=> Voltar ao início da disciplina/curso

 

 

A P R E S E N T A Ç Ã O    DA   D I S C I P L I N A  JD

I) APRESENTAÇÕES DOS ESTUDANTES E PROFESSORES

II) REQUISITOS PARA DISICIPLINA E MAPA DA DISCIPLINA

III) Objetivo da disciplina JD: TÓCPICOS ESPECIAIS EM COMUNICAÇÃO 2 -JORNALISMO DE DADOS

EMENTA: A disciplina tem como objetivo proporcionar a complementação do conhecimento na área de ciência da computação para comunicação social, notadamente o jornalismo, possibilitando a atualização e o aprofundamento em temas relacionados a ferramentas e ambientes de Tecnologia da Informação - TI. Propõem fornecer ao aluno as habilidades necessárias, do ponto de vista uso e prático, para a construção de conteúdos com busca de dados abertos na Web ou bases dados (Big Data).

OBJETIVO GERAL: A disciplina tem por finalidade capacitar os estudantes de jornalismo para uso das ferramentas da Ciência da Computação na vida acadêmica, pessoal e profissional. 

A disciplina procura articular o desenvolvimento de competências de uso e apropriação das TICs com o desenvolvimento do trabalho colaborativo e em projetos e tarefas de construção de conteúdos. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

a) Busca-se promover o pensamento computacional e uso das ferramentas e softwares para o ensino, trabalho e  pesquisa, manipulação e transferência de dados e de documentos;

b) Facilitar-se a criação e a produção de conteúdos com base em pesquisa de dados, textos, imagens, vídeos e sua publicação nas novas medias eletrônica;

c) Identificar-se ferramentas de suporte à elaboração de pesquisa e tratamento de dados  para a elaboração de conteúdos, da vida acadêmica e profissional

 

IV) PROPOSTA DE EMENTA E PROGRAMAÇÃO. Disciplina base em JOR & TEC (Grupo JorTec da SBPJor) na FAC

V) USO DO PLANO ENSINO

Discutir e aprovar o PLANO DE ENSINO, Ambientação de ENSINO HÍBRIDO, Ensino On-line e Remoto 

V-A) METODOLOGIA DE ENSINO. e uso do conceito de SALA DE AULA INVERTIDA (Vide tutorial na programação).

V-B) AMBIENTES DE ENSINO\DESENVOLVIMENTO

I.1 - O FUTURO DO JORNALISMO & INTERNET: a) JORNALISMO E TECNOLO; b) CONVERGÊNCIA DE REDAÇÕES; TRANSMÍDIA; REDAÇÃO VIRTUAL; JORNALISMO MULTIPLATAFORMA; JORNALISTA MULTITAREFA;  WEB SEMÂNTICA; ONTOLOGIA;  JORNALISMO, MERCADO DE TRABALHO E ENSINO. => http://www.filosofiacienciaarte.org/index.php/comunicacao-informacao-computacao/162-informatica-e-sociedade/984-modulo-ii-o-futuro-da-internet

+++++++++++++++++++++++++++++

ATIVIDADES PRÁTICAS: Lista de exercícios para  os estudantes:  

QUESTIONÁRIO INICIAL (postar no Slack): 

0-IDENTIFICAÇÃO: ESCREVER a sua apresentação feita durante a aula (Nome; Idade; Curso; Semestre e Conhecimento de Computação/Informática).

1-Diante de tantas inovações tecnológicas, Ontologia, Internet, Dados e Mídias é possível pensar em quais seriam as perspectivas para o Jornalismo em 2022?

2-Como deve ser a preparação do  jornalista para lidar com esta nova realidade para você? 
 
3- Em uma lógica dos dados abertos (Linked Data) e Big Data, como você vê a utilização e a busca de dados hoje no Brasil?
 
4- Você acredita que os  jornalistas estão usando as medias digitais de  uma  forma inteligente e produtiva?
   
5- Agora falando especificamente  em “JORNALISMO DE DADOS”,  você chegou a pensar em um curso  para  produzir conteúdo jornalístico,  usando Big Data e dados da Internet?
 
6- Para finalizar, qual é o mínimo de conhecimento que um estudante de jornalismo deve ter para iniciar sua vida profissional com possibilidades de sucessos, hoje?
 
 
Resumo das suas primeiras Tarefas na Disciplina:
 
b) Responder ao Questionário e postar no Slack;

 


Quem está Online

Temos 28 visitantes e Nenhum membro online

Palavras-chave

Buscar