A produção científica como: Artigos científicos em periódicos especializados e indexados; Livros/Capítulos de livros; Artigos de divulgação científica;Participação em congressos. Outras informações (projetos financiados, bolsas recebidas etc) já estão  CV Lattes/CNPq.

Portais:

A - CV Lattes/CNPq:

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4200411E5

B- RESEARCHGATE.NEThttps://www.researchgate.net/profile/Benedito_Medeiros_Neto/contributions

C- GOOGLE ACADÊMICO: 

https://scholar.google.pt/citations?user=8Do2iNUAAAAJ&hl=pt-PT

----------------------------------------------------------------------------------

 

1

INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS - IE DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – CIC

Relatório Final de Pós-Doutorado em Informática Período de Maio de 2017 a Janeiro de 2018 – Ver 3.1

Dr. Benedito Medeiros Neto - Bolsista do Projeto MDM
Programa CSF/CAPES - PVE - Edital 3a Chamada de 2014

Supervisora Acadêmica no âmbito do PPGI/CIC: Profa. Dra. Maria Emília M. T. Walter — CIC / UnBSupervisor Estrangeiro - CAPES/PVE: Prof. Dr. George Ghinea — Brunel University London Coordenadora Acadêmica do Projeto MDM: Prof. Dra. Thaís Jorge Mendonça — FAC/UnB Orientadores no âmbito do Projeto MDM:
Prof. Dr. Edison Ishikawa
- CIC/UnB &  Profa. Dra. Maria de Fátima Ramos Brandão – CIC/UnB

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO
1 INTRODUÇÃO
2 ENSINO E LOCAIS DE DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA 2.1 Visitas Técnicas realizadas no âmbito da Pesquisa
2.2 Atividades de Ensino e Orientações de Estudantes
3 PRODUÇÃO CIENTÍFICA
3.1 Capítulos de livros
3.2 Artigos publicados
3.3 Artigos submetidos e pesquisas em desenvolvimento 4 TRABALHOS PUBLICADOS EM ANAIS DE CONGRESSOS 4.1 Trabalhos completos
4.2 Resumos expandidos
4.3 Resumos
5 AVALIAÇÃO GLOBAL DOS TRABALHOS DE PESQUISA
6 AVALIAÇÃO DA INFRA-ESTRUTURA PARA A PESQUISA
ANEXOS

Anexo A: Projeto de Pesquisa do Pós-Doc
Anexo B: Pós-Graduação em Informática - Ata Colegiado127-15/05/15 Anexo C: BMN - CV Lattes
Anexo D: Cronograma do Plano de Trabalho*
Anexo E: Relatório de Visita ao O Globo
Anexo F: Relatório de Visita ao La Nación

Anexo G: Relatório de Visita à BBC de Londres Anexo H: Projeto de Pesquisa do MDM

APRESENTAÇÃO

O presente documento relata as ações e as atividades implementadas pelo Projeto Pesquisa: Uma proposta de modelo para um framework semântico de ambiente colaborativo para gestão da informação em redação jornalística (Anexo A), com objetivo de cumprir às exigências do Programa de Pós- Doutorado do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília do Instituto de Ciências Exatas, no contexto do Projeto Mídia Digital Multimodal – Projeto MDM, CAPES/PVE do Programa Ciência sem Fronteiras do CNPq.

O Projeto MDM (Anexo H) teve início em fevereiro de 2015 e tinha seu término previsto para 31 de janeiro de 2018. O Projeto MDM foi proposto com base em parceria entre os professores do Departamento de Ciência da Computação/UnB e os do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação – FAC/UnB, sob a coordenação das professoras Maria de Fátima Brandão e Thaís Jorge Mendonça. E tendo o Professor Visitante Especial – PVE, Prof. George Ghinea da Universidade de Brunel Londres, e a Profa. Dra. Maria Emília M. T. Walter — CIC / UnBcomo supervisores desta pesquisa mencionada.

O Projeto MDM no CIC.

O Projeto MDM, tendo como Coordenadora Técnica a Prof. Fatima Brandão foi ao Colegiado de Pós-Graduação em Informática do CIC. A prof. Alba informou que a prof. Fatima teve um projeto PVE aprovado na área de Modelo Computacional Semântico para Midias Jornalísticas e convidava os docentes do programa a participarem. Informou, também, que existem bolsas de pos- doutorado no Brasil disponíveis e bolsas de doutorado-sanduiche. A prof. Alba elogiou a iniciativa da Prof. Fatima e informou que a Prof. Maria Emília orientaria um pós-doutorando (Prof. Edgar da FGA) nesse projeto. Anexo B: Pós-Graduação em Informática-Ata Colegiado127-15/05/15.

Este Relatório Final está organizado em 3 (partes), a primeira trata da apresentação da execução do Projeto de Pesquisa como um todo com base nos objetivos e na fundamentação e em metodologias estabelecidas nos documentos propositivos. A segunda parte apresenta as principais produções científicas e resultados alcançados. E a terceira é uma avaliação individual da infraestrutura, recursos, ambiente de pesquisa, metodologia para os trabalhos individuais e em grupos. Este Relatório também contém um conjunto de anexos, uma vez que ele é um resumo das atividades acadêmicas e de pesquisa desenvolvidas durante o período do Programa de Pós-doutorado do candidato. Vide o Curriculum Vitae, Anexo C.


1 INTRODUÇÃO

O Projeto de Pesquisa do Pós-Doutorado: Modelos e Tecnologias pretendia dar suporte ao ambiente de trabalho cooperativo e colaborativo da produção jornalística. Ele iniciou em fevereiro de 2015, oportunidade na qual a minha pesquisa de pós- doutorado no Brasil foi sendo definida. A nossa participação como colaborador aconteceu desde o início, 2015, e passamos para à condição bolsista de pós- doutorado a partir de maio 2017.

Esta pesquisa foi suportada pelo Programa Ciência sem Fronteiras da CAPES/CNPq. Este Estágio Pós-Doutorado é uma das 3 (três) vagas oferecidas pelo Projeto MDM: Mídia digital multimodal em redações jornalísticas: um modelo computacional semântico numa estrutura digital convergente. Um estudo dos sistemas de informação no Brasil, Costa Rica, Inglaterra e Estados Unidos. O Projeto MDM recebeu o número 88881.068354/2014-01 foi contemplado e aprovado no Edital Chamada de Projetos MEC/MCTI/CAPES/CNPq/FAPs No. 09/2014.

Programa Nacional de Pós-Doutorado da CAPES – O PNPD/CAPES

4

5

Figura 01 – O Programa Nacional de Pós-Doutorado da CAPES é um programa de concessão

institucional que financia estágios pós-doutorais em Programas de Pós-Graduação (PPG) stricto

sensu, acadêmicos recomendados pela CAPES.

O Plano de Trabalho do candidato foi realizado e o Cronograma está no Anexo D. Aqui neste Relatório apresentam-se os tópicos, com o detalhamento nos anexos. O candidato, como membro de equipe executora do Projeto MDM, levou em consideração os objetivos principais:

a) Especificação e desenho de ambientes colaborativos de gestão e produção para redações jornalísticas baseado em ontologia e semântica;

b) Proposição de um modelo em formato de um framework que poderá ser um conjunto de artefatos para produção jornalísitca. Do lado da Educação compreendeu a orientação de projetos de estudantes, e regências ou

contribuições em disciplinas no CIC, FAC e FCI. Pela produção científica, compreendeu a submissão de artigos científicos para revistas nacionais e internacionais; publicação de trabalhos técnicos e a participação em simpósios e congressos nacionais e internacionais nas áreas da Ciência da Computação e Comunicação (Jornalismo).

