Preparação de Aulas Virtuais
DICAS
i) Como usar (funciona) o Google meet: https://www.youtube.com/watch?v=WZak2y9w6_o
ii) Como utilizar o seu celular como Webcam: https://www.youtube.com/watch?v=e42CX2hJ1qU
iii) OSB
DICAS
i) Como usar (funciona) o Google meet: https://www.youtube.com/watch?v=WZak2y9w6_o
ii) Como utilizar o seu celular como Webcam: https://www.youtube.com/watch?v=e42CX2hJ1qU
iii) OSB
Informamos que o MORE está passando por uma reformulação para que seja possível ampliar o portfólio de funcionalidades.
Atualmente é possível armazenar suas referências por coleções criadas segundo suas necessidades e/ou preferências. Também é possível pesquisar e importar uma referência para o seu rol de referências.
Encontra-se disponível a possibilidade de geração de referências a documentos jurídicos (legislação e jurisprudência), patentes, partituras, normas técnicas, slides, filmes e vídeos, além da manutenção das funcionalidades anteriores.
Seus dados e suas referências seguirão preservados.
http://bibliothings.blogspot.com.br/2014/03/faca-referencias-bibliograficas-de-um.html
A normalização de trabalhos acadêmicos, teses e dissertações é hoje uma
das exigências para a qualificação dos cursos de graduação e pós-graduação
emtodo o país. A ISO – International Organization for Standardization é o
órgão internacional responsável pela criação de normas na área científica,
juntamentecom as agências de cada país.
A ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicasé a agência membro
da ISO responsável pelas normas no Brasil.
A Biblioteca da PUC Minas com este trabalho vem suprir as necessidades
dacomunidade acadêmica da Instituição, na produção de textos, seja para
apresentaçãode trabalhos exigidos pelas disciplinas, seja para defesa de
teses e dissertações.
Na resenha acadêmica crítica, os oito passos a seguir formam um guia ideal para uma produção completa:
Na resenha acadêmica descritiva, os passos são exatamente os mesmos, excluindo-se o passo de número 5. Como o próprio nome já diz, a resenha descritiva apenas descreve, não expõe a opinião o resenhista.
Finalmente, na resenha temática, você fala de vários textos que tenham um assunto (tema) em comum. Os passos são um pouco mais simples:
O outro tipo de resenha é aquele que serve para divulgar uma obra, simplesmente. Ele permite ao leitor tomar conhecimento do livro, filme ou artigo de que trata a resenha e, consequentemente, decidir se deseja lê-lo ou assisti-lo. Esse tipo é muito comum quando referida a uma obra da literatura, o que constituirá uma resenha literária.
Antes de iniciar a produção do texto há alguns passos importantes que você deve considerar para que a qualidade do seu trabalho possa atingir um patamar de excelência.
Chega a ser ridículo ter que colocar este ponto, mas já vi MUITA gente fazendo resenhas de livros que nunca leu, de filmes que nunca assistiu ou de palestras às quais não compareceu. Soou familiar? É uma realidade crescente entre os estudantes universitários.
Mas você não pretende ser um desses, certo? Então o primeiro passo é conhecer o objeto que será resenhado.
Um detalhe importante: essa sua leitura deve ser rápida, com o objetivo de conhecer a obra como um todo. Portanto, não faça anotações e nem sublinhe nada.
Ok, você vai achar que estou exagerando. Porém, o fato é que na primeira leitura que fazemos de qualquer coisa há muitos elementos que passam despercebidos.
É nessa etapa que devemos, lentamente, analisar aspectos mais pontuais da obra que será alvo da resenha. Use a técnica de sublinhar, fazer esquemas com as ideias principais (tanto da obra quanto de cada capítulo) e tente estabelecer relações entre tudo isso.
Algo que eu faço e que ajuda muito: fazer perguntas e anotá-las no canto das páginas (se você estiver resenhando um material escrito, claro). Isso força você a pensar sobre o material que tem em mãos.
Muitos já começam a escrever a resenha logo após a leitura do material. ERRADO!
Você deve para um tempo para pensar sobre tudo, rever suas anotações, formar uma opinião e, quem sabe, até buscar outras fontes que tratem dos mesmos assuntos, para poder fazer contrapontos em seu texto.
Se possível, essa pausa deve durar mais de 24h, mas não ultrapasse as 72h para que as ideias não lhe fujam da memória.
Faça mais anotações e já tente formular os argumentos que utilizará em seu texto.
Partindo de tudo que foi dito, talvez você já tenha uma boa ideia sobre o que escrever em sua resenha e até mesmo sobre a estrutura que deve seguir. Mas vamos falar especificamente de uma das perguntas que eu mais ouço dos alunos: Como começar uma resenha?
Há uma série de questões que você deve tentar responder em sua introdução. Veja:
Evidentemente, você não precisa responder a todas essas questões, sendo elas sugestões que você pode utilizar no início de sua resenha.
Outro ponto em que muitos têm dúvidas é na hora de escrever a conclusão.
Esse espaço final da resenha serve para expor sua avaliação geral sobre a obra.
Até aqui você já deve ter discutido os argumentos do autor e como ele os defende, assim como ter avaliado a qualidade e a eficiência de diversos aspectos do livro ou artigo.
Agora é o momento de avaliar o trabalho como um todo, determinando coisas como se o autor conseguiu ou não atingir os objetivos propostos e se a obra contribui de maneira significante para a área de conhecimento da qual faz parte.
Ao escrever a conclusão, você pode considerar as seguintes perguntas:
Se você busca modelos prontos para ter uma ideia de como cada tipo de resenha deve ser, você pode acessar meu outro artigo sobre o assunto, em que vários modelos em PDF estão disponíveis para download:
Fazer uma resenha parece muito fácil à primeira vista, mas devemos tomar muito cuidado, pois dependendo do lugar, resenhistas podem fazer um livro mofar nas prateleiras ou transformar um filme em um verdadeiro fracasso.
As resenhas são ainda, além de um ótimo guia para os apreciadores da arte em geral, uma ferramenta essencial para acadêmicos que precisam selecionar quantidades enormes de conteúdo em um tempo relativamente pequeno.
Agora é questão de colocar a mão na massa e começar a produzir suas próprias resenhas! E para você que quer aprender ainda mais e melhorar sua escrita, indico o Curso de Escrita e Redação que fiz no site Cursos 24h. Nele você aprenderá técnicas avançadas para produzir textos atraentes e profissionais.