturas:  laços, listas e fila (Lista de Exercícios/MB);  

M_VI - Algoritmos Estruturado  (Lista de Exercício/BMN);                                               M_VII - Strings: dados textuais e matrizes (Lista de Exercícios/MB);

M_VIII- Funções e bibliotecas (Lista de Exercícios/BMN);                               

M_IX - Armazenamento de dados e arquivos (Lista de Exercícios/MB);

M_X - Aplicações: Trabalhos Finais da Disciplina - Artefatos

A P R E S E N T A Ç  Ã O    DA   D I S C I P L I  N A

POSSIBILIDADES DE TRABALHO FINAL DA DISCIPLINA - ÁREAS DE APLICAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DOS ARTEFATOS: Forme o sua equipe de 3 estudantes e vide Módulo X.

1 - PROCEDIMENTOS DE ENSINO E AVALIAÇÃO: SALA DE AULA INVERTIDA (Vide tutorial em anexo)

A Metodologia:  Ela visa a transmissão do saber, e a preparação de mão-de-obra para o mercado de Comunicação e outras atividades profissionais, portanto, ela deve ser acompanhada de uma reflexão sobre o valor e o uso prático de conhecimentos  e da tecnologia a serem transmitidos entre gerações, sobre sua aceitação e transformação pelo tempo, a influência que esse saber exerce na organização social, cultural e política.

A Metodologia busca: a) Conhecimento dos propósitos e do conteúdo da disciplina; b) Escolha de questões atuais do profissional de Comunicação; c) Desenvolvimento de trabalhos de estudo e pesquisa em equipe de estudantes com base no método científico; d) Conhecimento de metodologia de trabalho colaborativos, com apoio em TIC, tais com como equipes on-line, blog, rede social e sites; e) Comunicação e discussão oral dos resultados encontrados das aplicações em Comunicação pelos estudantes; f) Elaboração de Artefatos e textos explicativo do produto mais aprofundados,  previamente,  definido pela Equipe de Estudantes

2  - AMBIENTE DE TRABALHO COLABORATIVO - Modelo 4C

A comunicação, cooperação e coordenação  devem ser, prioritariamente, de todos para todos. Em sala de aula, busca-se a máxima divulgação dos conteúdos programáticos e a prática em laboratório. A definição das ferramentas ou produtos softwares devem ser de consenso de todos. O importante é que seja factível  em todos os lugares, e a qualquer tempo ter acesso às informações e ao conhecimento. Os ambientes de ensino e aprendizado colaborativo da disciplina são divididos em quatro dimensões (4C), cuja as ferramentas ou softwares são definidas comparticipação de todos:

a) O Joomla (CMS): É  ferramenta utilizada para  COORDENAÇÃO da Disciplina, serve como uma Lousa Digital, aqui são   para apresentado os conteúdos de cada aula, e os estudantes podem fazer o o acompanhamento das atividades em sala de aula e fora;

b) O Slack: A  plataforma de COMUNICAÇÃO para o apoio das atividades de ensino e pesquisa. Os professores orientam como é feito o encaminhamento das listas de exercícios e a divulgação resultados de achados na ferramenta;

c) Linguagem Python:  O Ambiente de COOPERAÇÃO para a Aprendizagem é formado de software, por exemplo o  URI, local para  desenvolvimento das primeiras Listas de Exercícios, podemos usar REPL.IThttps://repl.it/teacher. Existem outros ambiente de desenvolvimento como o PyCharm CE. Outros ambientes poderão ser utilizados como suporte: GitHub (publicação dos artefatos). O Trello poderá ser  ambiente de COOPERAÇÃO para  submeter as listas de exercícios, elaboração de projetos e produção  de artefatos. Cada estudante constrói seu PORTFÓLIO. Os professores orientam como é feito  a estruturação e o compartilhamento dos textos iniciais e resultados finais na ferramenta.

d) Mensageiro  Instantâneo: WhatsApp: Ambientes de CONEXÃO. Os estudantes usaram seus notebooks no Lab de Multimídia, para suporte às  aulas práticas de programação (13/08/18).
Obs.: Os e-mails enviados aos professores para comunicação relativa a esta disciplina necessitam conter o número de matrícula do aluno e o nome da disciplina no cabeçalho da mensagem. Anexos não fazem parte nem do cabeçalho nem do corpo da mensagem. E devem ser explicito no corpo da mensagem. Os professores  não se compromete com correspondência eletrônica que descumpra esta exigência. Todos estes recursos e softwares serão instrumentos valiosos para atingir os objetivos da disciplina.

