UnB - FACULDADE DE COMUNICAÇÃO - Programação para Comunicadores

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INTRODUÇÃO À LÓGICA DA PROGRAMAÇÃO - 29/03/16- 04/04/17-11/09/2017 - Prof. Medeiros Neto

Parte A) Leia o "Mundo Codificado de Vilém Flusser" (Início em 01/fev/21)

http://www.filosofiacienciaarte.org/index.php/filosofia/homens-mulheres-notaveis/637-o-mundo-codificado-por-uma-filosofia-do-design-e-da-comunicacao?showall=1

PRÁTICA: Você já conhecia Flusser? Você concorda com esta frase dele: "Para Flusser, se antes o que importava era uma ordenação formal do mundo aparente da matéria, o que está em questão hoje é como tornar aparente um mundo altamente codificado em números, um mundo de formas que se multiplicam incontrolavelmente."

Parte B) A programação de computadores é para todos?

Dificuldades e desafios da programação de computadores:

http://fundacaotelefonica.org.br/noticias/a-programacao-de-computadores-e-para-todos/

 Parte C) Porque programar? Então, Eu posso programar, Se não eu devo ver a literatura sobre a questão!

Leitura recomendada:: 

http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=site&infoid=43674&sid=46#.V_P4yZMrIxN

Baixar a Apresentação do Módulo III Ver 4.0: Download this file (MOD IV _vers4-1-Programação de Computadores -12Nov17.pdf) Apresenta Módulo III Ver 4.1 e Listas de Exercícios

Parte D) O que é LÓGICA NA PROGRAMAÇÃO?

As formas mais conhecidas, podemos citar: a) Descrição Narrativa; b) Fluxograma Convencional; c) Pseudocódigo, também conhecido como portugol. Download this file (RepresentacaoAlgoritmos-CIC UnB.pdf) Algoritmo e Programação de Computadores - REPRESENTAÇÃO DE ALGORITMOS - CIC UnB
 
IMPORTANTE: Ver o  texto em anexo (Attachments):  Algoritmos e Programação de Computadores Disciplina: 113476 Profa. Carla Denise Castanho.
 Exemplo de fixação. Importância dos Algoritmos nos dias atuais:
 http://www.pewinternet.org/2017/02/08/code-dependent-pros-and-cons-of-the-algorithm-age/
 

Parte E) A Linguagem LÓGICA  (GRÁFICA)  de um PROGRAMA.       http://programae.org.br/

Parte F - Prática) Planejamento do programa: Análise do problema, Projeto do Algoritmo, Implementação:: Download this file (EXEMPLO PARA O PROGRAMA1_Strings (3) (1) (2).txt) Implemente o Programa Adivinha Números - Strings

REFERÊNCIAS: 

i) FARRER, H; et al. Algoritmos Estruturados. Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1985.

ii) GUIMARÃS/LAJE. Algoritmos e Estrutura de Dados. Rio de Janeiro: LTC, 1985.

iii) Paulo Barry & Davis Griffiths. Use a Cabeça! Programação. Rio de janeiro: Atlas Books, 2010.

iv) John Paul Mueller. Começando a Programar Python – para Leigos. Rio de Janeiro: ALTA BOOKS, 2016 (LIVRO TEXTO).

V) Nilo Ney Coutinho Menezes. Introdução à Programação com PYTHON-Algoritmos e lógica de programação para iniciantes. novatec, 2010.

  Fazer DownLoad => LIVRE: Livro de Introdução a Python - UNESP

LEITURAS COMPLEMENTARES:
a) Os desafios da inteligência coletiva e os algoritmos. 

=> https://www.researchgate.net/publicatio ... ltext=true

I==> PARTE PRÁTICA:

1- Instalando Python no computador: LINK: https://www.python.org/;

2 - Elaborar um Fluxograma a partir do EXEMPLO PARA PROGRAMA1 ;

3 - Jogo Labirinto, pesquisa na Internet ;

 4- LINK: https://blockly-games.appspot.com/maze?lang=pt-br

 5- LISTA DE EXEMPLOS DO MÓDULO IV: EXEMPLO 3.1 (Algoritimo: SABE PROGRAMAR? e Programa Python);  EXEMPLO 3.2 (Passos para elaborar um Algoritmo, ver bem uma Especificação); EXEMPLO 3.3  (Menor e Maior número de uma lista de 3). EXEMPLO 3.4  (Jogo de ADIVINHAÇÃO, uso de Strings) EXEMPLO 3.5  (Escolher um artefatos, usando um dicionário/lista).

INTERMEDIÁRIOS: EXEMPLO 3.6  (). EXEMPLO 3.7  (). EXEMPLO 3.8  (3).

 

 

 

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