Esta Pesquisa procurou estar de acordo com as premissas e orientações do Programa de Pós-Doutorado no Brasil da Capes/CNPq e do Departamento de Ciência da Computação da UnB. E tomou como base os referenciais teóricos já estabelecidos nas áreas, e sua fundamentação teve como fonte as áreas da Computação, da Comunicação, da Informação e da Educação, a fim de iluminar os novos contornos do conhecimento na sociedade contemporânea.

Foram incluídas pesquisas teóricas, aplicação de metodologias em assuntos emergentes da produção jornalística, estudos Etnograficos (netnográficos) nas redações de grandes jornais, grupos focais profissionais e pesquisadores e análise de rede sociais nos segmentos da pesquisa ou áreas de interesse. As primeiras aplicações ou experimentações estão acontecendo na comunidade acadêmica da Faculdade de Comunicação da UnB, com suporte teórico da área da Ciência da Computação e da Comunicação.

2 ENSINO E LOCAIS DE DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA

Este trabalho baseou-se em estudos de casos de grandes jornais, realizados a partir de uma pesquisa empírica e investigativa, num contexto real de redações jornalísticas. As limitações do Projeto foram o fator determinante para a definição do contexto e do seu escopo (CRESWELL, 2007; WAZLAWICK, 2009).

Como método de pesquisa utilizou-se da abordagem qualitativa, exploratória, descritiva e de estudos de casos para elucidar os diferentes pontos de vista, valores e interpretações dos indivíduos em seu grupo de trabalho. Na segunda etapa da Pesquisa, planejou-se uma intervenção em uma redação de um jornal universitário, buscando a avaliação do uso do modelo framework e a implementação de sistemas colaborativos que apoiam as redações jornalísticas.

2.1 Visitas Técnicas realizadas no âmbito da Pesquisa

O levantamento dos dados e informações das visitas realizadas pelos pesquisadores hoje fazem parte do Acervo do Projeto MDM. Neste espaço foram incluídas gravações, entrevistas, sites e repositórios eletrônicos dos pesquisadores,

6

disponibilizados para todos. Ao longo do Projeto foram feitas análises dos dados, o que possibilitou aos pesquisadores escrever artigos e fazer apresentações em congressos, e que já demonstra a primeira fase da produção científica.

2.1.1 Visita a um jornal tradicional de Brasília

O Correio Brasiliense (Correio) foi o local onde quase todos os membros do Projeto MDM tiveram oportunidades de conhecer a operação de um jornal e a produção de uma notícia de fato. Foi possível identificar os principais atores da redação e as ferramentas para construção de notícias impressas e virtuais para a Web e redes sociais. As visitas ao Correio aconteceram nos anos de 2015, 2016 e 2017, e serviram para nivelar as discussões e ilustrar os principais processos em uma redação, notadamente, para os pesquisadores das áreas de Comunicação, Computação e Informação, e que entraram no projeto durante o seu desenvolvimento.

Como exemplo, no Correio, a sala de reunião tem um painel que é usado para reuniões de pautas do jornal impresso diário, lá são mostradas as capas potenciais, por exemplo. Existem marcadores para mostrar as metas atingidas e se as matérias estão boas ou não, o que foi matéria própria ou exclusiva do Correio. Este painel é apenas uma amostra de como foram longas as entrevistas, e sempre acompanhadas atentamente pelos pesquisadores.

Publicações relativas à esta visita: MENDONCA, T.; GUEDES, S.; COSTA, E.; MEDEIROS NETO, B. Análisis del proceso de integración en redacciones periodísticas. Los casos de Correio Brasiliense, O Globo y La Nación. In: XIII Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación, 2016, Cidade do México. Memórias de Congresso Alaic 2016, 2016. v.v. 1. p.1

2.1.2 Perspectiva da convergência tecnológica e integração de O GLOBO

Com uma média de tiragem diária de 183 mil exemplares, O Globo é o segundo jornal impresso brasileiro, seguindo o popular Supernotícia (220.971) e tendo logo depois a Folha de S. Paulo (175.441), segundo a Associação Nacional de Jornais (2015). No modelo de convergência de O GLOBO, os jornalistas trabalham para o Core de Notícias, independentemente do destino do conteúdo, seja papel, site, ou para outros veículos do grupo. Como muitas empresas de comunicação, recentemente, as Organizações Globo lançaram versões populares, como o jornal Extra.

Durante a visita dos pesquisadores da Universidade de Brasília, em 2015, observou- se que o modelo adotado na redação integrada era parcialmente convergente com as editorias do jornal impresso encarregadas de produzir material para a versão imprensa e digital." (MAIA; AGNEZ, 2011). Na mesma visita ao O GLOBO, os

7

gestores mostraram a mudança ou transposição de notícias do papel para os portais, algo que aconteceu aos poucos e progrediu nos próximos 2 anos seguintes.

Publicações relativas à visita: MEDEIROS NETO, B. Uso del workflow para evaluar la convergencia tecnológica y el alcance de la integración de multimedios y contenidos en las redacciones: periódico O Globo / Río de Janeiro. Conference: ICOM 2017 DEL 13 AL 17 DE NOVIEMBRE 2017 Palacio de Convenciones, La Habana CUB. November 2017. O Anexo E apresenta o Relatório de Viagem da Visita.

2.1.3 Como acontecia a convergência e a integração no La Nación na Costa Rica

O processo de integração dos veículos (os jornais La Nación, El Financiero, La Teja, e revistas mensais) começou em 2007 e teve sua primeira etapa concluída em 2011, com a mudança para um prédio especialmente construído. Em janeiro de 2016, cerca de 400 pessoas trabalhavam na redação. Durante a visita técnica, os jornalistas do La Nación já atuavam na direção do conceito de "Digital First", ou seja, as ações devem se voltar primeiro para a área digital (JORGE et al, 2016).

Neste estudo de caso do La Nación, que conta com cerca de 440 profissionais, sendo 270 periodistas e 170 profissionais de outras áreas (TI, design, especialistas, etc.), verificou-se que a primeira tentativa de integração e convergência relevante foi em 2007, e contou com forte resistência, devido à cultura do jornalismo impresso, em detrimento do uso de TI.

Publicação relativa à visita: MEDEIROS NETO, B.; ALMEIDA, B.; GHINEA, G.

Uso de workflow para avaliar a convergência tecnológica e prospectar a integração de meios e conteúdos nas redações: jornal La Nación/Costa Rica. Conference: VI Encontro Nacional da União Latina da Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (ULEPICC). November 2016. O Anexo F apresenta o Relatório de Viagem.

2.1.4 O Uso de Mídias Digitais Multimodais (MDM) - BBC

A visita à Redação da BBC foi marcante para os pesquisadores do Projeto, ela está bem instalada no centro de Londres, Inglaterra, reforçando que “mais do

8

que apenas um novo visual”, a Redação, também chamada de The World’s Newsroom, reflete uma fusão sob o mesmo teto do jornalismo internacional da BBC com o estado da arte da tecnologia. O espaço foi criado para privilegiar a produção multimídia para múltiplas plataformas: TV, rádio e comunicação online e virtual para várias partes do mundo.

