PASSARELLI, Brasilina; RIBEIRO, Fernando; OLIVEIRA, LÍdia; MEALHA, ÓSCAR. Identidade conceitual e cruzamento disciplinares. In: PASSARELLI, B.; MALHEIRO, A. S. da; RAMOS, F. (Org.).e-Infocomunicação: estratégias e aplicações / organização de Brasilina Passarelli, Armando Malheiro da Silva e Fernando Ramos.- São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2014.p. 25-47.

O livro traz a público o conhecimento teórico e aplicado de dois grupos de pesquisa, português e brasileiro das ciências da informação e da comunicação, suas interseções e imersões  no  contexto da  Ciência da Computação (aqui referencias apenas  como plataformas e meios digitais). Ele é  direcionado para aqueles interessados em conhecer o impactos das tecnologias sobre as formas de expressão humana na sociedade contemporânea,bem como a informação como substantivo ou uma coisa como memória, ou a informação como verbo ou processoquando tudo migra para a rede ou nuvem (Logan, 2012), motivado pela    presença irreversível das TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), ou seja, um novo habitat para  estudantes, pesquisadores e pensadores aproximar-se da necessária revisão epistemologia candente.

Pontos de questionamentos:

A) Onde está Lèvy? 

 Resenha de Isa Freire (http://www.lti.pro.br/). http://www.ies.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/21812

B) Porque não transdisciplinar?

Os textos incluídos no livro exploram, de uma forma diferenciada, as relações das CIÊNCIAS DAS COMUNICAÇÕES, INFORMAÇÃO E COMPUTAÇÃO - C(CIC), ficando focada no espaço virtual e/ou on-line onde ocorre as operações, da mobilidade das redes (Internet das coisas, WiFi e 5G), nas interfaces homem-máquina, nas conexões digitais em suas mediações tecnológicas estruturante da nova disciplina, mas não avançando no hibridismo e convergência. Mas, diante dos movimentos em rede e seu uso intensivo na sociedade pós-moderna, a realidade dos corpos híbridos, até o futurismo do pós-humano, como alguns autores insistem (Santaella, 2010), faz sentido um olhar mais pragmático das atuis fronteiras dos campos interdisciplinares e transdisciplinares da  informação, computação e comunicação (MEDEIROS NETO; MIRANDA, 2015). 


Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Quem está Online

Temos 56 visitantes e Nenhum membro online

Palavras-chave

Buscar