VOLTAR AO CONTEÚDO/DIRETÓRIO PROCOM

UnB - FACULDADE DE COMUNICAÇÃO - FAC

PROGRAMAÇÃO PARA COMUNICADORES ~ PROCOM

Prof. Medeiros Neto & Prof. Marcelo Bulhões

MODULO VIII: INTRODUÇÃO À LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PYTHON

PARTE A: ANTES DE ELABORAR ESCREVER UM PROGRAMA:

1) Introdução. Porque programar? Eu posso programar!

Uma rede mundial de clubes de programação para crianças: https://www.codeclubbrasil.org.br

A programação de computadores é para todos . Fundação Telefônica,  2016:  http://fundacaotelefonica.org.br/noticias/a-programacao-de-computadores-e-para-todos/

EuPossoProgramar quer atrair meninas para a programação no Brasil

http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=site&infoid=43674&sid=46#.V_P4yZMrIxN

2) Dificuldades e desafios da programação de computadores:

http://www.filosofiacienciaarte.org/index.php/arte-e-cultura/cultura-digital/637-o-mundo-codificado-por-uma-filosofia-do-design-e-da-comunicacao

3) Porque a Linguagem Python? Vide apresentação em anexo. Pesquisar esta mesma questão na WEB.

PARTE B: AMBIENTES E LINGUAGEM PYTHON:

1)  O que é um comando?

2) Instalando Python no seu computador;

B2) A LINGUAGEM PARA ELABORAÇÃO DE UM  PROGRAMA.

I) Instalando Python no computador;

 

II) https://www.python.org/

3) Usar o Ambiente de Programação: Interativo/Python 3.6;

3) Exemplo de  comandos e tipos de variáveis;

4) Fazer exercícios em sala de aula usando <If,  then or else >

PARTE C: EXEMPLO DE UM PROGRAMA   EM PYTHON:

1) Apresenta um Exemplo. O Programa - maior e o menor número;

Da tarefa, Algoritmo/módulo anterior => Elaborando um Editor de programa = > Rodando o programa;

Ambiente de Aprendizagem de linguagens relp.it ;

2) Fazer Exercício completo com a turma

 Algoritmo/Programa/teste-erros/resultados

3) Escrever o Programa no IDLE. Entender a codificação por cores.   Tomada de decisão, adivinhar um NÚMERO. Baixar  o fonte do Programa P2 (Escolha uma Cor),  em Python.

RODANDO UM PROGRAMA PYTHON - Rodar o segundo  Programa P2 usando IDLE (arquivo.py):

4) Ver operações com Listas

Ver p comando  if ... elif em uma simples aplicação de escolha de cor, colocar no IDLE e testar. Os fontes estão anexados, atenção, eles estão em .doc ;

5) Explicar a Tarefa 1 para casa, o resultado será publicado no Grupo CIC do FaceBook ;

 6)  Rodar o primeiro programa - P1(Adivinhe um Número)) no Python Interativo que você instalou no seu notebook.

      e.1) Ver as operações com Strings

      e.2) Ver  o uso de Variáveis em um programa e estruturas de desisão. Veja como utilizar                a           Estrutura: If ... then ... else, em um programa .py.

7) Usar o Ambiente Integrado de Desenvolvimento (IDLE) de Programação. Criar um  Arquivo do programa P1 no IDLE.

8) Gerenciando Listas. O que são Listas na Programação? Criando Listas. Fazendo loop através de listas. Pesquisando Listas.

     r.1) Ver o Tutorial sobre Listas

 PARTE D: ELABORANDO UM PROGRAMA ESTRUTURADO EM PYTHON     

1)  Dicas da Linguagem Python;

 

2)  Tarefas do Módulo para casa;

3) A importância do Trabalho em equipe. Para isto a Equipe deve estudar o conteúdo deste módulo. Avaliar a sugestão de um programa a seguir.

B3)  EXEMPLO DE ELABORAÇÃO DE UM  PROGRAMA.

I) Jogo minecraft - II) https://code.org/minecraft

 II) Desenvolvimento de aplicativos (requisitos)

III) http://dados.gov.br/

IV) Ambiente de Comunicação Colaborativa, USO DO SLACK: 

http://www.slideshare.net/OlivierdeSchutterMIB/how-to-implement-slack

MAIS REFERÊNCIAS:

1) e-book  Download this file (pythonbasicoUNESP.pdf) pythonbasicoUNESP.pdf;

2) O melhor dos dois mundo Python & JAVA:

http://www.linuxnewmedia.com.br/images/uploads/pdf_aberto/LM16_jython.pdf

3) A equipe poderá levantar outros programas em Pytho nas bibliotecas da WEB.

Dica: https://ferpinheiro.wordpress.com/2012/03/09/agenda-de-contatos-com-python-e-mysql/  


Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Quem está Online

Temos 108 visitantes e Nenhum membro online

Palavras-chave

Buscar