3 - ETAPAS DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

3A – FUNDAMENTAÇÃO DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES

Esta Etapa compreende aulas expositivas, dialogada com os estudantes e  a busca e leitura de textos em fonte confiáveis, exemplos de algorítmos e programas. Deve-se manter uma discussão crítica e avaliativa nas aulas expositivas, e orientações para a elaboração de listas exercícios individuais e em grupo.

Além dos professores da FAC, poderemos contar com a participação de CONVIDADOS, especialistas da UnB e externo, procura-se apresentar conteúdos inovadores para fundamentação da disciplina, tudo isto visando as etapas seguintes, como a elaboração de apresentações dos artefatos, como uma Aplicação em Comunicação.

Considera-se essencial elaboração de Listas de Exercícios (entrega individual) para a fixação dos conteúdos pelos estudantes, sob a supervisão dos docentes.

3B- AMBIENTES DE ENSINO E APRENDIZAGEM 

Métodos de Pesquisa: DESIGN SCIENCE RESEARCH -DSR, Método  de Pesquisa para Avanço da Ciência e Tecnologia. 

Procedimentos: Cada Equipe Trabalho, de no máximo 3(três) estudantes,  deverá escolher um tema (ARTEFATO)  relacionado ao proposto pelos professores da disciplina, que será objeto de desenvolvimento e aprofundamento. E apresentação do trabalho iniciação à pesquisa em forma de produção, inicialmente como  esboço (mapas mentais e conceituais),   figuras e digramas a serem incorporados no trabalho escrito. Para escolher o tema, a Equipe de Trabalho deve guiar-se pelos seus interesses, curiosidades e/ou inquietudes relacionados ao uso das TIC na Comunicação Social.

Ao considerar a escolha dos possíveis ARTEFATOS, espera-se que todos os estudantes de uma  equipe participem da definição do tema, e devem contar com a programação de temas  sugeridos pela  Disciplina.  Deve evitar-se que a escolha de um  ARTEFATO OU PRODUTO seja feita por um  dos componentes da equipe, assim, evita-se o menor comprometimento de alguns componente, certamente, isto irá influenciar nas demais etapas do artefato.

Os Temas proposto pelo professores  podem ser consultados no Módulo X (site na URL: www.filosofiacienciaarte.org). Ao ler uma  proposta, lembre-se de que as palavras ali usadas podem ter mudado um pouco de seu significado, e que os conceitos podem ter adquirido novas expressões, ao longo do tempo decorrido entre, a elaboração da proposta  até  o momento.

O objetivo desta metodologia de Pesquisa por Projetos/Artefatos, com  o uso da linguagem  é permitir que as pessoas com interesse por um assunto possam fazer abordagens ou questionamentos,  de forma acelerar o atingimento dos objetivos da  proposta, ou   que possam ser ajustadas com contribuições dos docentes.

LINK: https://books.google.com.br/books?hl=en&lr=&id=M63XDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT90&dq=DESIGN+SCIENCE+RESEARCH+-M%C3%89TODO+DE+PESQUISA+PARA+AVAN%C3%87O+DA+CI%C3%8ANCIA+E+TECNOLOGIA&ots=N3mFSbtKAI&sig=R_4K93eN31YrS81eiVidAWuS0nI#v=onepage&q&f=false

LINK: http://www.gmap.unisinos.br/recursos-didaticos/Design-Science-Research-Aline-Dresch.pdf

3C - DESENVOLVIMENTO DOS PROJETOS  COLABORATIVOS - Artefatos

Escolhido o tema, a Equipe de Trabalho  deve seguir a metodologia recomendada,  e identificar uma bibliografia mínima para seu artefato, dialogar com os professores e divulgar suas preferências baseada em textos disponíveis na Internet e na Biblioteca Central, sejam revistas científicas ou livros atuais, cuja leitura irá substanciar a apresentação o texto final.