Conteúdo Semântico no Ciberjornalismo

Os primeiros investimentos da BBC para integrar os conteúdos de forma semântica ocorreram em 2007 com a criação do BBC Programmes (base de dados com a indexação de todos os programas de rádio e televisão da BBC), e em 2010, com base no consórcio W3C. O objetivo da BBC, ”Construir coerência” significa, segundo Scott, encontrar tudo o que a BBC publicou em seu site sobre um determinado assunto seguindo uma linha semântica particular. Por exemplo, ler uma notícia sobre um músico e depois navegar pelos programas de TV que o tiveram como artista convidado.

Um artigo relativo à visita a ser publicado: THE COOPERATION DIMENSION USING FRAMEWORKS AND COLLABORATIVE SYSTEMS IN THE NEWSROOM - A CASE STUDY OF THE BBC. O Anexo G apresenta o Relatório de Viagem.

2.2 Atividades de Ensino e Orientações de Estudantes

As pesquisas do Projeto MDM favoreceu propostas de novas disciplinas no CIC e na FAC, geralmente como tópicos especiais. Durante os três anos, ministramos conteúdos relacionados ao que era discutido e publicado para estudantes de gradução dos cursos da FAC.

Como membro do Projeto, tive a oportunidade de participação em bancas examinadoras: de trabalhos de graduação na FAC e CIC, de especialização no CIC, de mestrado e de doutorado no FCI. Vide CV Lattes.

As atividades do Projeto tiveram impactos nos grupos de pesquisa de que fazemos parte: Grupo de Pesquisa - Competência em Informação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - FCI/UnB (CNPq/2012-). Grupo de Pesquisa Memória CEDOC/FAC/UnB. Faço parte do Grupo de Pesquisa

9

Narrativas Digitais do LABCOM/Faculdade de Comunicação/UFMA. Grupo de Pesquisa Tecnologia para Educação da Escola do Futuro da USP (2013-).

2.2.1 Disciplinas: Atuação como Professor da FAC/UnB

As disciplinas que ministramos ou participamos no nível de graduação tinham intersecção com as áreas de Comunicação, Ciência da Computação e Ciência da Informação. Citamos aqui as principais: Tópicos Especiais: Comunicação, Informação e Computação - fundamentos e aplicação; Tópicos especiais: Jornalismo em ambientes digitais – JADI e Tópicos Especiais: Programação para Comunicadores. Os principais conteúdos foram: Tecnologia de Gestão de Conteúdos – CMS; Ontologia; Websemântica; Linguagem algorítmica; Apoio ao Campus Multimídia; e Introdução à Programação Python para comunicadores.

2015: No primeiro semestre de 2015 fui responsável pela disciplina Informática e Sociedade, com 30 estudantes e pela disciplina TPPI 2 na Licenciatura em Computação/CIC/UnB. Fui Professor Substituto até junho de 2015 do CIC/IE/UnB das disciplinas: Informática e Sociedade e Teoria e Prática Pedagógica 1 e 2. Coordenamos trabalhos em pesquisa nas áreas de Ciência da Computação e Informação e em Projeto no CAIS/UnB/Paranoá & Itapoã. Vide link: https://aprender.ead.unb.br/enrol/index.php?id=1033

.

2016: Atuei como Professor Colaborador da Faculdade de Comunicação da UnB nas Disciplinas: Tópicos Especiais – Cominicação, Informação e Computação e Jornalismo em Ambientes Digitais - JADI. Coordenou e trabalhou em pesquisa no CEDOC da FAC, nas áreas Ciências da Comunicação, da Computação e da Informação. Vide link: http://www.filosofiacienciaarte.org/index.php/comunicacao-informacao- computacao

2017: Atuei como Professor Colaborador da Faculdade de Comunicação da UnB nas Disciplinas: Tópicos Especiais – Comunicação, Informação e Computação - CIC. Tópicos Especiais - Computação e Programação para Comunicadores - ProCom. Coordenou e trabalhou em pesquisa nas áreas de Ciência da Comunicação, Informação e Computação, voltado para o ensino da programação de computadores. Vide link: http://www.filosofiacienciaarte.org/index.php/quadro-virtual

10

2018: Atividades idênticas.

2.2.2 Orientações para pesquisa para estudantes

Foram realizadas orientações de pesquisa, tanto em trabalhos de conclusão de curso quanto em trabalhos de iniciação científica de estudantes de graduação e pós- graduação do CIC, FAC e CIC. Apresentação do Projeto MDM e atendimento aos novos pesquisadores do Projeto MDM/PVE. Também roram orientados estudantes de mestrado com interesses nas áreas do Projeto MDM. Como pesquisador concentramos orientações de TCC nos seguintes assuntos: Convergência jornalísitica; Workflow do processo de produção das notícias; Processos colaborativos nas redações; Geração automática de textos; Uso da ontologia para produção de textos; Jornalisno vinculado a dados que poderíamos fazer.

Atividades de pesquisa com estudantes de graduação da FAC:

1 – RASPAGEM DE DADOS (Biblioteca/urllib) DA PÓS-GRADUAÇÃO DA FAC - /TAG; 2- ENTREVISTA PLANILHAS/DADOS NA WEB; 3 – MÚSICA COM PYTHON; 4 – CMS/SITE DO CAMPUS ONLINE; 5 – MINERAÇÃO NO TWITTER (#hashtag; palavra chave); 6 – GERAÇÃO AUTOMÁTICA DE TEXTOS (AI); 7 – CATCH E-MAILS : APLICAÇÃO DE FUNÇÕES (strings/e-LIVRO); 8 – APLICAÇÃO DE BIBLIOTECA NA COMUNICAÇÃO; 9 – AGENDA DE FONTES (USO DE BANCO DE DADOS - SQL); 10 – AGÊNCIA VIRTUAL DE PUBLICIDADE (SUITE); 11- CURSO PYTHON BLEND (PRESENTIAL & WEB); 12 – CURSO DE JORNALISMO GUIADO POR DADOS; 13 -- GESTÃO DA MEMÓRIA DO CEDOC/FAC; 14 – ANÁLISE DE REDES SOCIAIS; 15 – INTERFACES GRÁFICAS USANDO PYTHON. 16 -- LAB PUBLICIDADE (Gestão de Produtos Web); 17—LAB COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL (smtplib); 18-- CMS PARA O CAMPUS MULTIMÍDIA; 19 -- CLASSE DE OBJETOS (Cadastro de Clientes).

3 PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Nesta seção é apresentada a produção do candidato durante o período do Projeto MDM, 2015 à 2017. E por tratar-se de uma pesquisa interdisciplinar, as produções estão dentro das 3 áreas do conhecimento: Ciências da Comunicação; Ciência da Informação e Ciência da Computação. Todas estas informações estão disponíveis com maiores detalhes no Anexo C, CV Lattes.

