PRÓXIMO ENCONTRO COM HOMENS E MULHERES NOTÁVEIS

Em 01  de Novembro de de 2019 será com MICHEL SERRES

Recomenda-se uma olhada nestes links ANTES:

1)    http://www.filosofiacienciaarte.org/index.php/filosofia/pensadores/966-michel-serres

2)    http://www.filosofiacienciaarte.org/index.php/filosofia/homens-mulheres-notaveis/1014-meu-teste-de-homens-mulheres-notaveis

3)    http://www.filosofiacienciaarte.org/attachments/article/895/Antonio%20Miranda%20MESTIC%CC%A7AGEM.pdf

4)    http://www.filosofiacienciaarte.org/index.php/filosofia/homens-mulheres-notaveis/605-teste-do-renato

 5)    http://www.filosofiacienciaarte.org/index.php/filosofia/homens-mulheres-notaveis/1015-reuniao-no-leao-da-serra-virtual-14-01-2-17

6)    http://www.filosofiacienciaarte.org/index.php/filosofia/pensadores/895-antonio-miranda

Michel Serres: Fico feliz pela pergunta, porque se, quando jovem, fiz filosofia, foi só para tentar obter essa resposta. Porque eu tinha uma formação científica, era matemático e físico e meus professores nos haviam ensinado – era nosso ambiente na época – que a ciência só podia fazer o bem à humanidade e que estava a seu serviço. E praticávamos a ciência com muito entusiasmo, porque tínhamos certeza de que era para o bem da humanidade, de que era algo sempre bom. E, de repente, em 1945, explodiu a bomba atômica americana em Hiroshima.

Para o filósofo francês "não há progresso sem utopia", e a maioria das grandes descobertas ou dos progressos locais teria vindo do sonho de alguém que nos precedeu.

http://www.rodaviva.fapesp.br/materia/386/entre

 

 
 
 Olá pessoal! É impressionante a capacidade de Flusser se posicionar além do seu tempo. Segue uma reflexão publicada em 1985 com o título “Ins Universum der technischen Bilder”, em português com o título O universo das imagens técnicas: elogio da superficialidade.
 
 

"Não é tão difícil imaginar coisas novas: difícil é imaginar a eliminação das coisas antigas: imaginar o desaparecimento das cartas, dos jornais dos livros," […] "da loja, do escritório, do dinheiro, dos cheques. O difícil  é  imaginar o desaparecimento do tecido social no qual vivemos, a derradeira decomposição dos grupos aos quais pertencemos. Podemos imaginar que estaremos concentrados sobre as nossas teclas e os nossos computadores em casa, mas dificilmente imaginaremos o desaparecimento das cidades, das aldeias, das nações, das culturas geograficamente distintas que tal concentração terá como efeito". Pag. 114

"Os problemas técnicos não exigirão, num muito próximo, nenhum conhecimento técnico por parte de seus utilizadores. Toda criança será apta a sintetizar imagens com computador sem saber nada quanto ao s processos complexos que provoca. O que caracteriza a revolução cultural atual é precisamente o fato que  os participantes da cultura ignoram o interior das caixas pretas que manejam. A situação cultural emergente elimina a aprendizagem e se contenta com a programação dos seus participantes". p 113

FLUSSER, Vilém. O universo das imagens técnicas: elogio da superficialidade.    - São Paulo: Annablume, 2008.


Leia mais:Encontro com VILÉM FUSSER- 31/Julho/16

Na reunião de 31/07 do Grupo de Pesquisa e Competência em Informação, foi apresentada pelo prof. Benedito Medeiros a proposta para criação de um livro colaborativo seguindo os princípios do AV3 e tendo como a principal referência a tríade de autores: Vilém Flusser, Michel Serres e Pierre Levy.
 
A discussão começou com a pergunta: "Como apresentar Flusser p/ um aluno do 3º ano de jornalismo?", e abordou questões sobre o contexto que os profissionais de comunicação vem passando com o avanço da tecnologia, a desvalorização do trabalho, dilemas e tendências.
 
Darley sugeriu a leitura de Zigmund Bauman, e sua inclusão como um dos autores principais, devido a sua abordagem sobre o pós-modernismos e em relação das questões apresentadas pelo Prof. Medeiros.
 
O Prof. Miranda fez considerações a respeito da produção da obra, formato de pesquisa e produção. Sobre o suporte à referência de pesquisa e metodologia. Assim como exemplos de produção e trabalhos realizados.
 
A ideia então seria dividir a redação do livro para diferente autores, acadêmicos e não acadêmicos, abordarem o tema sugerido e "contar a história pelo ponto de vista dos perdedores", ou seja, deixar um relato do ponto de vista do que não sendo beneficiados ou não inclusos na tecnologia, e estão sofrendo/perdendo com as transformações.
 
Os capítulos seriam escritos por um ou mais autores, sendo que poderiam ser multimídia, a obra será livre e aberta, conterá poemas, ilustrações, música, etc. É muito importante que o livro não seja convencional, nem no formato e nem na linguagem.
 
O livro através da abordagem multidisciplinar, contendo os princípios do AV3, irá procurar explicar as mudanças nas profissões (jornalismo, publicidade, rp...), na comunicação e nas ciências da informação, de uma forma mais utilitária do que acadêmica, a fim de responder questões do cotidiano para as pessoas e não para o ego dos autores. Por isso a importância de ser escrito por autores acadêmicos e não acadêmicos, por quem conhece a teoria e por quem utiliza.
 
O ambiente deve ser colaborativo, multimodal, de todos para todos, criativo e artístico.
 
Conceito: Explicando o futuro das ciências humanas, pela arte, pela cultura e pela filosofia.
 
Metodologia: Colaborativo, semântico e social.
- Revisão de literatura
- Estado da arte
- Testar os resultados no contexto (estudo de campo)
 
Instrumento: O homem na sociedade.
 
Objetivo: Um alerta para a sociedade, através de uma obra de arte digital, hipertextual, multimodal.

Clemetino - Municipio Bataguassu-MSA Visão do Cristo que tu vês

É a maior inimiga da minha visão.

A tua um grande nariz adunco como o teu,

A minha tem um nariz redondo como meu.

WILLIAM BLAKE, P. 200. 2010

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A potencia intelectual de um homem se mede pela dose de humor que ele é capaz de usar.

FRIEDRICH NIETZSCHE

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PRAUDE, Carlos Corrêa. Arte Computacional e Teoria Ator-Rede: actantes e associações intersubjetivas em cena. 2015. 247 f., il. Tese (Doutorado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

ABSTRACT
The objective of this research was to establish associations between the Actor-Network Theory (ANT) and Computer Art. ANT originated from researches investigating the dynamics of knowledge production within laboratory with the use of technological artifacts where humans and non-humans, called actants, were analyzed with the same level of importance. Computer Art finds its roots in Information Theory and in the signs systems that are proposed as objects from the perspective of Informational Aesthetics, as stated by Abraham Moles and Max Bense. Throughout Mole’s heuristic methodology process of recoding, which consists in importing the concepts from one area of knowledge into another, I articulated concepts known as actant, association, translation and inscription, from ANT, based on definitions presented by Bruno Latour, with the terms repertoire of elements, message, object and aesthetic states, from Informational Aesthetics. Developing the analysis of interactive installations, of my own creation, most of them being applied in theatrical staging, I investigated how ANT contributes to the innovation of aesthetic states in artistic production and I built a theoretical framework that collaborates to the creative process in terms of Computer Art. Expanding Informational Aesthetics with ANT, this research proposes an Aesthetics of Associations, which takes a different view focusing on the connections established between the actants participating in the art object.

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