Apresentação e discussão de cada tema com a participação de toda a Equipe será de duas equipes por dia/aula. Os demais detalhes dos produtos serão discutidos, previamente,  em aula com participação de todos os presentes.

Dentre as possíveis dificuldades e as incertezas que sugerimos evitar, podemos citar: evitar ficar em um escopo muito amplo, ou muito técnico, ou muito específico; manter uma relação por demais vaga entre a narrativa e o material encontrado na pesquisa bibliográfica; e ter pouca familiaridade com o tema.

Proposta do Projeto do Artefato. O texto a ser produzido deverá conter, como   primeira versão do trabalho escrito da equipe, no mínimo, 8 (oito) páginas de conteúdo (incluindo as páginas de capa, sumário, textos, algoritmos, figuras, programa, e bibliografia). Os casos especiais serão tratado pelos professores.

3D - APRESENTAÇÃO FINAL DO  ARTEFATO  

Alertas sobre autorias para produtos e produção de textos (com base na proposta da disciplina Informática e Sociedade para o Departamento de Ciência da Computação – UnB do Prof. Pedro A. D. Rezende):

  1. Autoria de obra intelectual é direito moral inalienável pela Lei brasileira. Por isso, alienar autoria de trabalho acadêmico (comprar trabalho) envolve ato de falsidade ideológica. Plágio e falsidade ideológica são crimes.

  2. Entenda os efeitos coletivos. Plagiar ou alienar autoria de trabalho acadêmico é como jogar lixo na rua ou na Internet Esperteza para apressados, de consequências ruins para todos. Enchentes entopem bueiros inundando a área. A fraude acadêmica contamina a qualidade do diploma na medida em que diplomados se revelam, no mercado de trabalho, ineptos a se expressarem por escrito, coisa esperada de quem se forma nesta universidade.

  3. Entenda os riscos envolvidos. Mesmo para quem é honesto, o ambiente acadêmico na UnB está contaminado. De um lado, pela tentação (de comprar trabalho), do outro, pela desconfiança (sobre autoria), em parte devido às próprias facilidades tecnológicas. Lembre-se que, assim como os músculos na ginástica, não haverá ganho para o intelecto sem o correspondente esforço.

  4. Entenda o que está em jogo. Ensino público na UnB ainda é gratuito e pode ser sadio. Trabalhos comprovadamente plagiados ou alienados terão nota zero na monografia e na participação. Trabalhos cujos indícios de fraude evadirem admissibilidade de prova deixarão rastro de dúvida desabonadora. Na reputação do aluno e para a imagem da instituição onde estuda.

As atividades de leitura também irão substanciar a escrita dos textos finais das equipes, que se destinam à construção de um acervo dos trabalhos dos estudantes. As orientações da produção do textos estão disponíveis também na LOUSA DIGITAL da disciplina.

PRODUÇÃO DE TEXTOS E PRODUTOS ACADÊMICOS E CIENTÍFICOS.

As atividades dos estudantes nesta disciplina, que incluem pesquisa, apresentação, exemplos de programas de computadores, lista de exercícios e debate, e complementado com um artefato como trabalho final, serão complementadas com o diálogo com o professores, e a participação em aulas e construção de conteúdos em forma de textos.

Sobre exigências de como deve ser feito e entregue o trabalho escrito (texto final)

MONOGRAFIA DE REVISÃO ( do ARTEFATO)

A particular MONOGRAFIA, em sua modalidade monografia de revisão, cujo o objetivo é determinar o "estado da arte". Que segundo Ada Brasileiro (2012), a revisão procura mostrar através da literatura já publicada o que já se sabe sobre o tema, quais as lacunas e os principais entraves teóricos ou metodológicos.

