1- SEMANTIC WEB FOR THE WORKING COMMUNICATION CONTENT

GOALS: a) Ontologies (1*); b) Cognitive Science; c) Conceptual Modeling; d) Semiotic; e) NewsGame.

WEB SYSTEM (Development):

=> P1_4 2021 1.7 ~ APJor Aplicação na Web. Diretório de Jornalistas. Ver requisitos não funcionais e funcionais com o presidente da APJor.

 

Diretório Piloto de Jornalistas Brasileiro(a)s

Primeiras informações para elaboração de um projeto

 

Há cerca de 150 mil jornalistas no Brasil. São jovens, mulheres e homens das mais variadas idades – a maioria na faixa dos 30-40 anos – envolvidos em uma profissão importante para a democracia brasileira, uma profissão que passa por profundas mudanças.

 

Esses e essas jornalistas não têm, até o momento, um local de registro sério, com dados devidamente checados, que possa servir de referência para a população brasileira e para os próprios jornalistas. Os arquivos existentes, sejam os das antigas Delegacias Regionais do Trabalho, sejam dos sindicatos e a Federação Nacional dos Jornalistas, seja o da Associação Brasileira de Imprensa e de mais de uma centena de outras organizações de jornalistas ou que conte com a participação de jornalistas, são todos parciais.

 

Aquele que deveria ser o mais importante e completo, o arquivo do antigo Ministério do Trabalho e Emprego – que agora pode ser ressurrecto a partir das necessidades nada republicanas do presidente Jair Bolsonaro – está bem longe de ser completo.

 

Existem dois tipos de problemas no banco de dados do Ministério. O primeiro é que mais de 20% dos jornalistas que exercem a profissão no Brasil não têm registro profissional, como constatou a Pesquisa do Perfil Profissional do Jornalistas Brasileiro de 2021/13, feita pela Universidade Federal de Santa Catarina, em parceria com a Federação Nacional dos Jornalistas.

 

O segundo é que há um número grande de pessoas que não exercem a profissão e que conseguem o registro sem qualquer critérios, uma vez que em junho de 2009 o Supremo Tribunal Federal decidiu que não é necessário o curso específico de jornalismo para que alguém consiga o registro profissional (chamado de Mtb) junto ao órgão do Governo. Como essa era a única exigência legal para o identificação de qualquer cidadão como jornalista profissional, o registro passou a ser conferido a muitas pessoas que o solicitavam sem nunca terem sido jornalistas de fato.

 

Outra coisa importante é que a profissão passou por tantas modificações desde 1969, quando foi regulamentada pelo Decreto Lei 972, que é preciso uma nova regulação.

 

Pensando nessa regulação e na importância de que o público em geral tenha uma referência sobre quem são os e as jornalistas brasileiro(a)s, a APJor decidiu fazer um Diretório Piloto de Jornalistas Brasileiros, com o objetivo criar os parâmetros iniciais – que podem ser modificados à frente, diante de novos debates com as organizações de jornalistas e com os próprios profissionais – para que o público em geral tenha acesso a um relação de quem são, suas especialidades e outros dados dos jornalistas brasileiros, publicada na internet.

 

O banco de dados (para conferência do Dudu)

 

Existe um trabalho já realizado que resultou nos Perfis de Jornalistas do Portal dos Jornalistas, com mais de 3,7 mil nomes e os devidos currículos.

 

Trata-se de uma iniciativa da empresa Jornalistas Editora Ltda., cujo principal sócio é o jornalista e empresário Eduardo Ribeiro.

 

Ribeiro conta que tudo começou em 2004, quando ele e alguns colegas fizeram um livro sobre Jornalistas de Economia com o perfil de cerca de 500 profissionais. A ideia era fazer depois outros segmentos: Esportes, Cultura, Política, chegando a 22 editorias.

 

Contudo, faltou dinheiro par levar a empreitada adiante e somente em 2010 Eduardo Ribeiro conseguiu formatar um produto que seria ter cerca de 50 mil jornalistas perfilados no Portal dos Jornalistas. O Portal foi lançado em 2011 com cerca de mil nomes. Cresceu rapidamente, chegando a seis mil. Contudo, com uma mudança da tecnologia do banco de dados houve uma perda de parte considerável do acerto. O número de perfis restantes caiu à metade.

 

Atualmente há 378 páginas para consulta no Portal dos Jornalistas (https://www.portaldosjornalistas.com.br/jornalistas/), a grande maioria com 10 perfis cada. São, portanto, entre 3.500 e 3.700 perfis. Uma parte não está atualizada, pois como o projeto foi perdendo o apoio dos anunciantes, deixou de haver condições financeiras para manter uma equipe cuidando da atualização das informações.

