LIVE TECH Friday:: LIVE DO DIA 02 DE OUTUBRO DE 2020

TECNOLOGIAS E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO: Professores e Alunos estão preparados

 Sejam todos muito bem vindos a esta LIVE ! É uma grande honra abordar com vocês, um assunto tão importante para o país. Muito Obrigado por terem aceitado o nosso convite.

FUNDAMENTAÇÃO “A Sociedade Contemporânea está em um processo sem precedentes de imersão no meio digital (computação), em um ambiente de comunicação global, ubíquo, participativo e interativo […]: como explorar este novo meio e suas facilidades para aumentar o processo de Cognição Social e dirigir o desenvolvimento humano contra a desigualdade persistente? ”

:: http://www.filosofiacienciaarte.org/index.php/introducao-tic/1075-prefacio2 

REQUISITOS:

A)    Criar um grupo  para coordenar as atividades inerentes ao programa TECH Friday Edição 54,   a ser realizado nesta sexta-feira, dia 2 de outubro com os professores Benedito Medeiros Neto, Jovino Francisco Filho e a professora Caroline Queiroz dos Santos.

B)    Seguir o documento com  as diretrizes básicas da produção do programa.

E)    Elaborar 3 sugestões para Título, e fazer  divulgação ao público.

Tema1: USO DAS TIC – Tecnologias da Informação e da Comunicação NO ENSINO PRESENCIAL REMOTO NO MEIO DA PANDEMIA: desafios e oportunidades.

Tema2: USO DE TIC NO AMBIENTES DE ENSINO E DO CELULAR\APLICATIVOS: Como está isto?

Tema3: O NOVA ESCOLA JÁ MOSTRA A SUA CARA? Ou apenas usa-se mais TIC?

ROTEIRO DA LIVE TECH Friday Edição 54

CV dos Palestrantes:

CONVIDADOS: Caroline Queiroz dos Santos  is Professor in Information Systems (Computer Science) at the Federal University of Jequitinhonha and Mucuri Valleys (UFVJM), and PhD in Computer Science at PUCRS, Porto Alegre (RS), Brazil. Her interest areas of research are: data visualization, HCI, storytelling, and social computing – Professora na UFVJM (Diamantina\MG). Redes Sociais: Instagram: Carolqueiroz. Facebook ; Carol Queiroz.  Twitter ; Carolqueiroz. __ LinkedIn; Caroline Queiroz

Benedito Medeiros Neto.  Pos-Doutorado/Informática: FrameWork Semântico para Jornalismo pelo CIC/IE/UnB (2018). Pós-Doutorado: Literacy digital e mobile learning pela Escola de Comunicação e Arte/USP (2014). Doutor em Ciência da Informação: Avaliação de programas de Inclusão Digital, pela Faculdade de Ciência da Informação da UnB (2012).

Diretor de Inovação e Desenvolvimento da IBrTec

Social Media: LinkedIn:: https://www.linkedin.com/in/benedito-medeiros-neto. Facebook:: https://trello.com/. Instagram:: https://www.instagram.com/beneditomedeirosneto/. Twitter:: https://twitter.com/beneditomedeiro

 FRASES SIGNIFICATIVAS:

Frases delineando uma possível sequência a ser seguida pelas nossas perguntas durante a entrevista, pois não se trata de palestra, nem de apresentação formal. A dinâmica do programa está mais para "um bate-papo tipo de boteco, bem relax, tranquilo e calmo" entre amigas e amigos, para provocar a maior empatia possível a quem assiste.

F1: Como era o uso das TIC na Educação antes da COVID -19?

F2: Estamos no meio pandemia, e como está educação superior?

F3: Podemos ainda dizer que foi um uso emergencial das TICs na Educação durante a pandemia?

F4: Podemos identificar agora, quais os métodos de ensino mais usado na pandemia ?

F5: Na educação o que acontecendo no Brasil é diferente em outros países ?

F6: Quais as TIC que têm maior sucesso na pandemia, neste momento ?

F7: Demissões de professores é um fato? Porque ?

F8: Os provedores de soluções tecnológicas para educação estão faturando mais, no meio da pandemia ?

F9: Pós pandemia: quais os desafios e as possibilidades de uso das TIC na Educação?

F10: O que muda daqui para frente? Dentro e fora da sala de aula?

 

INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO TEMA

ÁREA DE ESTUDO: USO DE TIC NO AMBIENTES DE ENSINO E FERRAMENTAS\APLICATIVOS

https://www.facebook.com/watch/live/?v=1306658302828426&ref=watch_permalink

FOCO: O uso das medias sociais, sistemas apoio ao ensino e as ferramentas pedagógicas para ensino superior, antes, durante e depois da pandemia.

OBJETIVO: Fazer um debate entre especialistas em computação e educação de ensino e provedores de soluções, frente aos desafios postos, com os avanços e retrocessos do uso intensivo das TIC no ensino, pesquisa e extensão universitária.