O texto deve conter uma narrativa integral sobre o tema escolhido, e não parcial (a pretexto de que haverá uma segunda versão ou definitiva).

A estrutura do texto deve conter: Identificação da turma, semestre e autores (matrícula e nome dos estudantes); Seções do texto, incluindo introdução, objetivos do texto, metodologia para elaborar o texto, resultados ou conclusões e comentários finais. Apresentar a Bibliografia utilizada (independentemente de ser ou não esta a mesma apresentada na proposta da apresentação do Produto).

A formatação do texto deve ser um arquivo em formato digital aberto ou proprietário. Exemplos de formato aberto ou não proprietário: rtf, html, pdf, ou odt. (desses, pelo menos um estará disponível em praticamente qualquer editor de texto). A definição de um ou dois padrão do formato fará parte de um debate em sala de aula com todos os presentes nas primeiras quartas- feiras.

Entrega em atraso será aceita mediante redução na nota máxima, proporcional ao tempo de atraso.

4 - AVALIAÇÃO DOS ESTUDANTES E DA DISCIPLINA  

A Avaliação da disciplina deverá considerar aspectos cognitivos, atitudinais e interpessoal, como: iniciativa e autonomia; comunicação verbal e escrita; relacionamento e gestão do estudante na sua equipe; responsabilidade; capacidade aprendizagem e de pesquisa; organização e planejamento do produto (Artefato); análise crítica; produção e organização do texto; e criatividade.  A Avaliação inclui a participação em aulas, projetos e apresentação do Artefato. E todas estas atividades serão aspectos avaliados, distribuídas nas três fases:

a) Participação nas aulas expositivas, listas exercícios individuais e em grupo, palestras de especialistas e fórum dos estudante ......................................................................50%

A avaliação das atividades dos estudantes dentro e fora da sua Equipe, que incluem a pesquisa de uma tema, participação individual em um Artefato, a elaboração do trabalho escrito.

b) Elaboração e apresentação dos produtos da Equipe de Estudantes ......................20%

c) Construção de um Artefato: um texto no formato de Monografia de Revisão, que é o aprofundamento de um tópico do produto ...................................................................30%

Com a elaboração final do Artefato (Produto) das equipes de estudantes, inicia a terceira etapa da disciplina. Durante o desenvolvimento dos produtos ocorrerão as verificação para efeito de avaliação com base nos seguintes critérios:

a) presença antecipada de no máximo 15 minutos de cada participante da equipe para responder à chamada e colocar todos os recursos auxiliares;

b) cumprimento do respectivo prazo de tempo da apresentação, estabelecido previamente, duas equipes por aula;

c) atitude do estudante  em relação à exposição oral:

i) Na avaliação da proposta do produto, de ter pesquisado sobre o tema escolhido, proposta de um título, e bibliografia inicial para seu trabalho;

ii) Na avaliação do Artefato (produto) da equipe, que deve ser publicado os a primeira versão dos conteúdos apresentados nos meios virtuais definidos em conjunto com os estudantes conforme os critérios exigidos ou recomendados pelo professor.

A partir do final dos produtos dos estudantes, quando começa a terceira etapa, serão analisados e debatidos, de forma construtiva, a primeira versão dos textos entregues, visando a elaboração da versão final.

A equipe de estudantes, que entregaram a Proposta do Projeto do Artefato  da sua Equipe, serão chamados para uma discussão com os professores, na oportunidade ele fará um depoimento destacando o que lhe chamou a atenção no trabalho, sugerindo o que deve ser acrescentado, aperfeiçoado ou expandido, como ajuste para a segunda e última versão. O Estudante  poderá fazer considerações, e os professores poderão franquear a palavra a outros que queiram oferecer comentários pertinentes. Como resultado destas discussões, a equipe deve fazer um resumo dos ajustes sugeridos para a segunda versão.