 

O que precisa ser feito (Medeiros, Fred e Samuca)

 

Em primeiro lugar, é preciso celebrar um convênio entre a APJor e a Jornalistas Editora Ltda. Para permitir o acesso ao banco de dados existente. A partir disso, fazer uma análise do que existe no Portal dos Jornalistas como perfis arquivados. Reunir-se com a jornalista (qual o nome inteiro da Zeza, Dudu?), o próprio Eduardo Ribeiro e outros profissionais que trabalharam no projeto, verificar a metodologia, seus pontos fortes e fracos do trabalho já realizado.

 

Estabelecido o Termo de Abertura de Projeto na UnB, faz-se o trabalho de definição e realização da programação necessária para criar (aí você tem que nos ajudar nisso, Medeiros) as linhas de códigos necessárias para criar categorias para identificar os profissionais, separar o conjunto de dados necessários para serem arquivados e estabelecer que programas serão necessários para buscar, alimentar e manusear o banco de dados.

 

Futuramente, será necessário contar com o trabalho profissional de pelo menos dois jornalistas profissionais para organizar todas as informações, verificar o que falta e fazer uma espécie de validação das informações armazenadas.

 

Com isso, teremos possibilidades de estabelecer prazo para termos, pronto para acesso público, o Diretório de Jornalistas Brasileiro(a)s.

 

Pesquisa do Perfil do Jornalista Brasileiro (Samuca)

 

Em paralelo ao desenvolvimento das etapas identificadas acima, faremos reuniões com a equipe da UFSC que realiza a pesquisa sobre o Perfil do Jornalista Brasileiro. Vamos atrás da fontes utilizadas para a obtenção dos dados, o que está sendo levantado como elementos do perfil e outros dados. Serão elementos importantes para formatar um projeto que tenha como objetivo atingir o conjunto dos e das jornalistas brasileiro(a)s.

 

Tal banco de dados poderá ser utilizado no desenho de uma nova regulação para a profissão no Brasil que tenha não somente as questões relativas à formação, mas também o currículo profissional mínimo de cada jornalista e que passe, sistematicamente, por um trabalho de checagem e atualização.

 

Esta última etapa do projeto deverá ser feita com o concurso das universidades e seus grupos de pesquisa interessados, das organizações de jornalistas no país e, quem sabe, do Conselho de Jornalistas ou de Jornalismo que venha a existir, se os planos da APJor forem bem-sucedidos.

 

Fred Ghedini – 22 julho 2021

 

-- x --

 

  


=> P1 8 2021 1.1 - Artefatos ~ Semantic Journalism ~OntoWeb SEMANTIC WEB STANDARD  IN JOURNALISM : i) Usos documentales del marcado de texto periodístico: NewsML y NITF (News Industry Text Format) . ii) Metadatos en noticias: un análisis internacional para la representación de contenidos en periódicos.  iii) How New is the (RDF) News?http://people.cs.aau.dk/~khose/Publications_files/KGTA2019.pdf . iv) The NEWS ontology: Design and applications. Norberto Fernández, Damaris Fuentes, Luis Sánchez *, Jesús A. Fisteus.

Link:: https://link.springer.com/content/pdf/10.1007/978-3-540-88564-1_31.pdf

RESULTS: ... (FAC Web Ontology Students).

1.2 - Uma sugestão para este semestre em TAC seria usar uma ontologia para a COVID-19. Seria interessante integrar (alinhar) a ontologia que fizemos para a ZIKA com a que o mundo está fazendo para a COVID-19 para anotar textos jornalísticos, e fazer uma comparação. A Zika foi uma doença de país pobre, foi difícil fazer a ontologia. Já na COVID-19 é uma pandemia mundial, ou seja, muito mais gente trabalhou para fazer a ontologia. Vinícius Santana-TCC.

(p3) 1.3 -SEMANTIC ANNOTATIONS:  i) (CMS* 2.0 Evolution´s Vitor Silva Work - TCC). ii) Semantic Metadata in the News Production Process – Achievements and Challenges-ACM. iii) https://www.researchgate.net/publication/332764078_An_Agile_Methodology_for_Ontology_Development iv) Semantic metadata in the news production process: achievements and challenges. Tassilo Pellegrini v) Download this file (22-costa-Ishikawa-medes_2016-Designing-Onttology-zika-news-authoring-semantic.pdf)2016-Designing-Onttology-zika-news-authoring-semantic vi) Download this file (Exploring-Ontologies-for-Semantic-Documentation-in-Project-Management.pdf)Exploring-Ontologies-for-Semantic-Documentation-in-Project-Management.pdf (VITOR DE DEUS\TCC)

