Linha do Tempo:

 

Durante mais de 35 (trinta e cinco) anos de vida profissional, tanto nas áreas  Telecomunicação, Pesquisa Operacional, Análise de Sistemas e Engenharia de Rede, Ciência da Informação e Ciência da Computação  eu desempenhei várias atividades técnicas, administrativas, de planejamento, de consultoria, de pesquisa e de ensino. Nossa primeira atuação profissional relacionou-se à construção das facilidades dos meios de comunicações e de redes de telecomunicações. Na segunda fase, o nosso foco passou a ser a análise de dados, os modelos matemáticos, a pesquisa operacional, os métodos estatísticos, os Grafos e as redes de transporte. Num terceiro momento, voltamo-nos para as redes de computadores, as redes de valor agregado, as redes corporativas, os sistemas de informação, a Intranet e a Internet. Mas, nos últimos anos minha atenção voltou-se plenamente para a Arquitetura da Informação, Gestão do Conhecimento e Comunicação da Informação, Programação de Computadores, Sociedade e Informática, Ontologia e Web Semântica, atuando nas  áreas da Ciência da Informação, Ciência da Computação e Comunicação, foco interdisciplinar  (TIC).

Formação:

Na Escola Superior de Administração Postal- ESAP/ECT foi Professor de Ensino Superior, e foi responsável pelas seguintes disciplinas: Matemática para Administração; Pesquisa Operacional e Informática (1978-1986). Elaborou sua Dissertação Mestrado na ESAP sobre o o Problema do Carteiro. O Mestrado foi Pesquisa Operacional/Teoria dos Grafos (Estatística e Métodos Quantitativos) pela UnB (1981).

A minha formação acadêmica nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC, da Pesquisa Operacional e da Ciência da Informação, iniciou em 1975 quando terminei meus cursos de Engenharia Elétrica/Eletrônica pela Faculdade de Tecnologia da UnB, depois com mestrado em Pesquisa Operacional, Analista de Sistemas e a formação na PPGCINF da Faculdade de Ciência da Informação, o que proporcionou um embasamento teórico-prático significativo para a realização de um bom curso de doutorado. Soma-se a isso a minha longa atuação profissional, notadamente, como Engenheiro Eletrônico, Gestor de Telecomunicação, Professor de Ensino Superior, Analista de Sistemas da ECT, Assessor da Vice-Presidência da ECT, Consultor de Inclusão Digital, permitindo um conhecimento mais abrangente e aprofundado em gestão de Correios e em Ciência  da Informação e Avaliação de Programas Sociais, assuntos relevantes para  minha proposta de Tese.     

Atuação profissional:

Na ECT foi Gerente de Diretoria (2002), Assessor da Vice-Presidência (1999), Assessor/Apoio Técnico (FAT) de Diretoria da Tecnologia e Infra-Estrutura(1998) e Analista de Sistema Sênior(2007).

Analista de Sistemas Sênior, Chefe de Divisão, Assessor da Vice-Presidência e Gerente de Diretoria: atuei 7 (sete) anos na área de Tecnologia da Informação da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT. Naquela oportunidade, estava empenhado na construção de rede de comunicação de dados e de serviços dos Correios na Internet (CorreiosNet) e na gestão de  sistemas de informação administrativos e operacionais. Acompanhei, ativamente, a chegada dos sistemas distribuídos, o fim dos antigos CPDs e o novo papel do usuário final frente aos sistemas de informação e o início da nova comunicação virtual nas organizações. Participei da construção da Intranet da ECT e dos serviços de rede como: acesso à Internet nas unidades administrativas e operacionais, correio eletrônico, Intranet, entre outros. Acompanhado a disponibilização destas infra-estruturas e serviços, percebi o valor da informação e o crescimento da comunicação empresarial dentro e fora das organizações, nestas novas mídias. Atuei fortemente no planejamento, projeto e implantação dos serviços e da Política de Segurança da Informação de todo ambiente. A partir de então, foquei a minha atuação na colocação das Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs, e em serviço da modernização de processos administrativos e operacionais. Identifiquei a Internet como um canal de comunicação da informação (sites e portais) do empregado, do cliente e depois a disponibilização do acesso à Internet para o cidadão (Projeto Porta Aberta dos Correios). 


Entre com seu usuário para poder postar um comentário.

Quem está Online

Temos 38 visitantes e Um membro online

  • medeiros

Palavras-chave

Buscar