Linha do Tempo:

 

Durante mais de 35 (trinta e cinco) anos de vida profissional, tanto nas áreas  Telecomunicação, Pesquisa Operacional, Análise de Sistemas e Engenharia de Rede, Ciência da Informação e Ciência da Computação  eu desempenhei várias atividades técnicas, administrativas, de planejamento, de consultoria, de pesquisa e de ensino. Nossa primeira atuação profissional relacionou-se à construção das facilidades dos meios de comunicações e de redes de telecomunicações. Na segunda fase, o nosso foco passou a ser a análise de dados, os modelos matemáticos, a pesquisa operacional, os métodos estatísticos, os Grafos e as redes de transporte. Num terceiro momento, voltamo-nos para as redes de computadores, as redes de valor agregado, as redes corporativas, os sistemas de informação, a Intranet e a Internet. Mas, nos últimos anos minha atenção voltou-se plenamente para a Arquitetura da Informação, Gestão do Conhecimento e Comunicação da Informação, Programação de Computadores, Sociedade e Informática, Ontologia e Web Semântica, atuando nas  áreas da Ciência da Informação, Ciência da Computação e Comunicação, foco interdisciplinar  (TIC).

Formação:

Na Escola Superior de Administração Postal- ESAP/ECT foi Professor de Ensino Superior, e foi responsável pelas seguintes disciplinas: Matemática para Administração; Pesquisa Operacional e Informática (1978-1986). Elaborou sua Dissertação Mestrado na ESAP sobre o o Problema do Carteiro. O Mestrado foi Pesquisa Operacional/Teoria dos Grafos (Estatística e Métodos Quantitativos) pela UnB (1981).

A minha formação acadêmica nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC, da Pesquisa Operacional e da Ciência da Informação, iniciou em 1975 quando terminei meus cursos de Engenharia Elétrica/Eletrônica pela Faculdade de Tecnologia da UnB, depois com mestrado em Pesquisa Operacional, Analista de Sistemas e a formação na PPGCINF da Faculdade de Ciência da Informação, o que proporcionou um embasamento teórico-prático significativo para a realização de um bom curso de doutorado. Soma-se a isso a minha longa atuação profissional, notadamente, como Engenheiro Eletrônico, Gestor de Telecomunicação, Professor de Ensino Superior, Analista de Sistemas da ECT, Assessor da Vice-Presidência da ECT, Consultor de Inclusão Digital, permitindo um conhecimento mais abrangente e aprofundado em gestão de Correios e em Ciência  da Informação e Avaliação de Programas Sociais, assuntos relevantes para  minha proposta de Tese.     

Atuação profissional:

Na ECT foi Gerente de Diretoria (2002), Assessor da Vice-Presidência (1999), Assessor/Apoio Técnico (FAT) de Diretoria da Tecnologia e Infra-Estrutura(1998) e Analista de Sistema Sênior(2007).

Analista de Sistemas Sênior, Chefe de Divisão, Assessor da Vice-Presidência e Gerente de Diretoria: atuei 7 (sete) anos na área de Tecnologia da Informação da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT. Naquela oportunidade, estava empenhado na construção de rede de comunicação de dados e de serviços dos Correios na Internet (CorreiosNet) e na gestão de  sistemas de informação administrativos e operacionais. Acompanhei, ativamente, a chegada dos sistemas distribuídos, o fim dos antigos CPDs e o novo papel do usuário final frente aos sistemas de informação e o início da nova comunicação virtual nas organizações. Participei da construção da Intranet da ECT e dos serviços de rede como: acesso à Internet nas unidades administrativas e operacionais, correio eletrônico, Intranet, entre outros. Acompanhado a disponibilização destas infra-estruturas e serviços, percebi o valor da informação e o crescimento da comunicação empresarial dentro e fora das organizações, nestas novas mídias. Atuei fortemente no planejamento, projeto e implantação dos serviços e da Política de Segurança da Informação de todo ambiente. A partir de então, foquei a minha atuação na colocação das Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs, e em serviço da modernização de processos administrativos e operacionais. Identifiquei a Internet como um canal de comunicação da informação (sites e portais) do empregado, do cliente e depois a disponibilização do acesso à Internet para o cidadão (Projeto Porta Aberta dos Correios). 

A turma é o CAP XIII,  que iniciou as atividades profissionais em 18 de dezembro de 1985 e os nomes dos colegas,  da esquerda para a direita, são Hélina Ayres, Margareth Carvalho,  Antonio Jairo Meneses, Alexandre Ribeiro, Stella Montalvão, Marcos Afonso Resende,  Rilma De Magalhães Rocha,  Ilves Ribas Caldas Junior, Leonidas Hollanda, Cristina Mesquita, Maria Cristina Borges, Amauri de Azevedo Nery e José Ademar Alexandre de Souza.

 

CAP XIII IMG 2685

  Em primeiro lugar, devo informar aos meus amigos da ECT que até hoje, eu estou  bem  ligado à Gloriosa Empresas, seja pelo POSTALIS e Serviço de Saúde, além do mais, tenho orgulho  disto.

O fato é que  suas presenças neste encontro  casual, me ajuda resgatar uma parte importante da  nossa vida. Isto faz sentido quando vejo o sorriso de  alegrias de todos nós. Ao mesmo tempo faz  lembramos de um tempo lúdico e marcantes que passou.

Bem alí  na Asa Sul, nas salas de aula da ESAP, nós mudávamos  a mossa trajetória  de engenheiro eletrônico e de telecomunicação para Professor Pesquisa Operacional e de Informática. Esta foi a primeira mudança significativa de uma série, mas impactante para sempre. Vou parando por aqui nas descrições. Certamente,  vocês  acompanharam-me em algumas das aventuras da Informática daqueles anos. Hoje tão diferente. E eu, por outro lado, presenciei a todos vocês nas suas aventuras e nos seus primeiros passos nos Correios.

Pensei um pouco sobre a pergunta Hélina, o que você faz para continuar firme, realmente, eu não tenho uma resposta de pronto, mas uma coisa que faço de 5 em 5 ano, é a leitura do Livro de Mirdad, vocês encontram algumas informações do livro aqui neste site, via busca. Nós doamos este livro para os amigos por longos anos. Agora com possibilidade de baixar na internet, fica bem mais fácil para conhecer o texto. Se gostarem comprem um exemplar.

Por fim, Lesma é um espaço no nosso site dedicado às pessoas,  e  estas coisas que acontecem em nossas vida, portanto, fiquem a vontade para participarem do FCAd.org. O site é administrado de forma artesanal e nunca está pronto, mais sempre aberto aos amigos.

Medeiros.

Mais Artigos...

Página 1 de 2

Quem está Online

Temos 53 visitantes e Um membro online

  • medeiros

Palavras-chave

Buscar