PROSPECÇÃO/PROSPECTION:

A) DEVELOPING DIGITAL NEWS IN PUBLIC SERVICE MEDIA

In this report, we analyse how public service media organisations across six European countries are developing new projects and products to deliver digital news.

http://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/publication/developing-digital-news-public-service-media#

 

B) This report, by a team of seven Times journalists, outlines the newsroom’s strategy and aspirations. For additional details, see this memo from Dean Baquet, The Times’s executive editor, and Joe Kahn, the managing editor.

https://www.nytimes.com/projects/2020-report/

 

C) The Digital News Initiative (DNI) is a collaboration between Google and news publishers in Europe to support high quality journalism and encourage a more sustainable news ecosystem through technology and innovation.

https://www.digitalnewsinitiative.com/

D) News:rewired Discute as principais inovações do Jornalismo online mundial

https://objethos.wordpress.com/2017/02/12/newsrewired-discute-as-principais-inovacoes-no-jornalismo-online-mundial/

https://www.newsrewired.com/agenda-february17/

E) A tecnologia amplia a atuação dos jornais. A maior parte dos novos assinantes do "Washington Post", por exemplo, é de fora da capital americana. O "New York Times" espera alcançar a marca de dez milhões de assinantes digitais com leitores em todo o planeta, estratégia semelhante à adotada pelo espanhol "El País", cujo novo slogan é "O jornal global em espanhol". O "Wall Street Journal" decidiu, no fim do ano passado, modernizar sua linguagem e priorizar os meios digitais, buscando leitores mais jovens.

  

This is The New York Times’ digital path forward » Nieman Journalism Lab from Beth Saad’s Tweet

Download the Twitter app

F) Grandes jornais americanos e europeus que priorizaram o conteúdo digital de qualidade, repensaram a forma de elaboração e entrega de informação e adotaram soluções criativas começam a ver bons resultados, inclusive anunciando mais investimentos em reportagem

http://oglobo.globo.com/brasil/estrategia-multimidia-ja-leva-bons-resultados-aos-eua-a-europa-20840061

 

Jornal Metrópoles.

 

Palávras Chave:

A) ITINERARIO:GENERACIÓN DE CONTENIDO MULTIPLATAFORMA RE D A C C I Ó N I N T E G R A D A , G N M E D I O S 

i) Generalidades de GN Medios: Portafolio de productos impresos y digitales 

ii) Implementación del Modelo Integrado en GN Medios (proceso de integración, estructura y nuevas áreas, flujos de operación para la generación de contenidos, etc.)

iii) CMS (Xalok - GN3) 

iv) Proceso de generación de contenido: Gestión de pauta-agenda editorial - Reporteo - Redacción (GN3) - Edición - Publicación

v) Proceso de generación de contenido gráfico y audiovisual para productos editoriales multiplataforma, incluyendo diseño y desarrollo digital

vi) Generación de contenido de áreas digitales: RADAR, ECO y SEO. Sala A1 - GN Medios

vii) Periodismo de Datos en GN: Investigación y desarrollo editorial. Sala A1 - GN Medios

viii) Aplicaciones y proyectos para medios impresos y digitales multimodales del área Inteligencia de Datos.

B) Video Corporativo Grupo Nación 2015

https://www.youtube.com/watch?v=4f6cdYGy8Ik

C) GN PLUS - ACELERADOR DE NEGÓCIOS, Inovación & Tecnologia

http://gnplus.nacion.com/

D) Grupo Nación es una empresa de comunicaciones, con independencia editorial y económica, líder en la generación de contenidos varios (impresos, digitales, radiofónicos y experienciales) que se derivan de su negocio más tradicional: el informativo. 

http://www.gruponacion.co.cr/

APRESENTAÇÃO

1) The World’s Newsroom. Neste vídeo, o jornalista Komla Dumor apresenta a nova Redação da BBC, no centro de Londres, Inglaterra, reforçando que “mais do que apenas um novo visual”, a nova Redação, chamada de The World’s Newsroom, reflete uma fusão sob o mesmo teto do jornalismo internacional da BBC com o estado arte da tecnologia. O espaço foi criado para privilegiar a produção multimídia para  múltiplas plataformas: TV, rádio e online em várias partes do mundo.

 <fotos e diagramas>

2) "O fluxo de trabalho jornalístico e como ele é codificado num CMS é um grande problema para os jornais.



<NOME DO CMS DO BBC>

2b)Newsroom production is project-driven, Sama said, and Newsroom design has been forced to move from the conceptual to pragmatic.The BBC’s Hermann echoed this when he outlined a major shift in thinking at Britain’s biggest newsroom.

 https://melcoulson.com/2012/09/24/disrupting-the-workflow-changes-in-newsroom-layout-at-the-bbc-and-technology-at-the-new-york-daily-news

3) uso de etiquetas no jornalismo vem do site da BBC, o qualiniciou seu processo de tagging em 2002, limitando-se, neste início, ao uso de palavras-chaves paraotimizar a indexação pelo motor de busca interno do portal e, depois, pelo Google. A prática do tagging (etiquetamento semântico) é uma estratégia comunicativa.