11

3.1 Capítulos de Livros

Publicações Interdisiciplinares (Comunicação, Informação e Computação)

Livros publicados/organizados ou edições:

MEDEIROS NETO, B. O CIDADÃO CONTEMPORÂNEO FRENTE ÁS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. 1. ed. IGLU EDITORA LTDA, 2017. v. 1. 359p. https://www.amazon.com/CONTEMPOR%C3%82NEO-TECNOLOGIAS- INFORMA%C3%87%C3%83O-COMUNICA%C3%87%C3%83O-Portuguese- ebook/dp/B07GCRSM12/ref=sr_1_1?s=digital- text&ie=UTF8&qid=1534271359&sr=8-1&keywords=O+cidad%C3%A3o+frente QUALIDADE: e-book foi publicado pela FAC/UnB.

Capítulos de livros publicados nas Areas de Comunicação e Ciência da Informação:

a) MEDEIROS NETO, B. O MODELO DE POLTICA PARA SOCIEDADE DA INFORMACAO DO BRASIL. In: MÁRCIO CARNEIRO DOS SANTOS. (Org.). TECNOLOGIA E NARRATIVA DIGITAL. 1 ed.:, 2017, v. 1, p. 134-145. http://www.labcomdata.com.br/publicacoes/ QUALIDADE: Publicada pelo Laboratório de Convergência de Mídias - LABCOM, ligado ao Departamento de Comunicação Social da UFM (conexões entre Comunicação e Tecnologia).

b) SIMEAO, E. L. M. S.; MIRANDA, Antonio L. C.; MARQUES, M.; MEDEIROS NETO, B. Planejamento e multivocalidade na elaboração de uma política de informação, documentação e comunicação para Universidade de Brasília. Gestão da Memória - Diálogos sobre política de informação, documentação e comunicação para a Universidade de Brasília. 1ed.BRASÍLIA: Editora da UnB, 2016, v. 1, p. 100

https://www.researchgate.net/publication/317779790_Planejamento_e_mult ivocalidade_na_elaboracao_de_uma_politica_de_informacao_documentacao _e_comunicacao_para_Universidade_de_Brasilia

12

QUALIDADE: Publicado pela Editora da UnB.
c) MEDEIROS NETO, B. From Information Society to Community Service:

The Birth of E-Citizenship. In PASSARELLI, B.; CUEVAS, A.

. Handbook of Research on Comparative Approaches to the Digital Age Revolution in Europe and the Americas. Hershey, USA 1ed.: IGI Global, 2015, v., p. 101-123.

https://www.igi-global.com/chapter/from-information-society-to- community-service/138028.

QUALIDADE: A maior Editora de conteúdo científico – IGI Global 3.2 Artigos publicados

a) Comunicação:

MARQUES, M.; MEDEIROS NETO, B. COMUNICAÇÃO, INFORMAÇÃO E COMPUTAÇÃO: experiências interdisciplinares no ensino, pesquisa e extensão. Revista TICs & EaD em Foco. Vol.3, pp.99 - 114, 2017. http://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco

QUALIDADE: B2.

MEDEIROS NETO, B. DOS MARCOS DO FINAL DA ERA INDUSTRIAL ATÉ AS LITERACIAS DIGITAIS NO BRASIL – Vistas a partir de um ambiente de ensino colaborativo nas periferias dos grandes centros. Revista TICs & EaD em Foco, v. Vol.3, pp. 115-135, 2017. http://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco QUALIDADE:B2.

b) Ciência da Informação:

MEDEIROS NETO, B.; MIRANDA, Antonio L. C. Resenha do Livro e- Infocomunicação - estratégias e aplicações. TICs & EAD EM FOCO, v. 3, p. 152-158, 2017. https://www.researchgate.net/publication/318281665_Resenha_do_Livro_E- Infocomunicacao_-_In_PASSARELLI_B_SILVA_A_M_da_RAMOS_F_Org_E- Infocomunicacao_estrategias_e_aplicacoes_Sao_Paulo_Editora_Senac_2014 QUALIDADE: B2.

13

STRAUBHAAR. J.;

Comparative Approaches to the Digital Age Revolution in

Europe and the

Americas

MEDEIROS NETO, B. O MODELO DE POLÍTICA PARA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO DO BRASIL. REVISTA OBSERVATÓRIO, v. 3, pp. 207-228, 2017.

HYPERLINK "https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/ 3481" https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3 481
QUALIDADE: B5

MEDEIROS NETO, B. Reflexões sobre a Ubiquidade, Convergência, Hibridismo e Mobilidade na Sociedade Contemporânea. Revista Ibero- Americana de Ciência da Informação, v. 9, pp. 365, 2016.

http://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/16519

QUALIDADE: B1

MEDEIROS NETO, B. As contribuições de projetos colaborativos de Ubiquidade, Convergência, Hibridismo na Mobilidade Informacional de um território. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, v. v. 9, pp. 365- 386, 2016.

HYPERLINK "http://periodicos.unb.br/ojs311/index.php/RICI/issue/view/80" http://periodicos.unb.br/ojs311/index.php/RICI/issue/view/80 QUALIDADE: B1

Computação:

MEDEIROS NETO, B. Rede social de tutores universitários das comunidades do Paranoá e Itapoã (DF): análise dos aspectos das tecnologias da informação, conteúdos e comunicação. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, v. 8, pp. 212-243, 201. http://periodicos.unb.br/index.php/RICI/issue/view/1146/showToc

QUALIDADE: B1 (Com base nos trabalhos da disciplina Informática e Sociedade)

MEDEIROS NETO, B. OS TELEFONES CELULARES E A APRENDIZAGEM COLABORATIVA NA SOCIEDADE DE SERVIÇOS: O DESDOBRAMENTO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO EM REDE. P2P & INOVAÇÃO, v. 3, p. 96, 2017. http://revista.ibict.br/p2p/article/view/3814

QUALIDADE: B4

MARQUES, M.; MEDEIROS NETO, B. COMUNICAÇÃO, INFORMAÇÃO E COMPUTAÇÃO: experiências interdisciplinares no ensino, pesquisa e extensão. Revista TICs & EaD em Foco, v. Vol.3, pp. 99-114, 2017.

http://ppg.revistas.uema.br/index.php/ticseadfoco

14

QUALIDADE: B2

3.3 Artigos aceitos, submetidos e pesquisas em desenvolvimento a) Comunicação:

Artigo: MEDEIROS NETO, B; GHINEA, G. ANALYSIS OF THE CONVERGENCE PROCESS OF NEWSROOMS FOR THE INTEGRATION OF MEDIA AND CONTENTS: Case Study - Jornal La Nación de Costa Rica. A ser submetido em uma revista em Portugal, 2018.

ABSTRACT – The objective of this research was to analyze the newsroom of a newspaper as the center of operation, place of daily decision-making, and where convergence and integration actions are facilitated by the use of information and communication technologies (ICT). The research has as its starting point the analysis of the workflow of the newsroom of the newspaper La Nación in Costa Rica, as a case study of convergence and integration, seeking to understand its modernization initiatives and, thus, to prospect the use of ICT in the treatment of contents newsrooms and news production. The second step was to identify the nonfunctional and functional requirements of the production information flow (workflow) in the newsroom, as they are the basis for describing the work environments and convergence model adopted. The newsroom workflow, as the main analytical tool, was used to analyze convergence processes and make some perspectives.

Keys words: Integration of newsroom. Convergence of media. Flow of Information. Collaborative systems. Digital journalism.

b) Computação:

QUALIDADE: A1 - O mais importante evento de Ciência da Sistemas.