Depois de cada discussão, será lançada a avaliação da primeira versão do texto na Matriz de Avaliação no Google Drive, para aqueles que foram chamados a esta avaliação, e a partir deste momento as demais equipes farão as suas avaliações de cada texto. Alunos que estiverem ausentes quando chamados para essa avaliação terão esses dados lançados sem avaliação posterior, a menos que haja tempo, ao final da programação da disciplina, e com prejuízo na nota dessa avaliação.

Requisito: Frequência mínima de 75% nas aulas semanais (quarta-feira-19h).

A menção será calculada por média ponderada das notas da Matriz de Avaliação e poderá ser ajustada por conceito de participação no máximo em 1,0 ponto.

5 - CRONOGRAMA DE ATIVIDADES (Atualizado em 31/08/2017)

Fazem parte neste cronograma básico as principais atividades da DISCIPLINA, tais como datas e programação das aulas, atores, critérios e prazos Além disso, o presente cronograma poderá ser modificado ou ajustado em consequências recomendações superiores ou por meio de novos acordos entre o professor e os estudantes. Assim a realização dos trabalhos seguirão o seguinte cronograma:

  

Aula

e Data

DATA

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ATORES

CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO E PRAZO

1

e

13 e 15 /Ago

Seg/Qua

 OK

Abertura da Disciplina, o pensador Flusser, Apresentação dos atores. Jogos, 

Professores: Márcias Medeiros, Marcelo e os Estudantes

Ambiente de Comunicação e Coordenação. Plano de Ensino  e Jogos e Exemplos. SALA DE AULA INVERTIDA -Referências

3

e

4

 

20 e 22/Ago.

Seg. e Qua.

 OK

M_I -  Introdução ao Pensamento Computacional e Conceitos.

M_II - Ambientes de Ensino: Python.

Professores e Estudantes (Medeiros e Marcelo)

 Plano de Ensino e Práticas na Web 

 Instalar o Python

6

27 e 29/Ago -Seg e Qua

OK

M_II - Ambientes de Ensino: Linguagem Python.

M_III - Tomadas de decisões. Exemplos de fixação

ProfessProfessores (Marcelo e Medeiros) e Estudantes.

 Ambiente URI; Lista de Exercícios do Módulo II.  

7

8

03 e 05/09

SEG/

 

 M_IV- Lógica da programação

MÉTODO DE PESQUISA - Design Science

 

PrProfessores (Medeiros e Marcelo), Monitores e Estudantes

 Lista de Exercícios do Modulo  III e IV

8

e

9

10 e 12/09

 Seg/

Qua.

 

Módulo V e Exercícios de fixação

sProfessores (Marcelo) e Estudantes

Lista de Exercícios do Módulo IV e V 

10

e

11

17 e 19/08

Seg/Qua

 

Lista de Exercício /Módulo IV

Módulo VI -Algoritmos Estruturado  

Professores (BMN/MB) e Estudantes

Lousa Digital no Site FCAd.org e Referências (Ambiente de Cooperação)

12

e

13

 

24 e 26/09

Seg/Qua 

SEMANA 

UNIVERSITÁRIA

 Professores (BMN/MB) e Estudantes

Site FCAd.org,  Referências e Lista de Exercícios  do Módulo VII

14

e

15

01/10 e 03/10

Seg/Qua

Módulo VII:  Strings, dados textuais e matrizes (Lista de Exercícios/MB); e Exemplos de fixação

 Professores e Estudantes

 

Referências e Lista de Exercícios  do Módulo VII

16

17

08/10 

10/10

 

M_VI. Algoritmos estruturados.  Exemplos de fixação e Lista de exercício.

Primeira Oficina de Artefatos 

 Professores: Medeiros  e Estudantes.

ESCOLHA DE TEMA

 

PELOS ESTUDANTES

 Site FCAd.org.

