PESQUISA NACIONAL DO PROGRAMA GESAC 2009

 Na Avaliação do Programa Gesac - 2009 foram realizadas visitas a diversos pontos Gesac pré-selecionados para a aplicação dos pré-testes, para facilitar a aplicação dos questionários nos Estados, e para realizar o treinamento dos coordenadores e aplicadores. Nessas ocasiões, os coordenadores tiveram a oportunidade de conhecer em profundidade os pontos, fazer entrevistas detalhadas com os gestores, aplicar a técnica de grupos focais com os usuários, aplicar questionário de forma presencial e via Internet, além de realizar estudos etnográficos.IMG 0111

A entrevista detalhada é uma técnica qualitativa que explora um assunto a partir da busca de informações. No caso da Avaliação do Gesac, tivemos a oportunidade conversar com responsáveis de grandes projetos de inclusão digital, face a face. A entrevista envolveu, basicamente, perguntas não-estruturadas e a participação de dois coordenadores. A partir das entrevistas foi possível extrair as visões dos responsáveis do processo de inclusão digital e suas percepções dos resultados alcançados pelos usuários dos pontos. Isto ocorreu principalmente nos Estados de Minas Gerais, Ceará, Bahia e Santa Catarina.

Cronograma de Viagens 2008-9 

P1010208

Nas viagens foram feitas várias aplicações da técnica “grupo focal” nos usuários freqüentadores dos Pontos Gesac. Como uma técnica de pesquisa, ela foi utilizada para captar a percepção do indivíduo quanto à afirmação: sentir-se incluído digitalmente.  A problematização foi expressa pela escolha dos participantes, bem como pela escolha das questões que foram levadas para o grupo responder. Além disso, o roteiro foi elaborado de forma a orientar e a estimular a discussão dentro do grupo focal. A tabela a seguir mostra a cobertura das viagens em todo o Brasil e as atividades realizadas.  Algumas viagens programadas não foram realizadas, e outras foram incluídas devido à dinâmica do trabalho de campo.

Para complementar o levantamento de dados e informações foi realizado também um estudo etnográfico. Esse estudo pressupôs a utilização do ambiente de inclusão digital, informacional e social como principal fornecedor de informação. Com o uso desta técnica, tornou-se factível descrever e interpretar o contexto em que está inserido o Ponto Gesac, tornando possível verificar a infra-estrutura e o funcionamento dos telecentros e laboratórios de informática, e seu entorno.


Adicionar comentário

 


Código de segurança
Atualizar

Quem está Online

Temos 94 visitantes e Nenhum membro online

Palavras-chave

Buscar