O sociólogo Manuel Castells é o maior especialista em sociedade de redes. E um dos que mais têm se dedicado a entender os novos movimentos sociais planetários. A revista Isto É desta semana publica uma entrevista com ele abordando as grandes manifestações brasileiras.
 
 
 
 
d) Castells: as grandes mudanças apenas começaram - POR 
MANUEL CASTELLS
– ON 13/10/2015

http://revistaforum.com.br/blogdorovai/2013/06/30/castells-diz-que-dilma-foi-a-primeira-lider-mundial-a-ouvir-as-demandas-das-ruas/

O que costuma mover esses protestos?

Manuel Castells is a Spanish sociologist especially associated with research on the information society, communication and globalization. Wikipedia
 
 

b) O ultraje, causado pela desatenção dos políticos e burocratas do governo pelos problemas e desejos de seus cidadãos, que os elegem e pagam seus salários. O principal é que milhares de cidadãos se sentem fortalecidos agora.

http://moglobo.globo.com/integra.asp?txtUrl=/pais/manuel-castells-povo-nao-vai-se-cansar-de-protestar-8860333

a) “Atual modelo de democracia representativa está esgotado”, afirma Manuel Castells

http://www.sul21.com.br/jornal/2013/06/atual-modelo-de-democracia-representativa-esta-esgotado-afirma-manuel-castells/

O sociólogo explica que estes novos movimentos sociais não são políticos em sua essência institucional e partidária, mas carregam consigo a característica de qualquer mobilização social: a de transformar instituições, culturas e pensamentos. Manuel Castells frisa que esse sempre foi o papel dos movimentos sociais. “As mudanças raramente se iniciam a partir das instituições políticas. Começam através das mobilizações na sociedade”, acentua.

Para ele, estes novos movimentos podem provocar, a médio e longo prazo, mudanças culturais e de mentalidade capazes de transformar a estrutura política do Estado. “As formas de democracia e de participação criadas pela humanidade com muito esforço ao longo do tempo se esgotaram e se cercaram das elites políticas e econômicas”, critica.


Entre com seu usuário para poder postar um comentário.

Parceiros

Bitugo Investimentos

Quem está Online

Temos 89 visitantes e Nenhum membro online

Palavras-chave

Buscar