O MINISTRO DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA
E INOVAÇÃO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 87, parágrafo único, inciso II da Constituição Federal e de acordo com a Portaria MCT nº 1.037, de 10 de dezembro de 2009, resolve:
Art.1º. Criar o Comitê de Busca para subsidiar o Ministro na escolha do novo Diretor do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT, de acordo com o Art. 8º de seu Regimento Interno, aprovado pela Portaria nº 961, de 13 de dezembro
de 2006.
Art. 2º O Comitê será composto pelos seguintes membros:
Profa. Dra. Brasilina Passarelli, da Universidade de São Paulo - USP
Prof. Dr. José Palazzo Moreira de Oliveira, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
Profa. Dra. Lena Vania Ribeiro Pinheiro, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT
Profa. Dra. Mariângela Spotti Lopes Fujita, da Universidade Estadual de São Paulo, campus Marília - UNESP
Prof. Dr. Paulo Roberto Rio da Cunha, da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.
Parágrafo único. O Comitê será presidido pelo Prof. Dr. Paulo Roberto Rio da Cunha.
Art. 3º. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
MARCO ANTONIO RAUPP

Defesa de Doutorado - Autora: Greyciane Souza Linso  http://www.ppgcinf.fci.unb.br/index.php/defesas?start=30

Data: 22 de abril de 2013 - Horário: 9h - Local: Auditório

Composição da Banca: Presidente: Prof. Dr. Elmira Luzia Melo Soares Simeão; Membro externo: Jésus Lau (Universidade Veracruzana, México); Membro externo: Benedito Medeiros Neto (NAP- Escola do /USP); Membro Interno: Antônio Lisboa Carvalho Miranda Membro interno: Sofia Galvão Baptista; Membro suplente: Fernando César Lima Leite

Resumo: Este trabalho apresenta a identificação dos temas relacionados aos Estudos de Cibercultura e como estes podem colaborar com as pesquisas em Ciência da Informação. Apresenta, na revisão de literatura, o contexto histórico e teórico da cibernética, caracterizando-a como a área precursora da discussão sobre informação e máquinas na sociedade. A partir desta compreensão, são apresentadas as discussões sobre cibercultura, bem como as perspectivas cientificas sobre a área, demonstrando as instituições de pesquisa de Cibercultura e Estudos de Internet. Para compreender a cibercultura como objeto científico, utiliza-se como corpus empírico, os objetos de estudo dos grupos de pesquisa cadastrados no CNPq, onde são verificados os temas recorrentes sobre este assunto, e quais são as perspectivas interdisciplinares. Por fim, os temas coletados são categorizados e estruturados para que possam servir de referencia para a Ciência da informação.  Conclui-se que os Estudos de Cibercultura estão evoluindo para a área disciplinar Estudos de Internet, e eu a Ciência da Informação deve participar dessa formação de maneira atuante, seja nos grupos de pesquisa, seja nas práticas curriculares das áreas subordinadas.  


Programa de Competência em Informação da Transpetro relato de experiência com apoio da educação à distância - http://www8.fgv.br/bibliodata/geral/docs/COMPINF.pdf
Marilda Martins Coelho  - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. -  Petrobras Transporte S.A. 
Maria Elisa S. E. Madeira-Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.-Petrobras Transporte S.A. 
Maria Isabel Cabral da Franca-Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.-Petrobras Transporte S.A. 
Claudia Malvares G Carvalho-Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.-Petrobras Transporte S.A 
Apresentação do Programa de Competência em Informação da Petrobras Transporte S.A - Transpetro, maior armadora da América Latina e principal empresa de logística e transporte de combustíveis do Brasil. A ausência de informações técnicas de engenharia, a não confiabilidade das mesmas, ou ainda, a dificuldade de acessá-las e utilizá-las de forma inteligente para a construção do conhecimento nessa área, compromete a operação dos dutos e terminais com a segurança requerida. Desta forma, a necessidade de melhorar os processos de disseminação, acesso e gestão da informação motivou o Centro de Informação e Documentação - CID a implantar esse Programa com a finalidade de contribuir para que todos os colaboradores da companhia desenvolvam as habilidades informacionais requeridas a um desempenho estratégico. Ressalte-se que a empresa tem uma atuação de âmbito nacional, sendo assim o programa é desenvolvido em parceria com a Gerência de Recursos Humanos e Comunicação Institucional.

Diretor do IBICT é Destaque na Revista Perspectiva
em Ciência da Informação

Emir Suaiden, Diretor do Instituto Brasileiro de Informação
em Ciência e Tecnologia (IBICT),foi destaque na última edição
da revista Perspectivas emCiência da Informação, editada pela
Escola de Ciência daInformação da UFMG. Um dos decanos da
Biblioteconomia eda Ciência da Informação no Brasil e na
região ibero-americana,Suaiden foi entrevistado pelos
professores do Departamentode Ciência da Informação da
Universidade Federal da Paraíba,Guilherme Ataíde Dias e
Luciana Ferreira da Costa.

Quem está Online

Temos 199 visitantes e Nenhum membro online

Palavras-chave

Buscar