Dois anos mais tarde, em 2004, os metadados começaram a ser percebidos pelo portal também como instrumento para melhorar  a distribuição e agregação de conteúdos (Rosati, 2007) .A BBC então decidiu lançar mão dos vocabulários controlados.

4) SEMÂNTICA NO CIBERJORNALISMO. ”Construir coerência” significa, segundo Scott, encontrar tudo o que a BBC publicou em seu site sobreum determinado assunto seguindo uma linha semântica particular. Por exemplo, ler uma notícia sobreum músico e depois navegar pelos programas de TV que o tiveram como artista convidado.

5) os primeiros investimentos da BBC para integrar os conteúdos de forma semântica ocorreram em 2007 com a criação do BBC Programmes (base de dados com a indexação de todos os programas de rádio e televisão da BBC), 2010 do consórcio W3C.

6) BBC WildlLife Finder (site dos documentários da BBC sobre a vida na terra apresentados por David Attenborough). Os projetos são construídos em RDF e com ontologia própria.

7) a tecnologia semântica favoreceu o acesso ao conteúdo da BBC, agora descoberto por usuários de muitas maneiras diferentes, e que as equipes de conteúdo dentro daorganização obtiveram um ponto focal em torno do qual organizar seu conteúdo.

8) (API - Application Programming Interface) de todos ossites é aberta, ou seja, permite diálogo com outros softwares (aplicativos, programas), osdesenvolvedores web externos à BBC podem utilizar os dados do meio de comunicação para construir aplicações e novas formas de apresentação do conteúdo.

9) BBC Music Beta possui a particularidade de ser construído cominformações originárias de três fontes distintas: da própria BBC, através de resenhas produzidas porespecialistas em música e cultura em geral; de uma base de dados aberta chamada MusicBrainz, a qual fornece a discografia completa do artista; e da Wikipedia, igualmente aberta e que abastece as páginas da BBC com a biografia do músico.

 10) Tanto MusicBrainz como Wikipedia são plataformas construídas sob a lógica de dados vinculados (Fig.4.26), o que permite diálogo com o site da BBC, que possui a sua própria vinculação informativa (Fig.4.27).

Fig 4.26 https://docs.google.com/document/d/1-tUpwZ6fpxl_XR9j6BM0YdECORqnZtzNOKNCT0LnpHU/edit

Figura 4.27 – BBC Programmes, esquema de ontologia, 2009 Fonte: Sinclair (2009). Ontologia criada pelos desenvolvedores da BBC para o BBC Programmes.

11) A publicação de 455.465 páginas de artistas dentro do BBC.co.uk, muito mais do que o próprio staff da companhia pública seria capaz de publicar, como afirma o autor. A estratégia deixou os jornalistas da casa livres para escreverem.

12) Antenarrar é preparar o dado para ser recuperado, reutilizado em formatos, tempos, interfaces e espaços diversos.É na camada de antenarração que ocorrem possivelmente as influências mais significativas dainteligência artificial no sistema narrativo e que, uma vez agenciadas, tendem também a modificar, alterar o sistema narrativo e seu comportamento. A antenarração abre caminhos para se pensar numa computação social centrada no humano.

13) O amadurecimento e consolidação da prática da antenarrativa de metadados nas Redações tende a contribuir para o desenvolvimento do que se chama web semântica (geração deconhecimento também pela máquina) e da esfera semântica (inteligência coletiva humana).

PRINCIPAIS LINKS:

I) BRUNEL UNIVERSITY:

http://www.brunel.ac.uk/cedpsjOIN /computer-science/news-and-eventsbbc dIGITAL /news/

H)  TECHNOLOGY: SOFTWARE ENGINEERING - BBC DIGITAL OPEN DAY 2015

Join BBC Digital and the Academy to find out about building next generation services at the BBC and beyond. This event introduced some of the core practices and technologies used to deliver online services.

http://www.bbc.co.uk/academy/technology/software-engineering/bbcdigital2015

G) TECHNICAL VISIT RESPONDENTES IN THE BBB LONDON: 

G.1) Mike Smith who is Digital Strategy Manager at the BBC -

G.2) Jeremy Tarling is Senior Data Architect, BBC News Future Media

http://www.bbc.co.uk/blogs/internet/authors/61f1f511-97da-3911-a0f1-7fdf0b17febf

OLIVER  BARTELTT - http://www.bbc.co.uk/blogs/internet/entries/af6b613e-6935-3165-93ca-9319e1887858

