“Análise das Citações aos Periódicos Científicos Brasileiros das Áreas de Informação” é o título do estudo apresentado durante o 3º Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria (EBBC), no qual foi divulgado o número de citações dos periódicos brasileiros em artigos científicos das áreas de informação (Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Informação, Documentação e Museologia). A revista Ciência da Informação, do IBICT, foi o periódico brasileiro mais citado no período que compreende os anos de 2009 e 2010.

O objetivo do estudo foi identificar os títulos de periódicos brasileiros mais usados pelos autores de artigos das áreas de informação, por meio da análise bibliométrica de uma amostra de artigos publicados no período. Segundo a pesquisa, a revista Ciência da Informação foi citada em mais da metade da amostra (32,1%), seguida das revistas Perspectivas em Ciência da Informação (15,4%) e DataGramaZero (14,6%). Esses números foram extraídos de 100 artigos que citavam periódicos brasileiros, dentro do universo de mais de 5 mil artigos analisados na pesquisa. Nessa contagem, percebe-se que a revista Ciência da Informação se destaca, tendo sido citada em 57 dos 100 artigos da amostra.

Segundo Jayme Leiro Vilan Filho e Raíza Veloso Arruda, autores da pesquisa, “Tais resultados fornecem subsídios para tomada de decisão de vários tipos, incluindo decisões sobre orientações a usuários e sobre políticas de formação de acervos em bibliotecas com acervos ligados às áreas de informação.”.


Quem está Online

Temos 43 visitantes e Nenhum membro online

Palavras-chave

Buscar