A LUTA PELA VIDA, O OBJETIVO DA VIDA E A REALIZAÇÃO DA VIDA

"Impressionados por um lado com as terríveis críticas que os assim chamados ateus fazem a Deus, críticas que resultam talvez de um sentimento de compaixão pelo mundo e pela humanidade, e, por outro lado, impressionados pela maneira como os representantes da Igreja defendem o amor de Deus por suas criaturas, decidimos falar-vos de modo mais preciso sobre o objetivo da vida, o objetivo de vossa vida pessoal.

Por mais divergentes que sejam as opiniões dos seres humanos, todos estão de acordo ao afirmar que não é possível que a vida não tenha sentido algum, pelo simples fato de que o homem foi criado por Deus. Tudo o que Deus criou neste imenso mundo foi com grande e sábia intenção, embora o homem nem sempre perceba isso e nem sempre compreenda o que se passa ao seu redor." 

https://www.pentagrama.org.br/produto/o-verbo-vivente/

1. O caminho da serpente

"Nos documentos do Espólio, Fernando Pessoa alude muitas vezes a via hermética que através da chamada Igreja Gnóstica é  transmitida aos Templários. Esta é, para ele, a verdadeira Igreja, e a via hermética a verdadeira via. Mas já na documentação  publicada em Páginas Intimas e de Auto-Interpretação, e Sobre Portugal, existem referencias à Gnoses e aos gnósticos que importa salientar: Esta heresia (a Gnose) não desapareceu nunca. Opressa, esmagada exteriormente, essa seita tornou-se secreta, desapareceu da evidencia histórica, mas não da vida." (pg. 12).

 

"O facto, porem, é que, qualquer que seja o caminho que tomemos, não devemos fazer antes de termos percorrido os graus preparatórios, os graus de neófitos. Misticismos procurar transcender o intelecto (pela intenção), a Magia aspira transcender o intelecto pelo superior. Mas para transcender uma coisa devidamente, é preciso primeiro passar por essa coisa. A vantagem do caminho gnóstico é que menos tentação de alcançar o intelecto superior sem passar pelo inferior - uma vez que ambos são intelecto e há uma diferença de quantidade entre um e outro - do que nas vias místicas e mágicas, onde há uma diferença de qualidade, não de quantidade entre emoção e intelecto, entre vontade e o intelecto." (pg. 59).

OS MISTÉRIOS GNÓSTICOS DA PISTIS SOPHIA CONSIDERAÇÕES

POR J. VAN RIJCKENBORGH COM UM PREFÁCIO DE CATHAROSE DE PETRI LECTORIUM ROSICRUCIANUMSOBRE O LIVRO I DA PISTIS SHOPIA

"Por meio deste livro. Os mistérios gnósticos da Pistis Sophia, ressoa outra vez o chamado divino para o mundo e humanidade, sobretudo para que conheçam o grande mistério do reino de Deus. E quem compreende esse chamado se torna capaz de encetar o caminho de retorno ao campo de vida original.

Para alcançar esse objetivo, cada ser humano necessita a Sophia, a sublime sabedoria divina, como guia no caminho à sua frente.

        Atravessando todas as esferas dos éons,

        caminha a Pistis Sophia,

        depois de ter purificado no Gólgota

        o santuário do corpo.

 

        Nenhum poder do mal pode impedi-la

         de abrir a vontade para o Espírito.

         Entoando os cânticos de vitória,

         ela ingressa agora na eterna festa do amor."

 

 

 

 A crise da Pistis Sofia ocorre durante o seu quinto cântico de arrependimento: agora sua condição existencial precisa comprovar-se. É por esse motivo que ao cântico da demolição POR J. VAN RIJCKENBORGH COM UM PREFÁCIO DE CATHAROSE DE PETRI LECTORIUM ROSICRUCIANUM deve seguir-se o cântico da rendição e não o heroísmo, pois heroísmo em horrível penúria é uma grande obsessão, uma fatalidade. Não, a Pistis Sofia simplesmente aceita o destino que então lhe coube. Atingida pelo mal, ela não diz: “Não sinto dor”, como uma heroína de romance. Ela é, na realidade, apura imagem da rendição (J. van Rijckenborgh. Quinto Cântico de Arrependimento: o Canto da Rendição. Mistérios Gnósticos da Pistis Sophia, 2012. Pg. 419).

https://www.pentagrama.org.br/wp-content/uploads/dlm_uploads/2019/08/pistis_sofia.pdf

e o seu chamado no eterno presente. J van Rijckenborgh. Uma publicação do LECTORIUM ROSICRUCIANUM - ESCOLA ESPIRITUAAL DA ROSACRUZ ÁUREA. São Paulo Brasil, 1989. 


URE 

 

 

http://www.pentagrama.org.br/livros/gnosis-original-egipcia-tomo-2.pdf

https://m.livrariacultura.com.br/p/livros/esoterismo/arquignosis-egipcia-a-v3-1244558

 

I - O MISTÉRIO DO BEM

“ Entre o homem nascido da natureza e o bem está a senda, a senda que leva à participação do bem. Aquele que deseja trilhar essa senda deve começar a não se prender a nada, a nada se prender no sentido acima exposto. Somente quando já não estiverdes apegados à natureza em que nascestes e fostes educados, quer em relação ao amor, quer em relação ao ódio, podereis viajar com a alma de Belém ao Golgota. Então, podereis trilhar a senda rumo à unidade divina, ao bem único.

Coloquemos-nos então, como viajantes ansiosos, diante do mistério do bem. Tentemos desvendar esse mistério. “ (página 12)

III - A SENDA DA AUTO-AJUDA

(página 17)

IV - O CAMINHO PARA A LIBETAÇÃO

(página 31)

V - A ILUSÃO DA BONDADE DO MAL

(página 35)


Leia mais:A ARQUIGNOSIS EGÍPICA 3

 

 Um candidato, um   buscador, não é somente    impelido a buscar, mas ele também é guiado. Cabe   fazer agora uma advertência clara acerca deste tema. O fato de ser guidao, de ter encontrado eventualmente um sistema, um caminho que conduz àlibertação para fora do poço, não é isento de compromisso. Todas as escolas de sabedoria do mundo sempre fizeram mençãl a um "preço"como condição de admissão. Hermes Trismegisto a diz a propósito disso: "Deus quis que a ligação com o Espírito estivesse ao alcance de todos as almas, como prêmio da corrida".

Tudo tem seu preço! As palavras do irmão Z. W. Leene, expressas com vigor ao final de sua vida, são um forte exemplo disso:  

ereis servir à humanidade?

Elevai em vossa vida 

Bondade - Verdade - Justiça!

Mas, amigos, já sabeis o preço?

O preço ultrapassa a totalidade de

vossos bens materiais."

Frases retiradas do Livro de Antonin Gadal. O TRIUNFO DA GNOSIS UNIVERSAL. Jarinu, SP: Pentagrama, 2017. pg. 41.

LINKS: http://www.pentagrama.org.br/

http://www.rosacruzaurea.org.br/eventos/brasilia

 

 

Quem está Online

Temos 52 visitantes e Nenhum membro online

Palavras-chave

Buscar