ABSTRACT: News consumers are changing their way of accessing and interacting with news content, of which they are now prosumers (combined producers and consumers). Consequently, communication organizations are facing great challenges posed by the decrease of paying readers and the competition imposed by emergent technologies that allow new forms to

15

Congresso Internacional: MEDEIROS NETO, B.; ISHIKAWA, E.; GHINEA, G. Newsroom 3.0: Managing Technological and Media Convergence in Contemporary Newsrooms. Submetido ao 52nd Hawaii International Conference on System Sciences (HICSS 52). JANUARY 8-11, 2019, Maui. Hawaii.

produce and disseminate news. In this scenario, the independence of news organizations from their traditional sponsors is critical. Moreover, journalists’ work conditions are deteriorating with increasing unemployment, low salaries and heavy load of work. To understand the role of the journalists and their managers in this challenge, we investigate how top news organizations are tackling this crisis. The results of this research, of a qualitative and exploratory nature, led us to propose a framework model - NEWSROOM 3.0 - of a collaborative environment to support the production of news in an integrated, convergent and cybernetic newsroom. NEWSROOM 3.0 will provide support to the work of interdisciplinary teams, in respect of the coordination of the activities developed, as well as the cooperative production of content and communication between newsroom professionals and news prosumers.

Keywords: Convergent newsroom; Groupware systems; Design collaborative; Ontology engineering; Semantic modeling.

Article. MEDEIROS NETO, B; GHINEA, G. THE COOPERATION DIMENSION USING FRAMEWORKS AND COLLABORATIVE SYSTEMS IN THE NEWSROOM - A CASE STUDY OF THE BBC. Em fase de definição da revista a ser submetido.

ABSTRACT: The study described in this paper aimed to identify the main functional requirements of the work environment of journalistic writing and to identify collaborative tools and information systems in the dimensions of cooperation, communication and editorial coordination. Moreover, we also wanted to identify software and frameworks that are used by collaborative technologies. We sought to verify how these tools, based on information technology (IT), support the management and production of journalistic content, with possible support of ontologies and Semantic Web standards. Based on a site visit to the BBC newsroom in Central London, the news production workflow in the newsroom, as the main analytical tool, was used to analyze the processes of convergence. The major focus was on the workflow of the newsroom to understand and explore the process of convergence and integration.

Keywords: Newsroom; Cyberjournalism; 4C Collaborative Model; User interface; CSCW; Groupware systems.

Artigo: MEDEIROS NETO, B; MARQUES, M; FONSECA, M. B; PAZ, D. Dificuldades de discentes de Comunicação no aprendizado de linguagem de

16

programação e estratégias utilizadas para mitigar o sofrimento detectado neste processo. A ser sumetido a uma revista de educação em Informática.

Sumário: Programação

17

de computadores se inclui entre as habilidades

importantes para os profissionais da área de Comunicação, a partir da última década. Por outro lado, o estudo de programação é considerado difícil e pouco atraente para a maioria dos estudantes de humanidades. Apesar dos vários estudos desenvolvidos na tentativa de melhorar esta situação, ainda existe necessidade de aprofundar a questão do ensino e da aprendizagem, bem como o desenvolvimento de recursos educacionais que motivem e estimulem os estudantes a superarem suas barreiras e dificuldades.Entretanto, o oferecimento de disciplinas é baixo, e os indicadores permanecem altos para desistência e reprovação em outras áreas conhecimento. Isto tudo gera desafios para professores e instrutores na condução de disciplinas. Neste estudo identificou-se falta de assimilação de tópicos como algoritmos, e como lidar com os erros na elaboração de programas, mesmo em linguagens de

programação simples como o Python

. O objetivo desta pesquisa é analisar e procurar compreender as principais dificuldades, e como elas podem fomentar a criação de estratégias de ensino, e mesmo instrumento de ensino para facilitar as aulas e o suporte virtual para estudantes de programação de computadores. A experimentação e observação de dois semestres consecutivos de um curso desenhado, exclusivamente, para estudantes de graduação de comunicação e entrevistas dos instrutores foi o caminho metodológico da Pesquisa. Os resultados mostram padrões de dificuldades, alguns de fácil solução, e outros nem tanto, por exemplo, devido a pouca formação dos estudantes de humanidades em matemática, mas isto não é um

fator impeditivo.

Palavras-chaves: Introdução à programação para comunicadores, Ensino de programação, Iniciantes, Dificuldades de aprendizagem, Pensamento computacional

4 TRABALHOS PUBLICADOS EM ANAIS DE CONGRESSOS

Todas estas informações aqui apresentadas estão disponíveis com maior detalhes no Anexo C, CV Lattes. O desenvolvimento dos trabalhos foi interdisciplinar e se deu com a participação de professores e estudantes do CIC, FAC, FCI e Brunel. Na escolha dos trabalhos procurou-se manter os

objetivos do Projeto MDM-PVE (2015-2017). A seguir os trabalhos nos Anais de Congressos Nacionais e Internacionais:

4.1. Trabalhos completos

a) Comunicação:

a) MOLINA, L. F.; MEDEIROS NETO, B. O PERFIL DO JORNALISTA 3.0. Novas competências necessárias ao jornalismo no Século XXI. In: 8o Simpósio Internacional de Educação e Comunicação, 2017, Aracaju - SE. 8o SIMEDUC. Aracajú - SE: SIMEDUC, 2017.

https://eventos.set.edu.br/index.php/simeduc/article/view/8530/2839

QUALIDADE: Os melhores trabalhos são publicados: Revista TICs & EaD em Foco – B2

b) MENDONÇA, T.; MEDEIROS NETO, B. Redações Jornalísticas - convergência e inovação em três continentes SBPJor 2017. In: 15° Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo e para o VII Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo (VII JPJor) AtUSP - São Paulo, 2017. 15° Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo e para o VII Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo (VII JPJor) AtUSP - São Paulo. São Paulo, 2017. v. 1. p. 1. http://sbpjor.org.br/sbpjor/wp-content/uploads/2017/11/SBPJor-Caderno-de- Resumos.pdf

QUALIDADE: B3.

d) MENDONÇA, T.; GUEDES, S.; COSTA, E.; MEDEIROS NETO, B. Análisis del proceso de integración en redacciones periodísticas. Los casos de Correio Brasiliense, O Globo y La Nación. In: XIII Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación, 2016, Cidade do México. Memórias de Congreso Alaic 2016, 2016. v. 1. p. 1. https://www.alaic.org/site/revista-latinoamericana-de-ciencias-de-la-comunicacion-4/ QUALIDADE: B1.

e) MARQUES, M.; MEDEIROS NETO, B.; PERES, M. Comunicação, Informação e Computação: experiências interdisciplinares no ensino, pesquisa e extensão. In: V Seminario Hispano Brasileño de investigación en Información, Documentación y Sociedad, 2016, Madrid. V edición del Seminario Hispano Brasileño de Investigación en Información. v. 1. p. 1.

http://seminariohispano- brasileiro.org.es/ocs/public/conferences/1/schedConfs/1/program-es_ES.pdf QUALIDADE: Seminário Internacioanl organizado pelo FCI/UnB e pela Universidad Complutense de Madrid já na sua VII edição.

b) Informação:

18

f) MEDEIROS NETO, B. DA DESIGUALDADE ÀS LITERACIAS DIGITAIS NO BRASIL - VISTA COMO UM ENSINO COLABORATIVO DE TUTORES UNIVERSITÁRIOS E LÍDERES COMUNITÁRIOS PARA MORADORES DAS REGIÕES ADMINISTRATIVAS DO PARANOÁ E ITAPOÃ/DF. In: 7o SIMEDUC - Simpósio Internacional de Educação e Comunicação, 2016, Aracaju - SE. 7o SIMEDUC - Simpósio Internacional de Educação e Comunicação. v. 1.

