Disciplina estudou interações em redes e novos modelos de comunicação

Durante este semestre, os alunos da disciplina de Comunicação, Informação e Computação da Faculdade de Comunicação (FAC) da Universidade de Brasília (UnB), puderam experimentar um pouco do modelo atual de trabalho que o mercado exige de um profissional. O professor Medeiros, estudioso das diversas interações midiáticas contemporâneas, foi o responsável por passar o conteúdo aos alunos. Em suas aulas expositivas, Medeiros abordou diversos conceitos atuais e destacou algumas mudanças de paradigmas no atual modelo da comunicação. Em diversos momentos os alunos experenciaram e perceberam melhor, o atual vácuo entre a universidade e a carreira de trabalho, assim como a necessidade do profissional hoje ter conhecimentos mais abrangentes e necessários para realização de tarefas que envolvem tecnologia atualmente. O professor, expos também conceitos de diversas formas de trabalhar hoje no mercado e explicações de aplicativos e softwares que se mostraram vitais para o funcionamento e bom encaminhamento da comunicação principalmente no mundo conectado. Em seguida, Medeiros botou os alunos para realizarem tarefas práticas no laboratório.  

Os alunos utilizaram ferramentas como: Whatsapp, Google Hangout, Joomla, Google Drive, CmapTools e Trello. Medeiros então após explicar conceitos de cada aplicativo e suas utilidades, direcionou os alunos para que simulassem uma interface completa de operação comunicativa. Foi criado um grupo no Whatsapp para detalhar e estreitar a comunicação entre os alunos e os professores, em seguida foi utilizado o software Cmaptools para criação de mapas conceituais que direcionariam o trabalho e explicaria melhor como funcionam as interfaces atuais, o Google Drive que serviu como repositório para guardar os arquivos criados em sala, o Trello que organizou a pauta de cada aluno e suas tarefas e por fim o Joomla que servirá como plataforma para que os alunos coloquem online suas tarefas.

Os estudantes escreveram sobre diversos temas do cotidiano da universidade e do mundo acadêmico, todos utilizando os processos e ferramentas digitais introduzidas pelo professor Medeiros. Todos as outras reportagens da aula podem ser encontradas no portal http://www.filosofiacienciaarte.org .


Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Quem está Online

Temos 47 visitantes e Nenhum membro online

Palavras-chave

Buscar