box piloto_masterhttp://ies2.ex-br.com/php/

O PALMA é um Programa complementar de Alfabetização de Jovens e Adultos, composto de um conjunto de aplicativos que são executados em smartphones e um sistema WEB de gestão da aprendizagem.

https://www.facebook.com/palmaies2/


O objetivo geral do programa é desenvolver habilidades de leitura, escrita, compreensão de textos bem como a resolução de problemas elementares nas áreas da matemática e ciências para jovens e adultos com o uso de aplicativos para dispositivos móveis.

Duração:de 12 a 18 meses.  Público-alvo: Analfabetos acima de 15 anos.

Parceria com a UNESCO e Universidade da Paraiba:

http://www.ufpb.br/content/ufpb-assina-termo-de-cooperação-com-cátedra-e-ies2

Objetivos Específicos:

  1. Otimizar o tempo de alfabetização de jovens e adultos nas diferentes áreas e contextos;
  2. Reduzir a evasão escolar nos programas de Alfabetização de Jovens e Adultos;
  3. Melhorar o grau de fixação da aprendizagem;
  4. Elevar o nível de motivação do aluno para o processo de aprender a ler e escrever por meio digital;
  5. Melhorar as condições de vida dos alunos minimizando o constrangimento que a condição de ser analfabeto impõe;
  6. Promover o ensino individualizado via m-learning e garantir o prosseguimento nos estudos com o aparelho utilizado;
  7. Instrumentalizar o professor para o acompanhamento e controle da aprendizagem;
  8. Assegurar à entidade financiadora o controle efetivo dos resultados obtidos neste programa de alfabetização;
  9. Promover o estabelecimento de uma cadeia de cultura letrada;
  10. Ampliar a oferta de alfabetização para todas as regiões e viabilizar o cumprimento das metas propostas para o país.
http://educacao.uol.com.br/noticias/2012/10/25/uso-de-celulares-na-alfabetizacao-de-adultos-melhora-autoestima-afirma-matematico.htm

Tecnologia

As telas do PALMA

Detalhes técnicos sobre o PALMA

  1. Java 2 Platform Enterprise Edition (J2EE), web 2.0, escalável e multiplataforma;
  2. Instalação em ambiente Linux, Windows ou qualquer outro com suporte ao J2EE;
  3. O padrão de projeto usa a arquitetura MVC (Model-View-Controller), que visa separar as regras de negócio da aplicação que está sendo desenvolvida das regras de apresentação;
  4. O armazenamento de dados é realizado através do banco de dados MySQL ou Oracle;
  5. O acesso do usuário à aplicação será realizado através de um navegador web (Internet Explorer, Firefox ou Chrome).

A escolha do instrumento

  1. Fácil aquisição e manuseio: é um dos instrumentos tecnológicos mais populares do mundo (O número de aparelhos celulares no mundo atingiu 6 bilhões no 4º trimestre de 2011. Hoje, no Brasil, são aproximadamente 250 milhões* de linhas habilitadas);
  2. Baixo custo: o software desenvolvido funciona em aparelhos tipo smartphone com capacidade de processamento adequado, com um custo hoje aproximado de R$ 170,00*;
    Fonte : Anatel – Abril/2012
    *Valores referentes - mês de abril/2012
  3. Flexibilidade de horário: pode ser acessado 24 horas por dia, 7 dias da semana ao longo de todos os meses do ano conforme sua disponibilidade de estudo, aumentando significativamente o tempo de dedicação ao estudo, ou seja, uma escola continuada;
  4. Mobilidade: pode ser acessado de qualquer lugar e a qualquer horário;
  5. Educação Personalizada: o aluno, com o apoio do professor, estuda no seu ritmo, por meio da interação com o smartphone