UnB - FACULDADE DE COMUNICAÇÃO - FAC
VOLTAR AO CONTEÚDO/DIRETÓRIO PC
PENSAMENTO COMPUTACIONAL NAS ÁREAS DE HUMANIDADES
MÓDULO I: Introdução ao Pensamento Computacional e Conceitos
MÓDULO I: PROJETOS COLABORATIVOS
MÓDULO II: O FUTURO DA INTERNET
MÓDULO III: PESQUISA EM BASES DE DADOS
MÓDULO IV: MAPAS MENTAIS
MÓDULO V: PROJETOS COLABORATIVOS EM REDE
MÓDULO VI: REDES, CONCEITOS E ANÁLISE
MODULO VII: MAPAS CONCEITUAIS
MODULO VIII A: PENSAMENTO COMPUTACIONAL JOGOS E ALGORITMOS
MODULO IX: APLICAÇÕES DE CIC & TIC
APRESENTAÇÃO
A TEORIA DA COMUNICAÇÃO HUMANA
DOCENTES: Prof. Benedito Medeiros Neto;Profa. Márcia Marques & Profa. Mônica Peres
A) Robert K. Lagan. QUE É INFORMAÇÃO? A propagação da organização da biosfera, na simbologia, na tecnosfera e na econosfera. CONTRAPONTO-EDITORA PUC RIO. 2012.
http://www.filosofiacienciaarte.org/index.php/ciencia/leitura-recomendada/186-que-e-informacao
B) Prof. Mauro de Oliveira IFCE/Aracati/Ceará. Sobre a Estética como a Quinta Linguagem
“Trocaria toda a minha tecnologia por uma tarde com Sócrates” (Steve Jobs)
Quatro linguagens parecem senso comum como indispensáveis numa Escola de qualidade. Português, matemática, inglês e informática são requisitos para o sucesso do aluno em qualquer atividade profissional. No entanto, ter apenas estas disciplinas nos currículos não é suficiente. Fazem-se necessárias estratégias que visem a proficiência do aluno motivando-o a ser também um protagonista pedagógico na construção de seu próprio caminho.
Além destas quatro linguagens, o mundo moderno está a exigir de nossos alunos outras habilidades, além das profissionais, tais como criatividade e comunicação. Estas duas habilidades são aqui definidas com Estética Profissional, uma quinta linguagem. A Estética, como linguagem, necessita da filosofia e da arte (música, teatro, dança, etc.) e precisa ser introspectada de forma intensa na vida do aluno.
Quem nunca entrou em um museu, nunca fez teatro e nem dançou, nunca tocou violão e nem cantou, etc., terá mais dificuldade para entender porque Steve Jobs “trocaria toda a sua tecnologia por uma tarde com Sócrates”. Caso contrário, o aluno será, provavelmente, menos criativo e se comunicará menos. Viverá menos intensamente... exatamente o contrário do que almeja uma “Escola Pra Valer”!