Lista de exercícios do Módulo IV

MóduloX

18

e

19

15/10

e

17/10

M_VIII. Funções e Bibliotecas.  Exemplos de fixação e Lista de exercício. Segunda  Oficina de Artefatos 

 Professores (BMN/MB) e Estudantes

 

Aplicação de Software

Entrega da Lista do Módulo IV

20

e

21

22/10 e 24/10

Seg/Qua

OK

 M_VIII. Funções e Bibliotecas.  Exemplos de fixação e Lista de exercício.

Terceira  Oficina de Artefatos 

 Professores (BMN/MB) e Estudantes

 

Lista de exercícios do Módulo IV

22

e

23

29/10 e 31/10

Seg/Qua

M_IX. Armazenamento e Arquivos. Exemplos de fixação e Lista de exercício.

Quarta   Oficina de Artefatos 

 Professores (BMN/MB) e Estudantes

 

 

24

e

25

05/11 e 07/11

Qua/OK

 

 Apresentação das propostas de Artefatos

 MEDEIROS e Estudantes

 

REVISÃO DE EXERCÍCIO

26 e 27

12/11 e 14/11

Seg/OK

 Apresentação das propostas de Artefatos

 

 

 

 

 

ESCOLHA DE TEMA

PELOS ESTUDANTES

28 e 

29

19/11 e 21/11

Qua/OK

 

Apresentação das propostas de Artefatos 

 MEDEIROS

 Lista de Exercícios do Módulo VII

-

01/05 SEGUNDA

Feriado

16

20 e 22/11

QUA/OK

Módulo VIII: FUNÇÕES & BIBLIOTECAS 

 Medeiros & Alylson

 Listas de Exercícios do Módulo VII

17

27 e 29/11

SEG/OK

Proposta de Projeto para os Estudantes

 Visita do Prof. George Ghinea & Márcia

Lis

ESCOLHA DE TEMA

PELOS ESTUDANTES

18

4 e 6/12

QUA/OK

M_V - Estruturas:  laços, listas e fila;

 Professores/MARÍLIA e Estudantes

 Lista de Exercícios do

Múdulo V 

19

11 e 13/12

SEG/OK

 M_V - Estruturas:  laços, listas e fila;

Professores/MARÍLIA e Estudantes

Lista de Exercícios do

Múdulo V 

Lis

20

17/05

QUA/OK

M_V - Estruturas:  laços, listas e fila;

 Professores/MARÍLIA e Estudantes

 

 

Lista de Exercícios do

Múdulo V 

21

22/05

SEG/OK

M_VII - Strings: dados textuais e Matriz;

 Professores/Marília & MEDEIROS e Estudantes

Listas de Exercícios do

Trabalhos Finais

Lis

22

24/05

QUA

M_VII - Strings: dados textuais e Matriz;

 NÃO HOUVE AULA

 

23

29/05

SEG

Proposta de Projetos.

 Prof. Sivaldo

 

ESCOLHA DE TEMA

PELOS ESTUDANT

Lis

24

31/05

QUA

eM_IX - Armazenamento de dados e arquivos

 Professores/Marília e Estudantes

Li

MÓDULO VIII

25

05/06

SEG

M_X - Aplicações: Trabalhos Finais da Disciplina - Artefatos

 MEDEIROS & EQUIPE DE ESTUDNATES E SIVALDO

ORIENTAÇÃO  DO PROJETO

26

07/06

QUA

 

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO 

 EQUIPE DE ESTUDNATES E  MÁRCIA

     MÓDULO VIII

27

12/06

SEG

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

 EQUIPE DE ESTUDNATES E  MARCELO

ORIENTAÇÃO  DO PROJETOL

28

14/06

QUA

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

 EQUIPE DE ESTUDNATES E  MARÍLIA

LisORIENTAÇÃO  DO PROJETO

29

19/06

SEG

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

 EQUIPE DE ESTUDNATES E  MEDEIROS

Ar LisORIENTAÇÃO  DO PROJETO

30

21/06

QUA

APRESENTAÇÃO DO ARTEFATO

 EQUIPE DE ESTUDNATES E  SIVALDO

     