G.3) Sam Ross is a  Senior Product Manager at BBC News https://www.facebook.com/samwise22

F) SEMANTIC WEB TECHNOLOGIES - TALK IN TWO PARTS:  

F.1) How are Semantic Web technologies currently used on the BBC Web site?

http://www.bbc.co.uk/blogs/bbcinternet/2012/04/sports_dynamic_semantic.html

F.2) What are future uses of Semantic Web technolies at the BBC?

http://raimond.me.uk/slides/isemantics-2013/#/48

E) FUTURE MEDIA: This blog post describes the technology strategy the BBC Future Media department is using to evolve from a relational content model and static publishing framework towards a fully dynamic semantic publishing (DSP) architecture.

http://www.bbc.co.uk/blogs/bbcinternet/2012/04/sports_dynamic_semantic.html

D) MULTIMEDIA NEWSROOM: BBC London’s TV, radio, online and digital services have separate production teams sitting side by side in the multimedia newsroom. But the aim is to share stories, video and audio to produce a range of content that serves all BBC London audiences, says TV news editor Antony Dore

http://www.bbc.co.uk/academy/journalism/article/art20140305121733049

C) MOBILE: The BBC STANDARS  and GUIDELINES for MOBILE Accessibility are a set of technology agnostic best practices for mobile web content, hybrid and native apps. This prototype is for use by BBC employees and suppliers and anyone else involved in the development of mobile and native websites and apps.

http://www.bbc.co.uk/guidelines/futuremedia/accessibility/mobile

B) CMS ONTOLOGY:  This site provides access to the ontologies the BBC is using to support its audience facing applications such as BBC SportBBC EducationBBC MusicNews projects and more. These ontologies form the basis of our Linked Data Platform. If you would like to access an RDF Turtle version of an ontology, simply add .ttl to the end of an ontology URL

B.1) http://www.bbc.co.uk/ontologies

B.2) http://raimond.me.uk/slides/isemantics-2013/#/17

B.3) http://www.bbc.co.uk/ontologies/cms

A) STRUCTURE - Inside the  BBC: Separate operational areas manage the day to day working of the BBC. These include the Director-General's Office and Executive, Radio, BBC North, Finance and Business, Digital and Strategy, News Group and Television. The BBC also has three commercial subsidiaries, BBC WorldwideBBC Studios and Post Production and BBC Global News.

http://www.bbc.co.uk/corporate2/insidethebbc/managementstructure/bbcstructure

H) Multidões: a nova onda do CSCW?  http://www.cos.ufrj.br/~schneider/papers/MultidoesNovaOnda2011.pdf

CSCL:

http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/5594/000428308.pdf?sequence=1

G) O webQDA é um software de apoio à análise de dados qualitativos num ambiente colaborativo e distribuído Aveiros/PT: https://www.webqda.com/

F) Computer Supporte Collaborative Work - CSCW:  Lotus Notes; Xerox DocuShare and Flowpost; The SevenMontains Integrate: 

http://www.ifets.info/journals/5_2/eseryel_ganesan.html

E) A Context-sensitive Metacognitive Conflict Approach for Collaborative System:    http://aisel.aisnet.org/cgi/viewcontent.cgi?article=1037&context=sbis2015

D) Semantic MediaWiki (SMW) is a free, open-source extension toMediaWiki – the wiki software that powers Wikipedia – that lets you store and query data within the wiki's pages. Semantic MediaWiki is also a full-fledged framework, in conjunction with many spinoff extensions, that can turn a wiki into a powerful and knowledge manegment system. All data created eithin AMW can easily be published via the Semantic Web, allowing other sustems to use this data seamlessly. Semantic Web.

https://www.semantic-mediawiki.org/wiki/Semantic_MediaWiki

C) A DBpedia é um esforço colaborativo pra extrair informações estruturada da Wikepedia, tornando estas informações disponíveis na Web.  A DBpedia permite que você faça perguntas sofisticadas sobre informações na Wikipedia, opcionalmente incluindo ligações com outras fontes de dados ligados na Web. Nossa visão é facilitar que a incrível quantidade e variedade de informações na Wikipedia seja usada de maneiras novas e interessantes, e que inspirem novos mecanismos de navegação, interligação e melhoramento da própria enciclopédiahttp://pt.dbpedia.org/

B) Platypus Wiki is a project to develop an enhanced Wiki Wiki Web with ideas borrowed from the Semantic Web. It offers a simple user interface to create wiki pages with metadata based on W3C standards. It uses RDF (Resource Description Framework), RDF Schema and OWL (Web Ontology Language) to create ontologies and manage metadata.

http://platypuswiki.sourceforge.net/

A) O Wikincat é um sistema de gerenciamento de bibliotecas livre, simples, multilíngue, interoperável, gratuito e que utiliza tecnologias da Web Semântica.   http://wikincat.org/wiki/Wikincat

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