HYPERLINK "https://eventos.set.edu.br/index.php/simeduc/article/viewFile/3319/1247" https://eventos.set.edu.br/index.php/simeduc/article/viewFile/3319/1247 QUALIDADE: Os melhores trabalhos são publicados: Revista TICs & EaD em Foco – B2

g) MEDEIROS NETO, B.; MARQUES, M. Comunicação, Informação e Computação: experiências interdisciplinares no contexto da economia digital. In: 7o SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO - SIMEDUC, 2016, Aracaju - SE. 7o SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO - SIMEDUC. Aracaju - SE: Univerisidade Tiradentes. v. 1. ttps://eventos.set.edu.br/index.php/simeduc/article/view/3334

QUALIDADE: Os melhores trabalhos são publicados: Revista TICs & EaD em Foco – B2

MEDEIROS NETO, B.; PASSARELLI, B. Uma Perspectiva para Interseção e União de Conceitos e contributos: Inclusão Digital, Competência em Informação e Literacias Digitais. In: XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. ENANCIB 2017, 2017, Marília - SP. XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. ENANCIB 2017, 2017. http://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000026840/7054d800b92fc10c8fae307 7be375cde

QUALIDADE: B1.
c) Computação
(Congresso Internacional):

MEDEIROS NETO, B.; BRANDAO, M. F. R. Ganhos e obstáculos na formação de tutores universitários e líderes comunitários para mediadores: no Paranoá e Itapoã/DF/Brasil. In: EDICIC 2015, 2015, Madrid - Espanha. Ciencia y Sociedade, 2015.

HYPERLINK "http://edicic2015.org.es/ucmdocs/img/programa_EDICIC2015.pdf" http://edicic2015.org.es/ucmdocs/img/programa_EDICIC2015.pdf
QUALIDADE: B4

19

SILVA, V. D.; ISHIKAWA, E.; COSTA, E. O.; VICTORINO, M.; MEDEIROS NETO,B.; GROENLI, Tor-Morten; GHINEA, G. Towards a Semantic-Based Content Management System for Journalistic Writing. HYPERLINK "http://medes.sigappfr.org/18/" The 10th International Conference on Management of Emergent Digital EcoSystems (MEDES'18). MEDES'18

conference to be held in Tokyo Metropolitan University, Minami-Osawa campus, Tokyo/Japan

September, 25-28, 2018
QUALIDADE: B2 (The conference Proceedings will be published and indexed by the HYPERLINK "http://dl.acm.org/event.cfm?id=RE558&CFID=206303861&CFTOKEN=3138 9360" ACM Digital Library and HYPERLINK "http://www.informatik.uni- trier.de/~ley/db/conf/medes/index.html" DBLP)

4.2 Resumos expandidos

a) Comunicação:

MOLINA, L. F.; MEDEIROS NETO, B. Monitorando a passagem do Jornalismo online ao Webjornalismo, marcado pela cultura profissional dos professores (pesquisadores)- Versão 2.0. In: 8o Congresso Internacional de Ciberjornalismo - Campo Grande, 2017, Campo Grande - MS. 8o Congresso Internacional de Ciberjornalismo - Campo Grande. Campo Grande - MS: UFMS, 2017.

2017.

https://www.researchgate.net/publication/322131527_O_PERFIL_DO_JORNALISTA_30_ Novas_competencias_necessarias_o_jornalismo_no_seculo_XXI
QUALIDADE: Revista Tecccog que publica os resumos é incluída no Qualis como B4 →

MEDEIROS NETO, B.; MOLINA, L. F. Uso del workflow para evaluar la convergencia tecnológica y el alcance de la integración de multimedios y contenidos en las redacciones: periódico O Globo / Río de Janeiro. In: ICOM 2017 DEL 13 AL 17 DE NOVIEMBRE 2017 Palacio de Convenciones, La Habana CUBA, 2017, Havana - Cuba. ICOM 2017 DEL 13 AL 17 DE NOVIEMBRE 2017. Havana, http://www.cubadebate.cu/noticias/2017/10/24/icom- 2017-estudiosos-del-mundo-llegaran-a-cuba-para-debate-sobre-informacion-y- comunicacion/#.WxUgqlMvylE

QUALIDADE: International Meeting for Researchers and scholars of information and communication - transdisciplinary views from information and communication. O mais importante evento desta área na América Central.

b) Informação:

MEDEIROS NETO, B. DOS MARCOS DO FINAL DA ERA INDUSTRIAL ATÉ AS LITERACIAS DIGITAIS NO BRASIL – Vistas a partir de um ambiente de ensino colaborativo nas periferias dos grandes centros. In: 7o SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO - SIMEDUC, 2016, Aracaju - SE. Grupo de Pesquisa em Comunicação, Educação e Sociedade (GECES/UNIT/CNPq. v. 1. p. 1.

https://eventos.set.edu.br/index.php/simeduc/article/view/3319/1247

20

QUALIDADE: Os melhores trabalhos são publicados: Revista TICs & EaD em Foco – B2.

c) Computação:

MEDEIROS NETO, B. Análise de rede social do CEDEP (Paranoá/Itapoã) com enfoque na interação entre alunos do CEDEP e alunos da UnB em trabalho colaborativo de formação de seres conviventes com a tecnologia. In: Colóquio de Análise de Redes e Prospecção Tecnológica, 2015. Colóquio de Análise de Redes e Prospecção Tecnológica - FioCruz Brasília, 2015.

Colóquio de Análise de Redes e Prospecção Tecnológica, 2015. Colóquio de Análise de Redes e Prospecção Tecnológica - FioCruz Brasília, 2015.
QUALIDADE: Com base no trabalho desenvolvido pelos estudantes do CIC na disciplina Inofrmática de Sociedade.

Congresso. FONSECA, M. B.; ISHIKAWA, E.; MEDEIROS NETO, B.; VICTORINO, M.; OLIVEIRA, E. C. Um artefato para edição assistida de processos de negócios: uso de ontologia para anotação semântica de processos de negócio de uma redação jornalística experimental. Aceito no The Seminar on Ontology Research in Brazil (ONTOBRAS). São Paulo, 2018. QUALIDADE: B3 (0 mais inportante evento do Brasil na área de Ontologia)

Abstract: Business process modeling has been a recurring focus in organizations to improve its workflow. However, today’s business process modeling open-source tools still do not support process modeling using their semantics, although there are already several papers that formalize the process ontology and its semantic annotation. With semantic tools, it is possible to extend the power of the business process language and offer semantic understanding about the meaning of the elements that make up a process. In this way, the semantics become understood by machine, which increases the aid in the modeling of new processes. In this context, this work implements a tool that assists a modeling of new processes in a communication organization, more specifically in a flexible newsroom, in which process could be created or modified on the fly. To this end, it was created a domain ontology for newsroom classified as light, using the methodology 101 and prótégé-modeling tool. The BPMN standard was also used to implement the information system that would automatically suggest the most appropriate role to perform a given task in a news production process of a newsroom. In order to achieve this goal, a tool was developed to aid in the semantic annotation of the application domain to which the processes are addressed and to enrich the power of process modeling in the semantic

21

context. In fact, followed by implementation rules, the proposed tool avoids assigning tasks to improper roles.

Keywords: Ontology, business process, newsroom, digital journalism, workflow

4.3 Resumos

a) Comunicação:

MEDEIROS NETO B.; GHINEA, G.; ALMEIDA, B. Uso de workflow para avaliar a convergência tecnológica e prospectar a integração de meios e conteúdos nas redações: jornal La Nación/Costa Rica. In: VI Encontro Nacional da União Latina da Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (ULEPICC) Capítulo Brasil, 2016, Brasília/DF. VI Encontro da Ulepicc Brasil - GT3 - Indústrias midiáticas. v. 1. p. 1. https://www.researchgate.net/publication/317971857_Uso_de_workflow_pa ra_avaliar_a_convergencia_tecnologica_e_prospectar_a_integracao_de_mei os_e_conteudos_nas_redacoes_jornal_LA_NACIONCosta_Rica

QUALIDADE: ULEPICC-Brasil é uma seção nacional da organização internacional Unión Latina de Economía Política de la Información, la Comunicación y la Cultura (ULEPICC-Federação), criada em Sevilha, na Espanha, no ano de 2002.

Congresso: MEDEIROS NETO, B; ISHIKAWA, E; BARCELLOS, Z; FONSECA, M. B.; SILVA, V. D. Modelo para um framework semântico de ambiente trabalho colaborativo para gestão da informação em redação jornalística. Submetido: SBPJor – Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo. 16o Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. FIAM-FAAM / Anhembi Morumbi – São Paulo – Novembro de 2018

QUALIDADE: B3 - Este é o mais importante evento dos pesquisadores de jornalismo no Brasil.

Resumo: O artigo apresenta um Modelo para framework semântico capaz de mediar a comunicação, a coordenação, a cooperação e conexão (4C) de tarefas em uma redação, e de favorecer a colaboração dos profissionais da notícia, por meio de diálogos criativos no ambiente de produção. A metodologia é uma abordagem qualitativa, exploratória, descritiva e de estudos de casos, e compreendeu visitas aos ambientes de trabalho, entrevistas com os jornalistas, especialistas e gestores de redações. Como resultado identificou-se, mapeou, analisou workflows de redações de grandes

22

jornais, e avaliou-se tecnologias da informação e sistemas, identificou-se procedimentos para produção da notícias e conteúdos. Esta pesquisa traz evidências de possíveis contribuições para área dos sistemas colaborativos e uso da web semântica. As implementações do Modelo Computacional já realizadas foram artefatos para gerenciamento do workflow da redação e da gestão de conteúdos - CMS.

Palavras-chave: Redações convergentes; Modelos colaborativos; Webjornalismo; Inovação; Tecnologia da Informação e Comunicação.

b) Informação:

c) COSTA, C. R.; MEDEIROS NETO, B.; SIMEAO, E. Inclusion and Education: Tridimensionality and interdisciplinarity in Brazilian scientific productions. In: Europen Conference on Information Literacy, 2016, Prague, Czech Republic. Europen Conference on Information Literacy, 2016. https://www.researchgate.net/profile/Sonja_Spiranec/publication/30918013 2_The_Fourth_European_Conference_on_Information_Literacy_ECIL_Abstra cts/links/58033cc608ae6c2449f805d4.pdf

QUALIDADE: B1

MEDEIROS NETO, B.; COSTA, C. R. A MEDIAÇÃO EM PROJETO DE LITERACIA DIGITAL: Aspectos Sociais, Cognitivos, Tecnológicos e Colaborativos. In: XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação - ENANCIB, 2016, Salvador. GT 3: Mediação, Circulação e Apropriação da Informação. v. 1. http://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000021670/a0384e66f607 7bb86ea0d28775a369ec/

QUALIDADE: B2. Este é o mais importante evento dos pesquisadores de Ciência da Informação no Brasil.

c) Computação:

MEDEIROS NETO, B. Carona Phone: e-Cidadania - Sociedade de Serviços (Caio Crivellente Cristo - Universidade de Brasília, Rômulo Pires Saraiva - Universidade de Brasília, Benedito Medeiros Neto. Universidade de Brasília. In: Colóquio de Análise de Redes e Prospecção Tecnológica, 2015, Brasília/DF. Colóquio de Análise de Redes e Prospecção Tecnológica, FioCruz, 2015.

QUALIDADE: Com base nos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes do CIC na disciplina Inofrmática de Sociedade.

5 AVALIAÇÃO GLOBAL DOS TRABALHOS DE PESQUISA

23

Esta avaliação de caráter individual busca verificar o atingimento de alguns objetivos deste Projeto do Programa Nacional de Pós-Doc - PNPD/Capes. Afirmamos que aconteceram estudos de alto nível e reforçaram-se grupos de pesquisa nacionais além da UNB, como na Universidade do Maranhão e do Espírito Santo. Os três programas de Pós-Graduação da FAC, CIC e FCI da UnB foram impulsionados e permitiu que novos pesquisadores participassem das pesquisas. Os bolsistas, professores e estudantes tiveram a possibilidade de conviver em um ambiente de pesquisa, sendo que alguns tiveram a oportunidade de visitas e estágios na Universidade de Brunel, em Londres, principalemente, nos dois últimos anos.

Apontando as dificuldades:

a) Atraso na seleção dos bolsistas de doutorado e pós-doutorado, ficando basicamente para o final do projeto;

b) Atraso na montagem de ambientes de pesquisas no CIC, FAC e FCI, algo sempre requerido para um projeto de pesquisa internacional;

c) Na superação das questões de relacionamento dentro da equipe do projeto, parte explicada, e até normal, por tratar-se de uma equipe interdisciplinar.

Identificando as facilidades encontradas:

a) O Projeto, por abordar um assunto relevante e bem atual, sempre despertou interesse de estudantes e professores. Tivemos um fluxo constante de pessoas entrando e saindo do Projeto. Isto teve um lado possitivo porque muita gente tomou conhecimento da política pública de incentivo à ciência e pesquisa.

b) O Professor Visitante Especial – PVE atuou de forma competente e habilidosa para superar as principais dificuldades que foram surgindo ao longo do projeto: Equipe bem heterogênea; Áreas de pesquisa com seus métodos um pouco distintos; e formas de trabalhos diferenciadas nas áreas de Comunicação, Informação e Computação. Por outro lado, deve-se afirmar que todas as visitas do PVE à Brasília foram impactantes e trouxeram ganhos para os trabalhos, e contribuíram na superação dos impasses que foram surgindo dentro do Projeto.

24

6 AVALIAÇÃO DA INFRA-ESTRUTURA PARA A PESQUISA Recursos físicos e materiais

O volume de recursos gastos com custeio atendeu apenas às principais despesas previstas do Projeto MDM. Muitas solicitações dos participantes não foram atendidas por não estarem previstas no orçamento original ou pela falta de recursos de custeio. De certa forma, a alocação dos recursos financeiros era rígida devido às regras do edital da CAPES/CNPq, às vezes impediram ações que poderiam trazer resultados imediatos ao Projeto MDM. Muitos itens previstos no orçamento não foram realizados por não trazerem ganhos esperados ou não serem necessários.

Sistemas e ambientes

A longo dos 3 (três) anos da duração do Projeto tivemos momentos menos produtivos e outros mais produtivos, principalmente, ao final quando os bolsistas foram incorporados às ações do projeto. O certo é que cada grupo utilizou-se de softwares que tinham maior domínio para facilitar suas tarefas de pesquisa. Os sistemas e os ambientes no CIC, FAC e Departamento de Computação da Brunel para o desenvolvimento de experimentos ficaram mais restritos às pessoas que estavam lidando diretamente com o objeto de pesquisa, na época. Não existiu um ambiente único usado por todos, apenas os registros dos documentos e a elaboração de relatórios.

Agora, no final, as coordenações técnicas e acadêmicas estavam mais empenhadas em dar acesso a todos participantes aos resultados e artefatos do Projeto. De certa forma foi possível disponibilizar os conteúdos para estudantes e professores. Fez parte das tarefas dos membros do Projeto levar os resultados para compartilhamento em sala de aula, congressos e eventos, e isto tem acontecido.

Métodos de trabalho

O conhecimento de ferramentas gerenciais e de métodos de trabalho ágeis por vários componentes do projeto, de certa forma, acresentou pouco ao desenvolvimento do trabalho de equipe. Na maioria das vezes adotaram-se métodos de desenvolvimento tradicionais para o desenvolvimento da

25

pesquisa, mesmo a despeito de várias tentativas de uso de novos métodos nas reuniões semanais das quintas-feiras de acompanhamento do Projeto e dentro dos grupos. Como consequência, a produção foi boa em alguns momentos, e razoável em outros.

7 RESULTADOS ALCANÇADOS

As pesquisas para ambientes de trabalho colaborativo jornalístico mediadas por tecnologias da informação (TI) e sua implementação atraem empresas de serviços e de produtos de software, instituições acadêmicas e centros de competência. Logo, a presente Pesquisa teve potencial de contribuir cientificamente ao tema, e dar visibilidade aos programas de pós-graduação, em especial ao Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília (CIC), Faculdade de Comunicação da UnB (FAC) e Faculdade de Ciência da Informação garantidas pela participação de um Pesquisador Visitante Especial – PVE (CAPES/CNPq).

Um dos resultados desta Pesquisa, por meio de um Estágio de Pós-Doutorado, foi dar suporte ao Projeto MDM, na formação de dois pesquisadores, com bolsas de doutorado sanduíche, os quais realizaram estudos durante visitas técnicas ao Departamento de Ciência da Computação da Brunel University em Londres, Inglaterra, e bolsas para três pós-doutorados, em programas brasileiros, responsáveis pela condução das atividades do Projeto durante a ausência do PVE, conforme explicita o Edital da CAPES/CNPq.

O MDM-PVE promoveu atuação dos pesquisadores no Ensino, Pesquisa e Extensão, tendo a maior parte das atividades realizadas no Laboratório de Projetos Especiais do CIC/IE, em parceria com o Programa de Pós-Graduação do CIC da Universidade de Brasília. O Jornal Universitário Campus Online continua a ser uma espaço de aplicação dos artefatos, como o Modelo para um framework semântico de ambiente colaborativo jornalísitco.

Outros resultados relevantes foi o desenvolvimento de teses de doutorado, publicação de artigos científicos, participação de eventos nacionais e internacionais de pesquisadores da Universidade de Brasília e da Brunel University de Londres. Isso, de certa forma, fortaleceu a parceria com o Laboratório de experimentação em linguagens digitais para dispositivos móveis – Labdim, da FAC (registro no CNPq sob número 485707/2013- 6).

26

7.1 Publicações em conjunto (UnB & Brunel)

Para facilitar o trabalho de publicações foi construído um LAB coordenado pelo Prof.GeorgeGhinea(Coord: https://www.researchgate.net/lab/Gheorghita- Ghinea-Lab.

Os ganhos mais evidentes com pesquisa acadêmica durante o Estágio de Pós- Doutorado foram:

a) Estabelecimentodedefiniçõeseconceitosnaáreadeambientesesistemas colaborativos;

b) Elaboração e comparação possível entre modelos de trabalho colaborativo nas redações jornalísticas;

c) Identificação de impactos dos modelos semânticos nos processos de trabalho colaborativo e análise da usabilidade dos sistemas de apoio à produção de notícias, em função do acesso via dispositivos móveis;

d) Identificação e conhecimentos de ferramentas, framework, artefatos e sistemas colaborativos para ambiente de trabalho dos jornais;

e) Levantamento de questões e inovações no campo científico dos sistemas colaborativos, com suporte de redes semânticas;

f) O uso de linguagens simbólicas e semânticas tendo como suporte o meio digital.

7.2 Visitas Técnicas à Brunel London

O primeiro objetivo desta visita à Universidade Brunel de Londres, durante o mês de maio de 2018, foi aprofundar alguns temas desenvolvidos no Estágio de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação do Departamento de Computação da UnB. Deve-se registrar a revisão e a complementação de três artigos neste período da visita, já como uma atividade pós Projeto MDM

(CAPES / CNPq / MEC).

Um segundo objetivo foi iniciar uma prospecção sobre nova área de pesquisas e para projetos acadêmicos. Essas áreas poderão dar continuidade a exploração de novos tópicos emergentes na Web 3.0 e novas mídias.

27

Esta visita na qualidade de professor visitante à Brunel se justifica pela necessidade de dar continuidade às atividades de pesquisa Projeto MDM, no sentido de garantir que os recursos do Governo Brasileiro sejam repassados e não sofram soluções de continuidade.

7.3 Da parceria internacional

As Pesquisas foram realizadas com a participação de pesquisadores do Brasil da Inglaterra e da Espanha, e possibilitou a troca significativa de experiências sobre infraestrutura tecnológica laboratorial e novas metodologias de pesquisa. Assim, o intercmbio de estudantes, professores, grupos de pesquisa e corpo docente do Departamento de Ciência da Computação, da Faculdade de Comunicação da Informação da Universidade de Brasília e da Brunel University tendem a se intensificar, após o fim do Projeto.

Finalmente, o Estágio Pós-Doutorado em tela foi um exemplo de ação de pesquisa, ensino e extensão e fundamentou-se nos meios e recursos disponibilizados pelas unidades de ensino envolvidas e pelo Projeto MDM. A bolsa da CAPES/CNPq e a visita técnica contribuíram para as publicações nacionais e internacionais de artigos, e a participação dos pesquisadores das universidades em congressos relevantes das áreas de Ciência da Computação, Comunicação e Ciência da Informacão, e a formação de pesquisadores e estudantes dentro da parceria internacional.

28

 

APÊNDICE:
TERMO DE COMPROMISSO CAPES/CNPq Obrigações do bolsita:

i) Atender as convocações da CAPES para participação da avaliação de cursos, de candidatos, de acompanhamento de bolsistas e de outras atividades relacionadas com a atuação da CAPES;

ii) Apresentar, até sessenta (60) dias, após o término do estágio: o relatório final, o parecer do (a) orientador (a) sobre o trabalho desenvolvido e a manifestação da coordenação do programa de pós- graduação sobre a atuação do bolsista.

29 

Quem está Online

Temos 41 visitantes e Um membro online

  • medeiros

Palavras-chave

Buscar