APROVAÇÃO DO PROJETO

31

26/06

APRESENTAÇÃO DO ARTEFATO

 EQUIPE DE ESTUDNATES E  MÁRCIA

L

APROVAÇÃO DO PROJETO

32

28/06

APRESENTAÇÃO DO ARTEFATO

 EQUIPE DE ESTUDNATES E  MARÍLIA

 

APROVAÇÃO DO PROJETO

33

03/07

APRESENTAÇÃO DO ARTEFATO

 EQUIPE DE ESTUDNATES E  MARCELO

 

APROVAÇÃO DO PROJETO

34

05/07

APRESENTAÇÃO DO ARTEFATO

 EQUIPE DE ESTUDNATES E  MEDEIROS

L

APROVAÇÃO DO PROJET

ENTREGA DE TODOS OS ARTEFATOS

(*) Aula Virtual; (**) Feriado; (***) As tarefas estão especificadas nA LOUSA DIGITAL.

GRUPO FOCAL COM ESTUDANTES DAS DISCIPLINA - 2 2018

Apresentar as regras básicas.

1- VOCÊ SE SENTE PREPARADA (O) PARA CONTINUAR O DESENVOLVENDO-SE NO USO DAS TIC APLICADAS À COMUNICAÇÃO E NO ACESSO ÀS INFORMAÇÕES EM BASE DE DADOS E NA INTERNET?

2- QUAL A SUA AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA QUANTO A COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICO (MÓDULOS) PROPOSTOS E NO USO DAS FERRAMENTAS DISPONIBILIZADAS NAS AULAS E NA ELABORAÇÃO DAS LISTAS DE EXERCÍCIOS?

3- VOCÊ ACREDITA QUE OS ESTUDANTES QUE CHEGARAM AO FINAL DA DISCIPLINA SE DEVE À NOVA MANEIRA DE ENSINO E À FORMA EFICAZ E EFICINTES DE APRENDIZAGEM PROPOSTA?

4- NA SUA AVALIAÇÃO A QUE VOCÊ ATRIBUI AS DESISTÊNCIAS DE ALGUNS ESTUDANTES NO INÍCIO? COMO DIFICULDADES NO ACESSO AOS CONTEÚDOS OU DIFICULDADES DE USO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS.     

5- QUAIS OS FATORES QUE LEVARAM VOCÊ PERMANECER NA DISCIPLINA ATÉ O FIM? CITE PELO MENOS DOIS.

6 - QUAIS MUDANÇAS NOS CONTEÚDOS E NAS FORMAS DE ENSINO VOCÊ IMPLEMENTARIA EM UMA PRÓXIMA DISCIPLINA, SEMELHANTE A ESTA?

7- QUAIS MUDANÇAS VOCÊ RECOMENDA NA DISPONIBILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DE SOFTWARE E DOS RECURSOS DE PEDAGÓGICOS?

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Artigos: A1) https://www.researchgate.net/publication/312142448_Why_is_programming_so_difficult_to_learn_Patterns_of_Difficulties_Related_to_Programming_Learning_Mid-Stage

Livros:

L1) Vilém FLUSSER (2007). O Mundo Codificado - Por uma filosofia do Design e da Comunicação. Vide: http://www.filosofiacienciaarte.org/index.php/arte-e-cultura/cultura-digital/637-o-mundo-codificado-por-uma-filosofia-do-design-e-da-comunicacao

L2) Jonh Paul MUELLER (2016). Começando a Programar em Python/Leigos.

L3) DERSCH, A; LACERDA, D. P.; ANTUNES, J. A. V. (2015). DESIGN SCIENCE RESEARCH-Método de Pesquisa para avanço da Ciência e Tecnologia. bookman

L4) Alex Primo (2013). Interações em REDE. Editora Sulina

L5) Márcio Carneiro (2016). Comunicação Digital e Jornalismo de Inserção. LABCOM DIGITAL

Links: