FORMAÇÃO ACADÊMICA/TITULAÇÃO

A minha formação acadêmica nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC, da Pesquisa Operacional e da Ciência da Informação, iniciou em 1975 quando terminei meus cursos de Engenharia Elétrica/Eletrônica pela Faculdade de Tecnologia da UnB, depois com mestrado em Pesquisa Operacional, Analista de Sistemas e a formação na PPGCINF da Faculdade de Ciência da Informação, o que proporcionou um embasamento teórico-prático significativo para a realização de pesquisa e atividades profissionais. As principais informações sobre a minha formação e atuação acadêmica encontra-se na Plataforma Lattes - CNPq.

ATIVIDADES PROFISSIONAIS

As áreas de atuação profissional são: Ciência da Informação como nas áreas Telecomunicação, Pesquisa Operacional, Análise de Sistemas e Engenharia de Rede, desempenhei várias atividades técnicas, administrativas, de planejamento, de consultoria, de pesquisa e de ensino. Nossa primeira atuação profissional relacionou-se à construção das facilidades dos meios de comunicações e de redes de telecomunicações. Na segunda fase, o nosso foco passou a ser a análise de dados, os modelos matemáticos, a pesquisa operacional, os métodos estatísticos, os grafos e as redes de transporte. Num terceiro momento, voltamo-nos para as redes de computadores, as redes de valor agregado, as redes corporativas, os sistemas de informação, a Intranet e a Internet. Mas, nos últimos 7 (sete) anos minha atenção voltou-se plenamente para a Arquitetura da Informação, Gestão do Conhecimento e Comunicação da Informação, as principais áreas da Ciência da Informação.

Informações podem ser encontradas na plataforma LATTES no endereço: (Plataforma Lattes - CNPQ).

Metodologia / Procedimentos PDF Imprimir E-mail

Procedimentos utilizados na Pesquisa Nacional do Programa GESAC – 2009 [ENCERRADA]:

  Download (PDF, 1,35 MB)

Levantamento de Campo e na WEB

 Orientação o para o  Usuário

  Instruções para o Aplicador

Cálculo da Amostra Presencial

 

Cálculo da Amostra - via WEB

 

Cronograma para Apliação - via WEB

PESQUISA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DO PROGRAMA GESAC – 2009: ENCERRADA!

Programa GESAC avalia sua atuação no Brasil

Preocupado em avaliar sua atuação junto aos milhares de brasileiros que tem participado de suas iniciativas até o momento, o GESAC promoveu uma pesquisa qualitativa e quantitativa para responder à seguinte questão: O Programa GESAC promoveu inclusão digital aos indivíduos no período de 2004 a 2008?

Para isso, foi desenvolvida uma estratégia nacional de abordagem dos Pontos, subsidiada por métodos estatísticos de amostragem, feitos em duas fases:

  • Na primeira utilizou-se o método de amostragem estratificada, que teve como objetivo determinar, através de sorteio aleatório, os Pontos GESAC que seriam pesquisados.

  • Com base nos Pontos GESAC sorteados, partimos para a segunda fase, cujo objetivo é calcular o número mínimo de entrevistas que devem ser realizadas em cada um desses pontos. Nesse caso, utilizou-se a amostragem aleatória simples sem reposição.

O sucesso dessas abordagens somente foi possível com a parceria local junto a sujeitos estratégicos, administradores estaduais do GESAC, Implementadores Sociais e outros anônimos da inclusão digital brasileira.

 

Arquivos relacionados:

Termo de Consentimento

Clique aqui para baixar

Termo de Consentimento

Abril 2010

Páginas: 1

Tamanho: 211 KB

Questionário OpenOffice

Clique aqui para baixar

Questionário (OpenOffice)

Outubro 2008

Páginas: 6

Tamanho: 30,3 KB

Questionário Excel

Clique aqui para baixar

Questionário (Excel)

Outubro 2008

Páginas: 6

Tamanho: 132 KB

Parceiros

Bitugo Investimentos

Quem está Online

Temos 46 visitantes e Nenhum membro online

Palavras-chave

Buscar