Na reunião que aconteceu na terça-feira (07/01/2020), tivemos a oportunidade de conhecer o livro: INVERSO - Um  tributo a Michel Serres, de autoria do Professor e Poeta Antônio Miranda, livro de poesia-ensaio que já está disponível na Amazon (https://www.amazon.it/INVERSO-TRIBUTO-MICHEL-SERRES-poesia-ensaio/dp/1713196441) e será lançado oficialmente no dia 22/01/2020 em Águas Lindas/GO, ocasião em que os integrantes do grupo de pesquisa discutirão a obra do filósofo aplicada às suas linhas de pesquisa.

 http://www.filosofiacienciaarte.org/index.php/ciencia/leitura-recomendada/1154-michel-serres-incandecente

Durante a reunião de 07/01, foi citado pelo professor Medeiros a publicação mais recente de Michel Serres, o livro: Le gaucher boiteux.  Assim como os livros: Homo Sapiens e Homo Deus de Yurval Harari, como tema de estudo para uma análise do contexto atual da sociedade e do cenário sócio-político nacional, e também a entrevista de Jones Manoel por Caetano Veloso (https://youtu.be/afrQvy2Y7ls).

Darley Cardoso
experience/interface designer: darley.art.br

programa de treinamento: tripedal.net

--------------------

Displaying IMG_4395.jpg-----------

Memória do encontro de 14/11, onde inicialmente foi definida a data da próxima reunião no dia 01/11/19 às 18h na residência do Prof. Medeiros Neto, sobre o pensamento e obra de Michel Serres.

 VER ANTECEDENTES : http://www.filosofiacienciaarte.org/index.php/filosofia/homens-mulheres-notaveis/605-teste-do-renato

 

INÍCIO: Benedito Medeiros Neto, comentou sobre o seu aprofundamento da obra de Serres em sua recente visita a um dos discípulos mais dedicados do autor. Fez referência ao livro "Petite Pourcette" a respeito das mudanças cognitivas nas novas gerações (Geração Z), sobre pensamento analógico x pensamento digital. Medeiros apresentou como principal referência para o estudo a tríade de autores: Vilém Flusser, Michel Serres e Pierre Levy. Por eles terem uma ligação com o Brasil, todos foram docentes no país.

 

Antônio Miranda, o poeta vivo mais famoso da América Latina, apresentou seu novo livro onde através do poema ensaio, sintetiza os conceitos filosóficos de Edgar Morin. Também entrou em pauta o livro Metapoesia de João Cabral de Melo Neto e Dos Azuis Mais Distantes. Miranda também comentou a respeito das entrevistas de Ayres Britto no Roda Viva e do fundador da Embrapa, Eliseu Alves.

 

Darley Cardoso, apresentou seu estudo cartográfico e mapa dos desejos realizado no seminário temático no PPGAV / IdA, onde definiu como objeto de estudo o Portal da Poesia Iberoamericana e as principais obras do Prof. Antônio Miranda, a partir da interface e usabilidade do portal atual, demarcou as áreas de pontos focais e de interação do usuário, criando uma espécie de mapa térmico da interface. Em seguida, criou a partir da nuvem de tags dos principais conceitos relacionados a sua pesquisa um mapa tipográfico intercalando-o com o mapa de calor da interface. Para finalização do ensaio, selecionou os 5 poemas (concertista) que mais se apareceram nas obras pesquisadas.  A disciplina partiu de três obras/autores, que envolvem o pensamento sistêmico (Capra, 1982), o humanismo (Sloterdijk, 1999) em a cartografia do desejo (Rolnik, 1996). A apresentação do ensaio, ocorreu no anfiteatro do Museu Nacional após o encerramento do #18 Art, a ocasião também resultou em uma breve homenagem ao nosso (professor) poeta Antônio Miranda. Segue o resultado do trabalho: https://vimeo.com/364890187

--

Darley Cardoso
experience/interface designer: darley.art.br

programa de treinamento: tripedal.net

------------------

 


Entre com seu usuário para poder postar um comentário.

Parceiros

Bitugo Investimentos

Quem está Online

Temos 39 visitantes e Nenhum membro online

Palavras-chave

Buscar