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UnB - FACULDADE DE COMUNICAÇÃO - FAC

Disciplina: Tópicos Especiais: C​omunicação, Informação e Computação: fundamentos e aplicação

20  de Setembro  de 2016 (Laboratório Multimídia da FAC) - Prof. Medeiros Neto

MÓDULO IV: MAPA MENTAL (Recomenda-se: Apropiar-se desta   ferramenta  para uso no seu Ambiente de Projetos Colaborativos da sua Equipe, já definido) 

Conteúdo: O que é uma ferramenta TIC? O que é um Mapa Mental. Exemplos de MM. Tutoriais. Uso de software para construir um MM. Vide apresentação em anexo (Attachament).

Tutoriais: a)http://www.maisaprendizagem.com.br/como-fazer-mapas-mentais/

b) hhttps://www.youtube.com/watch?v=6YyJNCZLZ4A     

 Práticas no Laboratório:

Planejamento de aula

Disciplina: Tópico especial em Comunicação em Rede

Professor: Marcelo Souza de Jesus

Semestre/Ano: 1/2017

Ementa

A disciplina se destina a contemplar docentes visitantes ou tópicos especiais não conteúdos não inseridos nas ementas disciplinares como, por exemplo, discussões de fatos e eventos ocorridos e que sejam representativos para comunicação e informação.

 

Objetivo

Estimular a reflexão sobre o uso da comunicação e informação e ferramentas de análise e exemplos cotidiano.

Ajudar aos alunos a compreenderem e usarem a teoria da produção social, associada a inteligência da comunicação e informação.

 

Conteúdo

Dia 01 – 03 de abril de 17

  1. Teoria de Rede
  2. Exemplos empregados com teoria de Rede
  3. Anelise de rede

Dia 02 – 10 de abril de 17

  1. Apresentação de softwares para auxilio de análise de rede
  2. BIG DATA: o segredo por trás da eleição de Trump - http://www.showmetech.com.br/big-data-trump/
  3. Uso pratico do Netlytic, para trabalhar com analise de Twitter - https://netlytic.org/

Bibliografia

BARABASI, Albert-Laszlo. Linked: A nova ciência das Redes. Editora Leopardo, 2008.

JESUS, M.; MARQUES, M.; SIMEÃO, E. Avaliação do papel de intermediação na comunicação no curso de especialização em gestão da segurança da informação e comunicações, ministrado à distância, via Universidade de Brasília. Simpósio Internacional de Educação e Comunicação-SIMEDUC, 2016, no 7.

MARTELETO, R. M. Análise de redes sociais : aplicação nos estudos de transferência da informação. Ci. Inf., Brasília, v. 30, n. 1, p. 71–81, 2001.

ATENÇÃO: PRESENÇA DOS DIAS 03 E 10 DE ABRIL. FAVOR ENVIAR O SOLICITADO PELO PROF. MARCELO PARA MARÍLIA, VIA SLACK

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UnB - FACULDADE DE COMUNICAÇÃO - FAC

PENSAMENTO COMPUTACIONAL EM HUMANIDADES

27 de SETEMBRO  de 2016, 2017, 2018, 2019 - Profa. Márica Marque & Prof. Medeiros Neto

 MÓDULO V: PROJETOS COLABORATIVOS EM REDE

CONTEÚDO: a) Avaços da multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade da Informação, Comunicação e Computação; b) Ecosistemas das TIC na pesquisa, ensino e trabalho; c) Conceitos e definições de Projeto Colaborativos em REDE; d) Rede de Projetos: uma experiência de exercício de autonomia e de cidadania em rede - do acesso ao engajamento, Drica Guzzi, Escola do Fututo/USP. e-infocomunicação. São Paulo: SENAC. 2014.

Faça uma pesquisa\busca neste site com palavra <colaborativo>

Faça uma pesquisa na Web sobre Sociedade com Custo Marginal Zero: 

https://www.amazon.com.br/Sociedade-com-Custo-Marginal-Zero/dp/8576802708 

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UnB - FACULDADE DE COMUNICAÇÃO - FAC

Disciplina: C​omunicação, Informação e Computação: fundamentos e aplicação

4  de OUTUBRO de 2016 - Profa. Márica Marques

MÓDULO VI: REDES, CONCEITOS E ANÁLISE

Redes – conceitos, metodologia: análise de Análise de Redes Sociais, para conhecer as relações das redes; Estudos de Usuários, para entender os indivíduos na rede; análise de conteúdo e outras metodologias para busca das diferentes vozes na rede (aplicar pesquisa de redes que envolvem o hub Cedoc da FAC).