RESULTS: USING THE LATEST VERSION OF SFDJANGO (IMPLEMENTED BY GABRIEL LINS, AVAILABLE AT GITHUB) IMPLEMENTS THE VITOR SILVA´S NEW ANNOTATION SCHEME FOR ANY NEWS SUBJECT (NOT ONLY ZICA). (CRISTIANE 1 & ITALO)


1.4 - ALIGNMENT AND INTEGRATION ONTOLOGIES : i) (CMS* 2.0 evolution´s Vitor Silva Work); ii) Review and Alignment of Tag Ontologies for Semantically-Linked Data in Collaborative Tagging Spaces; iii) Integração Semântica: Uma pesquisa sobre abordagens baseadas em ontologias. Camila Bezerra da Silva- UFPE; iv) Camila Bezerra - Integração Semântica2017. v) https://www.researchgate.net/publication/332764078_An_Agile_Methodology_for_Ontology_Development ; vi) Jérôme EuzenatINRIA & Univ. Grenoble Alpes Verified email at inria.fr - Homepagehttps://scholar.google.com/citations?user=CalxWOAAAAAJ&hl=en.

RESULTS: ONTOLOGIES FOUND AT THE WEB ARE BUILD FOR A SPECIFIC PURPOSE( TO A SPECIFIC SCOPE), BUT NEWS, IN GENERAL, HAS A BROAD PURPOSE. IN THIS CONTEXT, THIS WORK HAS TO COLLECT ONTOLOGIES FOR MENTAL HEALTH AND OTHER SUBJECTS RELATED TO THE NEWS IN ORDER TO INTEGRATE AND ALIGN THEN. THE PURPOSE OF THIS IS TO ANNOTATE  NEWS AND RETRIEVE THEN TO HELP JOURNALISTS TO WRITE NEWS. AFTER THE ONTOLOGY ALIGNMENT AND INTEGRATION WE HAVE TO PUT JOURNALIST TO TEST THE ONTOLOGY TO SEE IF THE RESULTING ONTOLOGY IS ENOUGH TO GET A GOOD ANNOTATION. IF NOT, WHAT DO WE HAVE TO DO TO GET A GOOD ONTOLOGY TO ANNOTATE NEWS. MORE THAN THAT, WE NEED TO TEST THE ANNOTATED NEWS IN ORDER TO SEE IF OUR SEARCH RETRIEVES THE BEST NEWS TO HELP JOURNALISTS TO WRITE. IF NOT, WE HAVE TO VERIFY IF THE PROBLEM IS WITH THE ONTOLOGY THAT WE BUILD, OR WITH THE ANNOTATION, OR WITH THE SEARCH ENGINE.  (RAFAEL LIMA & ANDYARA)

 

1.5 - IMPLEMENTATION OF KMS P/CAMPUS-Tetrahedron =  WMS 2.0 (Anotado) - (BPM) + CMS 2.0 (Vitor)+ KMS 0.0 +SMMS 1.0 :(3*): i) http://people.cs.aau.dk/~khose/Publications_files/KGTA2019.pdf; ii) Knowledge-intensive Process: A Research Framework. Chapter · January 2018 DOI: 10.1007/978-3-319-74030-0_36. Flávia Maria Santoro. Fernanda Araujo Baião; iii) https://www.researchgate.net/publication/333067594_How_New_is_the_RDF_News; iv) https://www.researchgate.net/publication/326132132_Environmental_knowledge_management_in_agricultural_projects_through_ontology-based_information_systems 

RESULTS: VINICIUS SANTANA'S TCC/CIC.  TEST OF THE SYSTEM, OPERATION AND ARTICLE (1\2 ST)


1.6 - FAKE NEWS\Domain (OntoWeb 2*) : i) https://trello.com/b/k9g4L0Rq/fake-news-20; ii) http://www.filosofiacienciaarte.org/index.php/projetos-onto-semant/1087-fake-news-2-0; iii) Designing Tools for Collectively Solving Ill-Structured Problems Hazbi Avdiji. Dina Elikan. Yves Pigneur. Proceedings of the 51st Hawaii International Conference on System Sciences | 2018

RESULTS: (FAC Web Ontology Students).
RESEARCH GROUP: Competência em Informação: 
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8800149884542331

REFERENCES:
(2*) http://www.filosofiacienciaarte.org/index.php/projetos-onto-semant/1087-fake-news-2-0
https://congressoemfoco.uol.com.br/eleicoes/grande-midia-usa-combate-as-fake-news-para-tentar-recuperar-credibilidade/
(1*) https://brasil.elpais.com/brasil/2018/03/06/cultura/1520352987_936609.html
(3*)e-citizenship: https://www.researchgate.net/publication/281862001_From_Information_Society_to_Community_Service_The_Birth_of_E_-_Citizenship

 

 


Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Quem está Online

Temos 69 visitantes e Nenhum membro online

Palavras-chave

Buscar