DESENVOLVIMENTO: Nós estamos desenhando a proposta para um Live que atenda uma audiência de profissionais de TIC, professores, estudantes de nível superior, profissionais da educação, gestores de unidades de ensino e publico em geral.

Foram escolhidos 3 profissionais  com uma longa prática de uso das TIC no ensino, na pesquisa e em projetos de inclusão digital. A proposta era ter especialistas que se complementam e dão contorno a uma visão e reflexão das TIC nas práticas dentro e fora da sala de aula. E a partir destas 3 pessoas  espera-se fluir um trabalho colaborativo.  

Portanto, trata-se, basicamente, de uma crítica aos erros praticados antes da pandemia, uma observação aprofundada do mento em vivemos, e recomendações do uso das novas mídias, softwares, plataformas de ensino, e meios audiovisuais. espera-se que se consiga trazer para o debate as TIC como suporte ao ensino superior nas suas diversas modalidades, bem como trazer para a linha do tempo, ou seja, como era antes, como está acontecendo o ensino remoto. E finalmente, levantar assertivas e  perspectivas, como um desenho futuras de um modelos da Educação 3.0.

Obs.: Mas podemos ajustar para atender a produção da LIVE.

Bloco 1: Como era antes o uso das TIC? Identificar os mercado de produtos deste setor. Como foi a aceitação das novas metodologias, tais como a Aprendizagem Significativa, Aula Invertida,  etc. Apontar as vantagens e desvantagens do ensino até o ano passado (CA/Curso de Pós +)

Bloco 2: Vivenciamos a crise nas universidade publicas e particulares, e as soluções que foram aos poucos mais aceitas. O uso de oficinas para os Professores, e uma vota pelo mundo. (BMN/IBrTec + ) 

Bloco 3: Avaliação de cenários para o ensino nas universidades e nas organizações. Os impactos positivos das TIC no Modelo de Ensino. Elaboração de um estudo de caso: EduCorporate/IBrtec.

 

APLICAÇÃO DO MODELO 4 C=COLABORATIVO

C1 - COMUNICAÇÃO : (i) Slack Comunica: https://medeiros.slack.com/

https://slack.com/signin  

(ii) e-mail UnB : Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. https://webmail.unb.br/?_task=mail&_mbox=INBOX

C2 - CONEXÃO : (i) WhatsAPP; (ii) Telegram

C3 - COORDENAÇÃO: (i) MOODLE UnB: https://aprender.unb.br/index.php Aprender3: 

(iii) Site em Joolm - FCAd.org: www.filosofiacienciaarte.org 

(iv) Trello - Coordenahttps://trello.com/

 C4 - COOPERAÇÃO :

(i) MOODLE UnB: PLATAFORMA MOODLE : https://aprender.unb.br/index.php - https://www.cead.unb.br/fale-conosco

(ii) Microsoft Teams: https://teams.microsoft.com/_#/school//?ctx=teamsGrid - https://www.office.com/?omkt=pt-br&auth=2

(iii) Google Classroom : Google Ambiente FAC /UnB

 Google Meet - Ensino Remoto: https://meet.google.com/?authuser=0

(iv)  Armazenamento: (i) Programas e Sistemas: Github - Acervo de programas - https://github.com/bmedeirosneto/TacProgWeb

(v) - Armazenamento de documentos: (i) Google Drive: 

PRÁTICA DE ENSINO

A) Disciplina INTRODUÇÃO Á ATIVIDADE EMPRESARIAL - 1 2020 da FT\UnB

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1WVNbiIf4n87tn71510c8WSmIItXtawItfUgx5uv-1WY/edit#gid=1872185366

B) Disciplina  1 2020 Programação Web & Jornalismo de Dados - CIC\UnB

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1H75l4k9QerEWfwrG2f292wcW4i8TXHBa/edit#gid=1038776580

C) <<Carol>>

....

 

REFERÊNCIAS\LIVES:

1) Mediação Tecnológica no Ensino Presencial. 1o mesa: Mediação Carol Queiroz:: https://youtu.be/Yl6gw4A3kpM

2) Lives Horizontes - Princípio da Educação Online. Nesta live, Prof. Mariano Pimentel (UNIRIO) fala sobre educação online e seus princípios, conversando conosco sobre os desafios e possibilidades que a educação online oferece.

:: https://youtu.be/BDUJvwlrUJY

3) Ensino Remoto e EAD: CEAD UnB :: https://www.cead.unb.br/

4) Faculdade de Comunicação:: http://fac.unb.br/ 

 5) Princípios da Educação Online: para sua aula não ficar massiva nem maçante!:: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/05/principios-educacao-online/

6) Aprendizagem online é em rede, colaborativa: para o aluno não ficar estudando sozinho a distância:: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/06/aprendizagem-em-rede/

 

Adicionar novo comentário

  

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Quem está Online

Temos 45 visitantes e Um membro online

  • medeiros

Palavras-chave

Buscar