TAREFA 6

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UnB - FACULDADE DE COMUNICAÇÃO - FAC

07/04/20 ~ 20\11\21 - Prof. Medeiros Neto

MODULO VII: PENSAMENTO COMPUTACIONAL, JOGOS   E  ALGORITMOS
PARTE A - PENSAMENTO COMPUTACIONAL
A1) Teoria/O que é o Pensamento Computacional?
 
     ii) Fazer Download: TCC/CIC PENSAMENTO COMPUTACIONAL-RAMOS__A-2014-CIC

A2) Justificativas para estudantes de comunicação aprender sobre o pensamento computacional e a programar computadores?

i) Programa Ciência sem Fronteira: MDM-PVE/CAPES & CNPq (Aqui neste site) : http://www.filosofiacienciaarte.org/index.php/projetos-onto-semant/889-mdmultimodal

ii) Comunicação Digital & Jornalismo de Inserção (LIVRO do LABCOM da UFMA, 2017) : http://www.filosofiacienciaarte.org/index.php/servicos2/987-labcom-maranhao

iii) Publicidade e as TIC: http://unicapropaganda.com/site/tendencias-2017-marketing-digital-e-tecnologia/

iv) Jornalismo de multiplataforma : (UFPb) http://www.filosofiacienciaarte.org/index.php/bmn-projetos-de-pesquisa/1008-jornalismo-em-ambiente-multiplataforma

v) A formação  de profissionais e pesquisadores em "ciberjornalismo" : http://www.ciberjor.ufms.br/wp-content/uploads/2017/08/Performance-Ciberjornalismo.pdf

vi) E a Publicidade & e o Marketing ? Na Web temos muitas aplicações.

A3) Ambiente Computacional e seus Conceitos

a) O que o computador faz?

b) Conceitos Iniciais: Dados, Metadados, Dados Abertos, Big Data, Algoritmo;

c) Diferença entre Software e Hardware e entre programas de sistema e aplicações;

d) O que é linguagem de programação? Aspectos e diferença entre alto nível e baixo nível

 e) The high failure rates in programming courses require the study of innovative ways of teaching in the classroom. In this context, collaborative learning can motivate and engage students actively in the learning process. 

PARTE B : JOGOS

Uso de jogos para o entendimento do Pensamento Computacional. 
 
B1) Básico (praticar) https://code.org/minecraft
 
B2) Esse é o mais avançado (praticar), faço o do pássaro e o do labirintoApresenta Introdução aos Algoritmos. Jogos para suporte  à  aprendizagem das linguagens de Programação. https://blockly-games.appspot.com/?lang=pt-br

PARTE C : ALGORITMOS

C1) O que é um ALGORITMO? As formas mais conhecidas, podemos citar: a) Descrição Narrativa; b) Fluxograma Convencional; c) Pseudocódigo, também conhecido como portugol.

IMPORTANTE: Ver o  texto em anexo (Attachments):  Algoritmos e Programação de Computadores Disciplina: 113476 Profa. Carla Denise Castanho

Parte Prática:

     i) Fazer DownLoad: Algoritmos e Programação deComputadores -CIC/UnB:Attachments:Download this file (3-RepresentacaoAlgoritmos.pdf) Algoritmos e Programação deComputadores -CIC/UnB:[ ]174 kB

    ii) http://fundacaotelefonica.org.br/noticias/a-programacao-de-computadores-e-para-todos/

    iii) PROGRAMAÇÃO GRÁFICA: http://programae.org.br/

C2) Perspectivas dos Algoritmos:

http://www.pewinternet.org/2017/02/08/code-dependent-pros-and-cons-of-the-algorithm-age/

Parte Prática:

I) Jogo para aprendizagem da Ciência da Computação: https://br.codecombat.com/

Minecraft Hour of Code Tutorials:: https://code.org/minecraft (COLOCAR NO SLACK)

II) Fazer uma discussão(Google Meet) e revisão no Tutorial: Porque estudar Ciência da Computação (2018 p/2021)

 III) Identificar a melhor definição sobre Pensamento Computacional para você (Colocar no Slack) 

REFERÊNCIAS: 
LEITURAS COMPLEMENTARES:
a) Os desafios da inteligência coletiva e os algoritmos. 

=> https://www.researchgate.net/publicatio ... ltext=true

 

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