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UnB - FACULDADE DE COMUNICAÇÃO - FAC

07/04/20 ~ 20\11\21 - Prof. Medeiros Neto

MODULO VII: PENSAMENTO COMPUTACIONAL, JOGOS   E  ALGORITMOS
PARTE A - PENSAMENTO COMPUTACIONAL
A1) Teoria/O que é o Pensamento Computacional?
 
     ii) Fazer Download: TCC/CIC PENSAMENTO COMPUTACIONAL-RAMOS__A-2014-CIC

A2) Justificativas para estudantes de comunicação aprender sobre o pensamento computacional e a programar computadores?

i) Programa Ciência sem Fronteira: MDM-PVE/CAPES & CNPq (Aqui neste site) : http://www.filosofiacienciaarte.org/index.php/projetos-onto-semant/889-mdmultimodal

ii) Comunicação Digital & Jornalismo de Inserção (LIVRO do LABCOM da UFMA, 2017) : http://www.filosofiacienciaarte.org/index.php/servicos2/987-labcom-maranhao

iii) Publicidade e as TIC: http://unicapropaganda.com/site/tendencias-2017-marketing-digital-e-tecnologia/

iv) Jornalismo de multiplataforma : (UFPb) http://www.filosofiacienciaarte.org/index.php/bmn-projetos-de-pesquisa/1008-jornalismo-em-ambiente-multiplataforma

v) A formação  de profissionais e pesquisadores em "ciberjornalismo" : http://www.ciberjor.ufms.br/wp-content/uploads/2017/08/Performance-Ciberjornalismo.pdf

vi) E a Publicidade & e o Marketing ? Na Web temos muitas aplicações.

A3) Ambiente Computacional e seus Conceitos

a) O que o computador faz?

b) Conceitos Iniciais: Dados, Metadados, Dados Abertos, Big Data, Algoritmo;

c) Diferença entre Software e Hardware e entre programas de sistema e aplicações;

d) O que é linguagem de programação? Aspectos e diferença entre alto nível e baixo nível

 e) The high failure rates in programming courses require the study of innovative ways of teaching in the classroom. In this context, collaborative learning can motivate and engage students actively in the learning process. 

PARTE B : JOGOS

Uso de jogos para o entendimento do Pensamento Computacional. 
 
B1) Básico (praticar) https://code.org/minecraft
 
B2) Esse é o mais avançado (praticar), faço o do pássaro e o do labirintoApresenta Introdução aos Algoritmos. Jogos para suporte  à  aprendizagem das linguagens de Programação. https://blockly-games.appspot.com/?lang=pt-br

PARTE C : ALGORITMOS

C1) O que é um ALGORITMO? As formas mais conhecidas, podemos citar: a) Descrição Narrativa; b) Fluxograma Convencional; c) Pseudocódigo, também conhecido como portugol.

IMPORTANTE: Ver o  texto em anexo (Attachments):  Algoritmos e Programação de Computadores Disciplina: 113476 Profa. Carla Denise Castanho

Parte Prática:

     i) Fazer DownLoad: Algoritmos e Programação deComputadores -CIC/UnB:Attachments:Download this file (3-RepresentacaoAlgoritmos.pdf) Algoritmos e Programação deComputadores -CIC/UnB:[ ]174 kB

    ii) http://fundacaotelefonica.org.br/noticias/a-programacao-de-computadores-e-para-todos/

    iii) PROGRAMAÇÃO GRÁFICA: http://programae.org.br/

C2) Perspectivas dos Algoritmos:

http://www.pewinternet.org/2017/02/08/code-dependent-pros-and-cons-of-the-algorithm-age/

Parte Prática:

I) Jogo para aprendizagem da Ciência da Computação: https://br.codecombat.com/

Minecraft Hour of Code Tutorials:: https://code.org/minecraft (COLOCAR NO SLACK)

II) Fazer uma discussão(Google Meet) e revisão no Tutorial: Porque estudar Ciência da Computação (2018 p/2021)

 III) Identificar a melhor definição sobre Pensamento Computacional para você (Colocar no Slack) 

REFERÊNCIAS: 
LEITURAS COMPLEMENTARES:
a) Os desafios da inteligência coletiva e os algoritmos. 

=> https://www.researchgate.net/publicatio ... ltext=true

 


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